Procuro por...

Como Limpar Caixa de Gordura

Aprenda em poucos passos como limpar caixa de gordura de forma que fique totalmente dentro dos padrões de higiene necessários para que ela não vire um criadouro de baratas e outros insetos. São dicas simples mas valiosas que todos que tem uma caixa de gordura em casa deveriam saber. vamos lá.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Lu Corazza
Lu Corazza
Especialista em limpeza e organização

Ótimas dicas de como limpar caixa de gordura de forma eficiente!

A caixa de gordura é considerada um grande problema na grande maioria das casas, e sua limpeza também não é tão simples. Por isso, é importante prestar atenção na hora de aprender como limpar caixa de gordura.

Porém, não basta saber como limpar caixa de gordura. Deve-se também aprender qual a importância de fazer essa limpeza e como fazê-la utilizando produtos caseiros, como garrafa pet e bicarbonato de sódio.

Com tantas opções, pode ficar difícil decidir o que fazer na hora de limpar sua caixa de gordura do jeito certo.

Assim, neste artigo iremos te mostrar como fazer a limpeza da caixa de gordura de modo simples e o porquê de fazer isso!

Importância de limpar a caixa de gordura

Em todas as casas há a caixa de gordura: uma parte do sistema de esgoto que evita a passagem da gordura presente no encanamento para a água, prevenindo a poluição da mesma.

O grande problema é que essa caixa de gordura tende a entupir com o tempo, principalmente com resíduos sólidos. Assim, é essencial fazer a limpeza para conseguir garantir que a caixa não entupa.

Porém, fazer a limpeza da caixa de gordura não é tão fácil, e ter a técnica correta pode te salvar muito tempo e dinheiro (já que você poderia pagar para alguém desentupir para você).

Mesmo assim, existem diversas maneiras de limpar caixa de gordura em casa utilizando ingredientes e materiais também caseiros, o que economiza dinheiro e tempo.

Por isso, vamos ver agora como fazer a limpeza de uma caixa de gordura entupida de modo rápido e simples sem precisar fazer tanto esforço.

Como limpar caixa de gordura entupida

Como já dito, a caixa de gordura fica entupida quando muitos resíduos sólidos entram nela, e isso é um grande problema.

Então, como fazer para limpar a caixa de gordura entupida de modo fácil?

Caso a sua caixa de gordura esteja entupida isso basicamente significa que você precisará retirar esses resíduos sólidos presentes nela. Para fazer isso, existem três opções.

  1. Limpeza manual da caixa de gordura: consiste em retirar manualmente (com as mãos ou outro utensílio) qualquer material sólido presente na caixa e então parar quando restar apenas líquido;
  1. Limpeza química da caixa de gordura: utilizar enzimas que irão diminuir o tamanho das partículas sólidas até que elas desçam pelo cano e sumam;
  1. Limpeza profissional da caixa de gordura: a limpeza profissional é feita por empresas especializadas que limpam caixas de gordura de modo mecânico.

Neste caso, você deve escolher qual a melhor opção para limpar caixa de gordura sem levar tanto tempo e com a garantia de resultados realmente bons.

Apesar dessas opções, existem outras formas caseiras de limpar caixa de gordura sem necessariamente precisar encostar as mãos na sujeira, e é exatamente isso que te ensinaremos agora.

Como limpar caixa de gordura com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos produtos queridinhos do mundo da limpeza, e justamente por isso é possível limpar caixa de gordura utilizando bicarbonato de sódio facilmente.

Para conseguir fazer isso de modo simples, confira o passo a passo e siga-o à risca para que dê certo a limpeza:

  1. Retire toda a água da caixa de gordura, assim como todos os resíduos sólidos presentes;
  2. Jogue um copo de água quente e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio no cano;
  3. Deixe essa mistura agindo por cerca de 20 minutos;
  4. Adicione um copo de vinagre;
  5. Feche o cano com um pano para que ele possa começar a efervescer;
  6. Após efervescer, jogue água fria para que a sujeira desça;
  7. Por fim, jogue limão para que toda a pia fique com um cheiro bom. Esse processo também irá deixar a caixa de gordura mais cheirosa facilmente.

Pronto! Com a utilização do vinagre, da água quente e do bicarbonato você irá garantir um resultado mais potente, além de não precisar gastar dinheiro com ingredientes caros.

Portanto, essa é uma grande forma de fazer limpeza da caixa de gordura sem fazer tanto esforço; basta retirar toda a água presente nela antes de iniciar.

Obs: é importante descartar os resíduos da maneira correta para garantir que eles não irão parar na caixa de gordura novamente após o descarte, já que neste caso o esforço seria em vão.

Neste caso, uma boa ideia é colocar a gordura dentro de uma garrafa pet tampada antes de descartar, assim você garante que o material contido nela não irá parar nas águas e então poluir tudo.

Como limpar caixa de gordura com garrafa pet

A garrafa pet é outro utensílio muito utilizado em processos de limpeza, e é claro que é possível limpar caixa de gordura utilizando garrafa pet também.

Para fazer esse processo, é também importante ter uma luva para proteger as mãos, detergente e água quente.

Além disso, antes de utilizar a garrafa pet é necessário cortá-la ao meio para que seja possível utilizá-la como um balde.

Após isso, siga o passo a passo para limpar caixa de gordura com garrafa pet:

  1. Utilize a garrafa pet e a luva para retirar todos os resíduos presentes na caixa de gordura. Neste caso, a retirada da água também é importante;
  2. Após isso, jogue água quente e detergente pelo cano para conseguir higienizá-lo internamente também. Essa etapa é importante para evitar entupimentos na parte interna dele;
  3. Por fim, jogue água por tudo para tirar qualquer resquício de resíduo que possa ter ficado.

Pronto! Este é um método simples para limpar a caixa de gordura sem sujar as mãos e utilizando os utensílios que você tem em casa.

Obs: é importante utilizar também as luvas, já que a caixa de gordura é muito suja e pode ser uma fonte de parasitas.

5 dicas para limpar caixa de gordura

Além de todos os métodos que já te passamos, confira essas 5 dicas para limpar caixa de gordura facilmente e sem ter dor de cabeça.

  1. Periodicidade: é importante ter uma periodicidade para fazer a limpeza da caixa. Isso porque ela tende a entupir rapidamente, e limpando sempre você evita de ter sujeira acumulada para desentupir depois;
  1. Produtos: é importante se atentar aos produtos que estão sendo utilizados. Não é indicado utilizar produtos que diluam a sujeira, como a soda cáustica. Isso porque a sujeira pode descer pelo cano e endurecer novamente, fazendo com que a caixa entupa de maneira muito mais profunda;
  1. Segurança: não faça misturas inusitadas encontradas por aí. É melhor utilizar ingredientes caseiros que, apesar de menos agressivos, também garantem bons resultados;
  1. Especialistas: caso você já tenha tentado limpar a caixa da água anteriormente e esse processo não tenha dado certo, pode ser sim uma boa ideia contratar especialistas para te auxiliar e garantir que o resultado final será como o esperado;
  2. Bicarbonato de sódio: independente do tipo de limpeza escolhido, sempre vale a pena utilizar bicarbonato de sódio na hora de limpar sua caixa de gordura, já que ele é extremamente potente e também é um ingrediente barato.

Com essas dicas você terá uma facilidade muito maior de higienizar a sua caixa de gordura sem ter grandes problemas.

Junte essas dicas com os métodos apresentados e aproveite a facilidade e economia de limpar sua própria caixa de gordura sem precisar contratar profissionais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro