Procuro por...

Veja Como Limpar a Casa de Maneira Organizada e Produtiva!

Casa limpa e organizada é vida nova! Aprenda dicas de como limpar a casa e deixá-la muito mais organizada e aconchegante.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Como limpar a casa é um assunto que muita gente quer fugir, não é mesmo?

Na verdade, a palavra “faxina” já tem a capacidade de deixar as pessoas exaustas, pois, normalmente, usamos um dia “especial” (como a Faxina de Ano Novo) para colocar a casa abaixo e organizar tudo, de todos os cômodos, de uma vez só.

Escolher um único dia da casa para fazer a limpeza da casa pode ser improdutivo para a maioria das pessoas, já que, depois da correria do dia-a-dia, “sacrificar” um dia de folga para “suar a camisa” na faxina não é a ideia mais convidativa do mundo, certo?

Porém, chegar em casa depois de um dia de trabalho e/ou estudo e poder sentir aquele cheirinho bom de limpeza e não precisar tirar toda a bagunça do sofá, cadeira ou cama para poder descansar é ótimo!

O segredo é “dividir para conquistar”, ou seja, fracionar a limpeza por cômodos e por coisas que devem ser feitas diariamente, semanalmente, quinzenalmente e até anualmente.

Para dar-lhe aquela forcinha na hora de encarar a faxina, reunimos dicas de especialistas em limpeza e, acredite, com elas, você nunca mais vai deixar a sua casa suja ou bagunçada.

O primeiro passo para limpar a casa

Naturalmente, o primeiro passo é decidir por onde começar a limpeza. Este cômodo inicial deve ser limpo até o final antes de passar para o próximo.

Muita gente costuma perder o foco e andar de um cômodo ao outro, limpando um pouquinho aqui e outro pouquinho ali. O problema disso é que ou acabamos esquecendo de finalizar tal cômodo, ou acabamos nos desgastando mais com esse deslocamento.

Primeiramente, limpe a parte de cima, como ar-condicionado, prateleiras, teias de aranha, etc. Com isso, você evita de limpar duas vezes o mesmo lugar por causa da poeira e da sujeira que cair. Só quando terminar, passe para a parte de baixo, deixando o chão por último.

Se você preferir limpar todos os cômodos de uma vez, prefira seguir o sentido do fundo da casa até a porta de entrada.

Rotina anual de limpeza da casa

Uma vez por ano, contrate uma empresa de dedetização. Isso protegerá a sua casa não só daqueles insetos incômodos, como também traças e cupins que acabam com seus móveis e, é claro, aqueles que transmitem doenças (aedes aegypti, por exemplo).

Também é importante checar entupimentos e vazamentos em canos, calhas e telhas, sobretudo antes da época das chuvas.  

Rotina semestral de como limpar a casa

Se você é um acumulador, a limpeza da casa semestral exige um pouco de desapego. Separe tudo o que você não costuma usar como roupas, móveis, sapatos, brinquedos, revistas e jornais velhos, objetos, etc. Uma ideia bacana é aproveitar e doar para quem precisa, dessa forma, você não só mantém a casa organizada como faz uma boa-ação.

A limpeza de ralos e sifões também deve ser feita semestralmente. Além disso, também é importante retirar todas as cortinas da casa e lavá-las.

Tapetes também podem ser lavados uma vez a cada seis meses, entretanto, quem tiver animais de estimação precisam lavar com mais regularidade.

Rotina mensal de limpeza da casa

Lavar roupas e deixá-las limpinhas é ótimo, não é mesmo? Porém, você sabia que como limpar casa também envolve limpar a máquina de lavar? Isso garante que as roupas não ficarão sujas e evita a proliferação de bactérias que são nocivas à saúde.

Na correria do dia-a-dia, nem sempre é possível deixar o guarda-roupa bem organizado. Por isso, mensalmente, tire tudo o que está bagunçado, dobre e organize.

Uma maneira importante de como limpar a casa é jogar fora todos os produtos vencidos, isso inclui alimentos, remédios, artigos de higiene, etc.

Rotina quinzenal de limpeza da casa

Limpe as teias de aranha a cada duas semanas.

Ventiladores e filtros de ar condicionado devem ser limpos quinzenalmente. Você sabia, aliás, que a perda de potência do ar condicionado pode ser causada pela falta de limpeza?

Varra ou aspire os tapetes – lembrando que, se tiver animais de estimação que soltam pelos, esse prazo deve ser ainda mais curto.

Passe um aspirador de pó no sofá.

Lave as janelas da casa.

Rotina semanal de como limpar a casa

Troque a roupa de cama, toalhas (de rosto e de banho), panos de prato e toalhas de mesa.

Lave e passe as roupas uma vez por semana, assim, você economiza água e energia elétrica.

Uma vez por semana, passe um espanador nos móveis para retirar o pó dos móveis. Aproveite para limpar o espelho.

Limpe os eletrodomésticos, fogão e também faça uma limpeza externa de eletroeletrônicos como televisão, notebook e computador de mesa.

Rotina diária de como limpar a casa

Diariamente, arrume a cama e tire um tempo para guardar no lugar tudo o que estiver no caminho.

Nunca deixe a louça acumular de um dia para o outro. Também é importante remover imediatamente alimentos que caíram na superfície do fogão, no chão, etc. Mantenha sempre a pia bem organizada, assim como as bancadas.

Esvazie as lixeiras, sobretudo aquelas que tiverem restos de alimentos que atraiam insetos.

Também é importante abrir regularmente portas e janelas para que possa entrar ar fresco e evitar mal cheiro.

Sempre que possível, varra os cômodos, é uma forma para tornar a questão de como limpar a casa mais fácil e rápida.

Como limpar cada cômodo da casa

O segredo de como limpar a casa é saber que cada cômodo tem suas peculiaridades. Veja como proceder na limpeza de cada um.

Sala

  • Retire as teias de aranha com uma vassoura e limpe o ventilador de teto.
  • Limpe as janelas e o vitrô.
  • Limpe os interruptores e tomadas. Essa parte é muito importante, já que as mãos humanas possuem germes e bactérias e nem sempre as lavamos antes de acender a luz.
  • Tire o pó dos móveis, aproveite para limpar os artigos decorativos.
  • Passe o aspirador de pó no sofá e também no tapete.
  • Passe pano no chão.

Cozinha

  • Faça uma limpeza caprichada nas teias de aranha e nas janelas, para evitar “surpresas desagradáveis” na hora de comer.
  • Limpe os interruptores e tomadas, tomando um cuidado especial se estiverem engordurados.
  • Tire todos os alimentos dos armários e cheque a data de validade, descartando os que venceram. Limpe os armários e organize novamente.
  • Organize a pia, aproveite para lavar a lixeira e demais objetos como porta-detergente.
  • Limpe a geladeira, descartando alimentos que estão estragados.
  • Limpe os demais eletrodomésticos como fogão, micro-ondas, etc.
  • Remova o grosso da poeira com uma vassoura ou com o aspirador de pó.
  • Passe o pano no chão ou, se possível, lave.

Quarto

  • A remoção das teias de aranha e a limpeza do ventilador ou do filtro de ar condicionado são de extrema importância para este cômodo, pois a poeira acumulada acaba causando problemas respiratórios.
  • Limpe os interruptores e tomadas.
  • Tire o pó dos móveis e dos eletroeletrônicos do quarto.
  • Troque as roupas de cama e aspire o travesseiro e o colchão.
  • Varra ou passe um aspirador de pano no tapete e no chão.
  • Passe um pano no chão.

Banheiro

  • Limpe as paredes e janelas.
  • Limpe os interruptores.
  • Lave com cuidado a pia, a privada e o box do banheiro.
  • Limpe os espelhos do banheiro.
  • Lave a escovinha do banheiro, deixando de molho em um balde com água e um produto de limpeza durante uma noite.
  • Lave a lixeira.
  • Lave o chão do banheiro e passe um pano, que deve ser usado apenas para este fim.

Lavanderia e área de limpeza

  • Limpe as paredes e interruptores.
  • Limpe a máquina de lavar.
  • Lave o tanque/tanquinho.
  • Passe um aspirador de pó na taboa de passar.
  • Varra o chão ou passe um aspirador de pó.
  • Passe um pano.

Quintal e área de lazer

Para a limpeza do piso, utilize o produto de sua preferência e esfregue com uma escova de cerdas duras. Se você tiver plantas e precisar regá-las, faça isso antes de lavar o quintal.

Caso o quintal esteja muito sujo ou você tenha animais de estimação, é importante deixar o produto agir por alguns instantes, além de usar um desinfetante.

Após finalizar a limpeza do quintal, tampe e vede os ralos com um produto específico vendido em lojas de construção. Isso evitará baratas e ratos.

Para o jardim, pode ser interessante chamar um jardineiro, para não correr o risco de que uma poda errada mate suas plantas. É importante também tomar cuidado com o uso de produtos químicos, que podem matar as plantas.

Jamais deixe lixo acumulado na área externa da casa. Mesmo que você deixe um espaço para guardar objetos para reciclagem, mantenha organizado e protegido da chuva.

Uma dica para limpar áreas externas é utilizar a água que sobrou da lavagem de roupas e da chuva.

É importante lavar a churrasqueira regularmente, tendo em mente que é um lugar onde tem restos de gordura. Não se esqueça de que há diferenças importantes de como limpar churrasqueira, dependendo do material.

Dicas e cuidados para limpar casa

Você sabia que o sabão em pó pode ser tão corrosivo como a soda cáustica? Isso acontece porque a fórmula alcalina costuma corroer o piso, especialmente se for utilizado frequentemente. Os buraquinhos feitos pelo sabão em pó podem acumular sujeira.

Prefira, portanto, lavar o chão com um detergente neutro, que não vai agredir a superfície do piso.

Não passe um único pano de chão em todos os cômodos, especialmente no banheiro e na cozinha. É importante que você separe panos apenas para estas regiões. Desse modo, as bactérias e demais micro-organismos não serão “distribuídos” pela casa.

Antes de fazer a limpeza, se certifique de que o aspirador de pó – especialmente o bico – está bem limpo, pois os resíduos de sujeira podem acabar causando danos na superfície.

É importante notar que alguns tipos de piso e de objetos têm suas especificidades e, por isso, é importante ter certeza de qual é o tipo e como é a maneira correta de limpar.

Você gostou de nossas dicas de como limpar a casa? Então, prepare aquela playlist com suas músicas favoritas e chame a família para ajudar! Compartilhe este artigo em suas redes sociais e fique ligado/a em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro