Procuro por...

Como Limpar Celular

O telefone celular é um dos objetos mais sujos e contaminados do nosso dia a dia. Saber como limpar o smartphone ou telefone celular da forma correta pode evitar muita dor de cabeça, como a perda de garantia, por exemplo.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Como limpar celular é algo que as pessoas começaram a se preocupar mais por conta da pandemia de Covid-19. Entretanto, você sabia que essa preocupação deveria ser muito, mas muito mais antiga?

Por que a limpeza de celular é importante? Pense: quantas horas por dia você fica com o celular na mão ou, que seja, aquelas “olhadinhas rápidas”? Você é daqueles que fica com o celular quando vai ao banheiro?

Especialmente antes da pandemia, não tínhamos o hábito de lavar as mãos com frequência, certo? Especialmente fora de casa. Com a mão, tocamos em corrimão, maçanetas, dinheiro, etc. E você já pensou em quantos germes e bactérias existem em cada um desses locais? Esses microrganismos são causadores de diversos tipos de infecção, intoxicação, etc., especialmente quando atendemos ligações.

Por isso, além de proteger o celular contra danos causados pela sujeira, como limpar celular é uma questão importantíssima de saúde.

O que fazer antes da limpeza do celular

A primeira – e mais importante – dica de como limpar celular é desligar o aparelho, especialmente se você utilizar algum líquido. Mesmo com aparelho à prova d’água, é melhor evitar, pois não há garantias algum componente seja danificado com a limpeza de celular.

O que usar e o que não usar na limpeza do celular

Como higienizar celular deve ser feito com cuidado, não só em relação a evitar que a água atinja algum componente, mas também porque a limpeza do celular deve ser feita com produtos específicos para que não haja danos ao aparelho.

Use, mas não abuse!

O melhor produto para limpar componentes eletrônicos, inclusive como limpar celular é o álcool isopropílico, que não deixa resíduos e não danifica os componentes internos. Porém, não é só porque é permitido que precisa exagerar, uma borrifada já é o suficiente.

O pano deve estar limpo e seco. Os melhores tipos são de microfibra ou 100% algodão, assim, não deixará fiapos ou danificará a tela do aparelho, que é bem sensível.

Não use!

Não use álcool de limpeza (isso inclui álcool gel, OK?). Também não é recomendado detergente, limpa-vidro (não confunda com “limpa-telas”) convencional, alvejante, removedor, etc.

Você também precisa dar atenção ao pano que vai usar. De preferência, utilize tecidos de microfibra ou 100% algodão, principalmente para não deixar fiapos para trás, além de estar sempre bem limpo e seco (sem restos de outros produtos de limpeza).

Nunca, em hipótese alguma, lave o celular com água! Além de causar um curto, o líquido pode entrar em componentes internos e causar danos.

Não utilize esponjas, papel toalha ou panos mais ásperos, pois podem deixar resquícios ou até mesmo riscar a tela. Também não utilize ar comprimido.

Vinagre também pode causar um problema sério: tirar a camada protetora da tela.

Como limpar celular: tela

Com o celular desligado, umedeça o pano de microfibra ou algodão com um limpa-telas (é melhor do que espirrar diretamente no aparelho). Remova as manchas de sujeira com movimentos circulares e, se preciso, repita a operação. Limpe os cantos da tela com um cotonete levemente umedecido. 

Para garantir que não tenha restado nenhuma marquinha e que todo o líquido desapareça, finalize o processo com um pano seco e macio.

Como limpar celular: contatos, entradas e saídas

Limpe a sujeira das entradas USB, de áudio, microfone e saída de som com um cotonete limpo.

Como limpar a capa do celular

Da mesma forma que como higienizar celular é importante, também é necessário limpar a capa do celular. É necessário tomar um cuidado especial com os cantinhos dos detalhes das capas em relevo, para evitar o acúmulo de sujeira e, é claro, os microrganismos.

A limpeza das capas deve ser feita de acordo com o tipo e cor, veja:

  • Capa de TPU transparente ou de cores claras: devem ser lavadas com esponja e secas ao sol. Caso esteja amarelada, bicarbonato de sódio ou vinagre branco são os suficientes para a limpeza. Enxague bem e deixe secar ao sol.
  • Capas de TPU escuras: lave com água corrente e detergente neutro. Seque com um pano limpo e macio.
  • Capas de couro: limpe com um pano de microfibra umedecido levemente com uma mistura de ½ copo de água e duas gotas de detergente neutro. Hidrate o couro com um creme hidratante, esfregando cuidadosamente.

Como limpar carregador e fone de ouvido

Cabos, como fone de ouvido e carregador de celular acabam sujando constantemente. No caso dos brancos, a coisa fica ainda pior, pois é muito comum que os cabos fiquem amarelados depois de pouco tempo.

Utilize um pano de microfibra ou 100% algodão, umedecido com álcool isopropílico. Uma opção mais acessível é utilizar borracha branca escolar para limpar a sujeira dos cabos: esfregue a borracha cuidadosamente, sem fazer pressão.

Caso a mancha seja de gordura, limpe cuidadosamente com pano umedecido com um desengordurante.

Limpe a membrana do fone de ouvido com uma escova de dentes limpa e seca.

Como limpar o celular e outras medidas contra Covid-19

Com a pandemia de Covid-19, a higiene tornou-se a principal arma para combater o novo vírus. Isso porque o coronavírus é um tipo de vírus que sobrevive durante horas – ou até mais de um dia – em superfícies como portões, corrimãos, dinheiro, etc.

Por isso, é de extrema importância que você faça o processo de como higienizar celular toda vez que voltar para casa. E, é claro, sempre que for ao banheiro, pegar alguma entrega, etc., lave bem as mãos antes de mexer no celular.

É importante evitar de compartilhar seu celular, fones de ouvidos e carregadores com outras pessoas, pois a Covid-19 pode ser assintomática e, por isso, todo cuidado é pouco.

Lembre-se de que, com ou sem pandemia, é importantíssimo saber como limpar celular, não só para manter a vida útil do aparelho, como também para garantir que você não esteja exposto aos diversos microrganismos causadores de doença, inclusive os coliformes fecais, que as são bactérias encontradas no intestino.

O que você achou de nossas dicas? Você sabia que a limpeza de celular era tão importante?

Compartilhe este artigo com sua família e seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro