Procuro por...

Como Limpar Caixa de Areia

Aprenda como limpar caixa de areia de gato em alguns simples passos e deixar o seu bichano mais contente e limpinho.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Aprenda como limpar caixa de areia e deixe o seu bichano confortável!

Cuidar de um bichano é quase igual cuidar de um filho e como limpar caixa de areia é uma das principais tarefas. É claro ninguém merece uma caixa de areia suja e soltando odores, não é mesmo?

Mas, você sabia que até mesmo o gato se incomoda com uma caixa de areia suja? Afinal de contas, os felinos são muito limpinhos e organizados (tanto que eles mesmos tratam de enterrar as “caquinhas”). E, aliás, ficar com as patinhas sujas é algo que eles simplesmente odeiam.

É muito importante dar um ambiente confortável para que o gato possa fazer as necessidades. Caso contrário, é muito provável que ele comece a fazer isso em outros lugares da casa, especialmente na sua cama.

Por isso, a limpeza da caixa de areia é algo que você não pode deixar de lado. E não é só isso: se você tiver mais de um gato, também é importantíssimo que você tenha uma caixa de areia para cada um deles.

Sem mais delongas, veja como limpar caixa de areia e, é claro, o que você precisa e qual é a regularidade adequada.  

O que você precisa para fazer a limpeza da caixa de areia

A limpeza da caixa de areia superficial, ou seja, no dia a dia, fica muito mais fácil se você tiver os equipamentos adequados. Mas não se preocupe, pois a maioria deles é comercializada na forma de kit, com a própria caixa de areia.

Mas, caso precise comprar, aqui está a lista, inclusive se você quiser/puder gastar um pouquinho mais para ter mais praticidade ainda:

  • Bacia grande: Se você precisar de mais espaço para visualizar os torrões de fezes, pode ser interessante transferir a areia para uma bacia grande. Basta chacoalhar um pouco a bacia e retirar toda a sujeira.
  • Pazinha: Este item é essencial para separar os torrões de fezes e também de urina da areia que ainda está limpa e que pode ficar por mais um tempo.
  • Caixa de areia com peneira: Ela é mais cara do que as caixas de areia convencionais, porém, é muito mais prática. Isso porque basta separar a caixa de areia com a peneira e descartar os dejetos.
  • Sacos higiênicos: São interessantes para se ter mais praticidade na hora de fazer a limpeza profunda, na qual se descarta toda a areia. Antes de colocar a areia limpa, coloque o saco de areia e, na hora de descartar, basta dar um nó e jogar diretamente no lixo.

Com que frequência fazer a limpeza da caixa de areia

A limpeza da caixa de areia superficial é simplesmente remover a urina e as fezes da caixa. Como limpar a caixa de areia superficialmente deve ser feito duas vezes por dia, ou ainda todas as vezes que você ver que a areia está suja.

A frequência de como limpar caixa de areia depende muito do gosto do freguês, ou seja, seu bichinho de estimação.

Por isso, também é muito importante que você conheça a personalidade de seu amiguinho peludo. Isso porque enquanto alguns toleram mais, outros não suportam.

Esses tipos mais exigentes não gostam nem um pouquinho de encontrar a areia suja. E é bem capaz que o gato não vai querer usar a caixa de areia enquanto não estiver limpa, ou ainda, vai defecar e urinar em outro lugar.

Já a limpeza da caixa de areia mais profunda deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Caso não esteja tão suja, ainda é possível limpar a caixa de areia quinzenalmente.

Troca da areia

É claro que é importante limpar descartar os dejetos todos os dias, separando a areia limpa daquela que está suja.

Porém, é necessário fazer uma limpeza regular, trocando a areia completamente. Isso vai depender da qualidade da areia e da sujeira do seu bichano.

Há areias mais sofisticadas, que não precisam ser trocadas com tanta regularidade. Já outras que é importante trocar com mais frequência. Geralmente, a limpeza da caixa de areia juntamente com o descarte da areia deve ser feita semanalmente ou quinzenalmente.

Como limpar caixa de areia superficialmente

A limpeza de caixa de areia superficial deve ser feita com uma pá própria, que geralmente vem juntamente com a própria caixa de areia ou é vendida em pet shops.

Ela é própria para remover a areia suja com os dejetos, e permite que a areia que não foi usada seja reaproveitada.

Como limpar caixa de areia com a pá é muito simples: basta retirar os torrões de dejetos com a pá, sacuda para a areia limpa cair e jogue no lixo. Se você achar que tem pouca areia, é só repor.

Como limpar caixa de areia semanalmente

A limpeza da caixa de areia semanalmente consiste em trocar toda a areia. Veja como:

  1. Jogue toda a areia no lixo, com cuidado para não derrubar nada no chão;
  2. Faça a limpeza da caixa de areia com água e detergente neutro;
  3. Seque bem a caixa de areia antes de colocar areia nova.
  4. Como o gato gosta muito de organização e rotina, vai estranhar muito caso a caixa de areia seja colocada em lugar diferente.

Limpeza da caixa de areia muito suja

Agora, há situações em que a caixa de areia fica tão suja, que apenas a limpeza convencional não dá conta. Quando o bichano está com diarreia ou adoentado, por exemplo, pode ser que as fezes fiquem moles e grudem na caixa, também há casos que a urina tem um cheiro muito forte.

Nesses casos, você pode contar com a força do bicarbonato de sódio:

  1. Jogue toda a areia no lixo;
  2. Coloque água na caixa de areia e, em seguida, acrescente bicarbonato de sódio e detergente neutro;
  3. Deixe de molho por alguns instantes (é importante ter uma caixa de areia reserva);
  4. Lave com o lado macio da esponja;
  5. Seque e coloque areia limpa.

É importante lembrar que o olfato do gato é muito mais sensível do que o do ser humano e, por isso, evite colocar produtos de limpeza que deixem cheiro.

Gostou de nossas dicas de como limpar caixa de areia? Com elas, com certeza o seu bichano ficará muito confortável e se sentirá mais seguro com os seus cuidados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro