Procuro por...

Como Limpar Dentadura

Se você usa dentadura o ideal é mantê-la super limpa para que se evite mau hálito ou até mesmo algumas doenças da boca. Aprenda como limpar dentadura da forma correta neste artigo super completo.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Saiba como limpar dentadura para prevenir a proliferação de bactérias!

Como limpar dentadura é um assunto muito importante, afinal de contas, esta é um item imprescindível para quem acabou perdendo os dentes, especialmente antigamente quando os tratamentos dentários se limitavam à remoção dos dentes.

Com a prótese dentária, é possível sorrir, dar risada, se alimentar melhor, etc. É claro, se tiver uma fita adesiva de qualidade.

Porém, a falta de cuidado com a limpeza da dentadura pode causar diversos problemas, não só com a durabilidade do material, mas também com a saúde bucal propriamente dita.

Não podemos esquecer de que a boca é um espaço propenso aos fungos e bactérias, já que é úmido e escuro. Além disso, os restos de alimento são grandes responsáveis pelo mau hálito.

Por isso, como limpar dentadura é tão importante como escovar os dentes. Aliás, sem limpar a dentadura direito, a pessoa está sujeita contrair doenças como cáries e gengivites.

É claro que conversar com o dentista sobre como limpar prótese dentária é importante, porém, separamos algumas dicas de como fazer essa limpeza.

O que usar para fazer a limpeza da dentadura

É claro que nos vem à mente a escova de dentes como uma boa opção de como limpar prótese dentária. Porém, você sabia que existe uma escova específica, que pode ser adquirida na farmácia?

Como essas escovas para limpeza da dentadura são maiores que as convencionais, além de terem cabo anatômico e as cerdas são arredondadas, limpam com mais facilidade. Além disso, ela possui dois lados diferentes: um, com menos cerdas, para limpar o interior da dentadura, e o outro para o lado de fora.

Dessa forma, será possível remover as bactérias que prejudicam a saúde bucal, sem remover as resinas.  

Como limpar dentadura com pasta de dentes

É muito importante que a pasta de dente não seja abrasiva, pois acaba desgastando a resina, com isso, acaba retendo alimentos e, por isso, incentivando a proliferação de bactérias.  

Prefira escovar com escova de dente apenas quando você encontrar alguma mancha. O passo a passo é muito simples:

  1. Coloque a dentadura de molho na água fria por alguns minutos;
  2. Aplique um pouco de pasta de dente em uma escova de cerdas macias;
  3. Escove a prótese dentária com delicadeza;
  4. Enxágue abundantemente.

Remoção de manchas com bicarbonato de sódio

Agora, quando o assunto é remover as manchas, o bicarbonato de sódio é um grande aliado na limpeza da prótese dentária. Porém, deve ser feita por, no máximo, 3 vezes durante a semana, pois pode desgastar a resina. Veja o passo a passo:

  1. Faça a limpeza da dentadura;
  2. Coloque 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água fria;
  3. Deixe agir durante 30 minutos;
  4. Enxágue abundantemente;
  5. Seque cuidadosamente.

Limpeza da prótese dentária com vinagre

O vinagre é outra ótima opção de como limpar dentadura completa com produtos caseiros, pois é tão eficaz quanto os limpadores de prótese dentária vendidos na farmácia. O ácido acético, presente no vinagre, combate o tártaro, um dos principais problemas que afetam a saúde bucal.

Porém é importante tomar alguns cuidados: use apenas vinagre branco destilado, evitando outras variedades como cidra de maçã, vinho tinto, etc. A limpeza da dentadura com vinagre é muito simples:

  1. Durante a noite, deixe a dentadura de molho em uma mistura de partes iguais de água e vinagre (apenas o suficiente para cobrir a dentadura). O vinagre vai amolecer os resíduos de alimentos e bactérias;
  2. Com a escova para prótese dentária, escove a dentadura com delicadeza. Lembre-se de que a escova deve estar bem umedecida;
  3. Enxágue a prótese dentária abundantemente, até que o cheiro do vinagre desapareça.
  4. Caso as manchas persistirem, faça o processo por mais noites, até que as manchas sejam removidas.

Como limpar dentadura com pastilha

Se você tem receio de utilizar produtos caseiros, as tradicionais pastilhas efervescentes são específicas para próteses dentárias.

Como é preciso deixar a pastilha agir de 6 a 8 horas, é interessante deixar a dentadura na solução durante o sono. De manhã, basta enxaguar a dentadura, secar e está pronta para usar!

Como limpar dentadura com água sanitária

Uma vez por semana, é importante fazer a limpeza da prótese dentária com uma mistura de água sanitária e água, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Em seguida, escove com a escova para dentadura.

Você gostou de nosso artigo de como limpar dentadura? Seguindo estas dicas, você poderá ter um sorriso lindo e, o mais importante: sua saúde bucal em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro