Procuro por...

Como Limpar Cordão de Prata

Joias e bijuterias como um cordão de prata podem conter uma infinidade de germes e bactérias se não forem limpos corretamente. Aprenda formas de como limpar cordão ou colar de prata e deixá-lo brilhando.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Aprenda limpar cordão de prata e acabe com a oxidação!

Como limpar cordão de prata é um processo que exige bastante atenção e cuidado, isso porque é normal que a prata acabe escurecendo depois de um tempo, e ficando com o aspecto manchado e envelhecido: é o fenômeno que conhecemos como oxidação.

Mas, como a oxidação acontece? É simples: o ar está cheio de poluição, não é mesmo? De partículas de poeira, areia, etc. Ao mesmo tempo, o ar também é úmido, sobretudo em áreas litorâneas.

Assim como a umidade, o suor também é um grande vilão da prata, pois, além da água, também existem diversos minerais que provocam o escurecimento da joia, especialmente em uma reação química “dobradinha”, entre o suor e os gases presentes no ar.

Dessa forma, a limpeza do cordão de prata é essencial para preservar a durabilidade e a beleza da joia e, além disso, mantê-la com o seu brilho característico. Mas, não se preocupe, pois você não precisa deixar de usar a sua corrente de prata para poupá-la da ação do tempo.

Afinal de contas, como limpar cordão de prata é mais simples do que parece. É possível utilizar produtos específicos, comprados nas joalherias.

Mas, você sabia que é possível fazer a limpeza do cordão de prata com produtos caseiros? Essa é uma forma muito segura de se fazer a limpeza da corrente de prata, já que mesmo os produtos específicos, caso não sejam utilizados de acordo com as orientações do fabricante, podem acabar danificando as joias.

Naturalmente, a maior vantagem de como limpar cordão de prata com ingredientes caseiros é que eles são muito acessíveis, sendo que a maioria deles, você já tem em casa. Em segundo lugar, são ingredientes muito eficazes na limpeza e, por isso, garantirão que a sua prata fique bonita e brilhante, como se você tivesse acabado de comprar na loja.

Como limpar cordão de prata com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio está ganhando cada vez mais espaço entre os adeptos dos ingredientes caseiros para fazer limpeza. É claro que, quando o assunto é como limpar prata – assim como outros tipos de joias – o bicarbonato de sódio também marca presença.

Confira um passo a passo bem simples de como limpar corrente de prata, utilizando apenas 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 200 ml de água e uma panela:

  1. Em uma panela, coloque seus cordões de prata;
  2. Acrescente 200ml de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  3. Ligue o fogo e deixe levantar fervura;
  4. Ferveu? Apague o fogo e deixe as correntes de prata de molho;
  5. Quando a água estiver morna – o suficiente para não queimar a mão, é claro -, retire as joias da panela. Não espere mais do que isso, pensando que assim a limpeza ficará mais eficaz, isso porque o excesso de tempo pode fazer com que a prata seja corroída e o brilho natural seja perdido;
  6. Enxágue os cordões de prata com água corrente;
  7. Como limpar cordão de prata deve ser finalizado utilizando uma flanela ou um paninho macio e que não solte fiapos: esfregue o paninho na corrente de prata para poder fazer um belo polimento, o que garante que a joia fique ainda mais brilhante e bonita.

Como limpar corrente de prata com pasta de dente

A limpeza de corrente de prata também pode ser realizada com pasta de dente. Mas, fique atento: para evitar manchas, você pode utilizar apenas as pastas que sejam inteiramente brancas, nada daquelas com listras coloridas, ok? Elas podem causar algumas manchas desnecessárias.

O passo a passo é muito simples você vai precisar apenas de um creme dental branco e um pano de algodão limpo e seco.

  1. Coloque uma pequena quantidade de pasta de dente branca no pano;
  2. Faça a limpeza de corrente de prata, esfregando com delicadeza. Esse movimento também vai fazer o polimento da prata;
  3. Após a limpeza do cordão de prata, você deve enxaguar com água morna;
  4. Seque com uma flanela limpa e seca.

Como limpar cordão de prata com papel alumínio

Você já usou papel alumínio para limpar alguma coisa? Saiba que é uma boa opção de como limpar cordão de prata. O material garante não apenas a limpeza, como também o clareamento e o brilho de sua joia.

Além do papel alumínio, você vai precisar de 3 colheres de sopa de sal, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1 litro de água e uma panela. Confira o passo a passo:

  1. Em uma panela, coloque as suas correntes de prata;
  2. Cubra as joias com bicarbonato de sódio e com o sal;
  3. Rasgue alguns pedaços de papel alumínio, amasse e coloque na panela;
  4. Ferva água em uma caneca ou chaleira e acrescente água até que tudo esteja coberto;
  5. Deixe a mistura agir por alguns minutos;
  6. Retire os cordões de prata da panela e enxágue bem com água corrente;
  7. Segue com uma flanela ou um pano macio.

Como limpar cordão de prata com sabão de coco

O sabão de coco é muito tradicional na limpeza e nunca duvide de seu poder de clarear corrente de prata. É um passo a passo muito simples, com água, sabão de coco e uma panela com água quente. Confira o passo a passo:

  1. Em uma panela, coloque raspas de sabão de coco e água;
  2. Leve a panela ao fogo para esquentar;
  3. Antes da água levantar fervura, desligue o fogo;
  4. Coloque os cordões de prata na panela, deixando a mistura agir durante 15 minutos;
  5. Retire as correntes de prata do fogo e enxágue com água corrente;
  6. Após a limpeza de cordão de prata, seque com uma flanela limpa e seca.

Como limpar corrente de prata com sal

O sal é, sem dúvida alguma, um dos produtos que mais é utilizado na casa de pessoas de todo o mundo. Por isso, é o campeão em acessibilidade. E não é só isso: também é o grande campeão em como limpar cordão de prata, removendo as manchas escuras de oxidação e fazendo com que as correntes de prata clareiem naturalmente.

Isso porque o sal é naturalmente abrasivo. O passo a passo desta limpeza de cordão de prata é muito simples e precisa apenas de uma panela, sal e água quente:

  1. Ferva 200 ml água com uma colher de sopa de sal;
  2. Coloque os cordões de prata na mistura;
  3. Deixe agir durante alguns minutos;
  4. Lave com água corrente;
  5. Seque bem com uma flanela limpa e seca.

Como limpar cordão de prata com casca de banana

Além de ser uma fruta excelente e rica em potássio, a banana – ou melhor, a casca da banana – também é excelente em como limpar cordão de prata. Aliás, não apenas limpar, mas também polir.

  1. Esfregue a parte interna na casca de banana nas correntes de prata;
  2. Finalize com uma flanela limpa e seca.

Limpeza do cordão de prata com vinagre branco

O vinagre branco é muito conhecido como grande aliado da limpeza. E não seria diferente: como limpar cordão de prata com vinagre branco é muito simples e o resultado é uma corrente de prata limpa, clarinha e brilhante. Confira o passo a passo:

  1. Em uma panela, esquente 500 ml de água;
  2. Misture uma colher de sopa de detergente neutro e três colheres de sopa de vinagre branco;
  3. Umedeça um pano de algodão ou uma flanela na mistura e faça a limpeza da corrente de prata;
  4. Enxágue os cordões finalize a limpeza dos cordões de prata com um pano limpo e macio.

Limpeza de cordão de prata com cerveja ou coca-cola

Você sabia que algumas bebidas muito populares também podem ser excelentes opções de como limpar cordão de prata: cerveja e coca-cola (ou qualquer outro refrigerante de cola). Isso porque os componentes químicos desses produtos desgastam com facilidade as camadas escuras da joia de prata oxidada.

  1. Coloque as correntes de prata em um copo;
  2. Acrescente a cerveja ou refrigerante de cola;
  3. Deixe agir por alguns minutos;
  4. Retire os cordões de prata do copo;
  5. Se necessário, complete com alguma outra dica de limpeza.

Limpeza de cordão de prata com amido de milho

Outro ingrediente muito utilizado na gastronomia, e que está ganhando espaço na limpeza. O passo a passo é muito semelhante a como limpar cordão de prata com pasta de dente, confira:

  1. Faça uma mistura de amido de milho e o suficiente de água para fazer uma pasta;
  2. Aplique a mistura sobre as correntes de prata;
  3. Deixe a mistura agir até secar;
  4. Remova cuidadosamente com uma toalha.

Limpeza de corrente de prata com ketchup

A corrente de prata está manchada por conta da oxidação? Então, o ketchup pode ser uma excelente opção para fazer a limpeza do cordão de prata e também o polimento.

  1. Aplique um pouco de ketchup em um papel toalha ou pano de limpeza descartável;
  2. Esfregue cuidadosamente sobre as partes sujas do cordão de prata;
  3. Deixe o condimento agir durante 15 minutos;
  4. Esfregue os cordões de prata com um pano macio;
  5. Enxágue com água corrente;
  6. Seque com uma flanela limpa e seca.

Você gostou de nossas dicas de como limpar cordão de prata? Com elas, certamente as suas joias estarão sempre limpas e brilhantes. Não se esqueça de que a conservação também é importante: guarde-as sempre em um local limpo e coloque alguns pedaços de giz para “sugar” a umidade.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro