Procuro por...

Como Limpar Armários de Cozinha

Os armários devem estar sempre limpos e organizados, e para isso listamos uma série de dicas de como limpar armário para deixá-lo com um toque super especial.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Saiba como limpar armários de cozinha de acordo com o material

Com certeza, saber como limpar armários de cozinha é muito importante, já que aí está um item que podemos apostar que você tem em casa, pois é um objeto indispensável para organizar os mantimentos e, é claro, as nossas queridas panelas.

O problema é que a cozinha é um lugar que não apenas corre o risco de juntar poeira, mas também a gordura. Por exemplo: na correria do dia a dia, é muito comum manusearmos o armário com a mão engordurada, ou ainda suja com algum outro alimento. E essa “dobradinha” acaba fazendo com que o móvel se desgaste e, consequentemente, sua vida útil seja comprometida.

Não podemos esquecer, é claro, do vapor. Tudo isso faz com que o armário de cozinha fique manchado ou ainda com aquele terrível amarelado.

Para evitar que isso aconteça, é importante fazer a limpeza de armários de cozinha regularmente, independentemente do material. Esse é, justamente, o segredo para que os armários brancos permaneçam brancos, por exemplo.

Neste artigo, você vai saber como limpar armários de cozinha de diferentes materiais: MDF, fórmica, madeira, aço, com vidro, etc., dando uma atenção especial aos armários brancos, inclusive como ter uma rotina prática de limpeza.

Como organizar uma rotina de limpeza de armários de cozinha

Você é daqueles que faz a limpeza de armários de cozinha apenas nas datas comemorativas, e ainda assim é só onde o “padre passa”? Saiba que isso é um grande erro. A limpeza deve ser feita regularmente, veja:

  • Diariamente, é necessário passar uma flanela umedecida com água e detergente neutro.  
  • Uma vez por semana, faça uma limpeza de armários de cozinha mais caprichada, com os produtos específicos que ensinaremos logo adiante.
  • Quinzenalmente, retire todos os produtos do armário e faça uma limpeza mais caprichada. Caso o seu armário não suje tanto, você pode aumentar o intervalo para até três meses.

Agora, uma dica bônus: em qualquer uma das etapas da rotina de como limpar armários de cozinha, evite utilizar movimentos circulares. O movimento de vai e vem é o mais adequado para prevenir marcas.

Como limpar armários de cozinha brancos

Tome muito cuidado com desengordurantes e multiusos, pois são responsáveis por amarelar o acabamento. Além disso, lustra-móveis também não são recomendados, já que deixam o armário branco com aspecto engordurado.

Limpe com uma solução de água e sabão neutro. O “pulo do gato” para deixar o armário branco como novo é aplicar uma solução com água e leite.

Como limpar armários de cozinha de madeira

Como limpar armários de cozinha depende se o revestimento é pintura, cera ou verniz. A regra geral é: nunca utilize produtos químicos. Também é importante não borrifar líquido direto na madeira, pois pode fazer o armário apodrecer.  

Utilize um pano úmido com água para remover a poeira. Em seguida, finalize com uma flanela seca. É importante não esquecer desse último passo, para evitar mofo.

Caso a sujeira esteja muito difícil de sair, molhe o pano com álcool, mas não se esqueça de finalizar com flanela.

Como limpar armários de cozinha de MDF

O MDF não é resistente à umidade e, dessa forma, encharcar o pano com água ou qualquer outro produto pode apodrecer o material.

Umedeça o pano levemente com água e sabão neutro. Caso o armário esteja mando, limpe utilizando uma solução com álcool e água.

Como limpar armários de cozinha de fórmica

Para a limpeza de armários de cozinha de fórmica, não utilize produtos abrasivos ou gordurosos.

Utilize apenas um pano úmido com detergente neutro. Se a sujeira estiver mais difícil de sair ou houver mancha, pode usar álcool.

Limpeza de armário de cozinha de aço

Os armários de aço são o símbolo de modernidade e sofisticação. Porém, é preciso um cuidado especial para que não fiquem opacos.

Desinfete utilizando um pano umedecido com álcool. Também é possível utilizar uma solução de detergente neutro e água. É importante tomar muito cuidado para não enxarcar.

Finalize passando uma flanela limpa e seca.

Como limpar porta de vidro de armário de cozinha

Como limpar armários de cozinha inclui, é claro, as portas de vidro, já que embaçam com facilidade. A limpeza deve ser feita com o lado macio da esponja, umedecido com um pouco de detergente neutro. Utilize um limpa vidro para a finalização.

Como limpar armários de cozinha engordurados

Faça uma mistura de três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um copo de água morna. Espalhe no local engordurado. Caso a sujeira esteja muito resistente, deixe agir durante 15 minutos.

Esfregue suavemente com o lado macio da esponja, passe um pano úmido com água e finalize com um pano seco.

Outro desengordurante “porreta” é o vinagre. Basta fazer uma mistura de água e vinagre na proporção de quatro para um. Deixe agir durante 10 minutos, passe um pano úmido com água e finalize com um pano seco.

Como limpar armários de cozinha com mofo

O secador de cabelo é um grande aliado para limpar qualquer superfície mofada. Isso porque o mofo se transforma em um pó que é mais fácil de ser retirado. Basta colocar um pano sobre a mancha e direcionar o bico do secador sobre o tecido para não danificar a superfície.

Como limpar gavetas

Utilize um aspirador portátil para remover as sujeiras dos cantos. Caso você não tenha um aspirador, é interessante utilizar uma escova de dentes velha. Depois, passe um pano umedecido com uma mistura de água e detergente neutro. Finalize passando um pano seco.

Limpeza da parte interna do armário

Primeira coisa: retire todas as coisas do móvel. Aproveite para verificar todas as datas de validade, jogando fora os alimentos vencidos.

Em seguida, passe um aspirador de pó para remover todos os resíduos de alimentos. Se não tiver aspirador, é possível limpar com um pano.

Em seguida, passe um pano umedecido com água e detergente neutro. Por fim, seque com uma flanela limpa e seca.

Limpeza dos puxadores

Como limpar armários de cozinha também inclui, é claro, os puxadores, que acumulam poeira, gordura e, é claro, toda sujeira das nossas mãos.

Passe uma mistura de vinagre e água morna, esfregando delicadamente com uma escova de dente.

Você gostou de nosso artigo de como limpar puxadores de armário? Seguindo essas dicas, seus armários não só estarão higienizados, mas também ficarão conservados e com cara de novos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro