Procuro por...

O Guia Definitivo de Como Limpar Fogão

Fogão limpo é vida! Afinal, quem gosta de pilotar um fogão todo cheio de gordura e sujo? Aprenda dicas de como limpar fogão de forma prática e rápida com nosso guia completo.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Neste artigo, você vai aprender como limpar fogão de maneira prática e sem esforço!

Como limpar fogão é das perguntas mais importantes de quem é apaixonado pela gastronomia. Aliás, hoje em dia, o fogão não é apenas um objeto para cozinhar: com modelos cada vez mais bonitos e sofisticados, o fogão passou a ser parte da decoração, que é capaz de dar personalidade ao cômodo, passando sofisticação, modernidade, etc.

Acontece que, quando cozinhamos, “acidentes” costumam acontecer: o leite transbordar, o óleo respingar e cair no fogão, o bolo crescer de mais e vazar no forno, etc. Enfim, há muitas coisas – que nem sempre podem ser evitadas com tanta facilidade – que podem sujar o fogão.

Agora, é importante que você tenha em mente de que, quanto mais o fogão acumula sujeira, mais difícil será para limpar. Sem contar que o fogão acaba causando poluição visual, passando a impressão de desleixo, abandono, etc.

Por isso, é importante que a limpeza do fogão seja feita com regularidade, de preferência diariamente. Dessa forma, você vai conseguir limpar em poucos minutos. Você pode pensar que é desnecessário e bem cansativo, mas a ideia é, realmente, otimizar tempo. Sem contar que você não precisará fazer mais esforço.

Sem mais delongas, veja as dicas de especialistas de como limpar fogão, desde uma limpeza mais básica até a mais profunda, inclusive todas as partes desse eletrodoméstico tão necessário.

O que usar na limpeza do fogão

Antes de saber o que usar, é importante saber a maneira errada de como limpar fogão. Nunca, em hipótese alguma, limpe o fogão com lixas, que podem riscar e até mesmo arranhar o eletrodoméstico. Lembrando que certos danos são irreversíveis.

A limpeza do fogão pode ser feita com produtos comprados no supermercado, tais como desengordurante e detergente. Não se esqueça de uma esponja.

Preferencialmente, compre produtos que sejam adequados para o tipo de fogão, como desengordurantes.

Em vez de utilizar papel toalha, você pode utilizar o pano de limpeza reutilizável, que diminui o volume de papel jogado no lixo.

Os panos devem ser macios, preferencialmente de microfibra. Nunca utilize panos que soltem fiapos, pois podem prejudicar o funcionamento do fogão.

Só utilize palha de aço em casos extremos, em que há muita sujeira. Porém, não use do lado de fora, pois pode arranhar a superfície do fogão.

Como limpar fogão por dentro

O primeiro passo de como limpar fogão por fora, você precisa fazer uma boa limpeza por dentro. Porém, é muito importante fazer a limpeza com o forno desligado. Se você acabou de usar, espere esfriar para evitar queimaduras. Também é importante tirar o fogão da tomada para evitar choques elétricos. Confira o passo a passo:

  1. Remova qualquer resquício de comida que tenha caído no forno. Mas não raspe com muita força, pois pode acabar arranhando.
  2. Lave com detergente, utilizando a parte mais macia da esponja. Caso esteja muito sujo;
  3. Você pode ainda utilizar uma mistura feita com vinagre e bicarbonato de sódio. Coloque a mistura em um borrifador e deixe a mistura agir por alguns minutos antes de remover com a esponja.

Há, ainda, o forno autolimpante, que, como o nome já diz, a limpeza do fogão por dentro é automática. Esse forno possui um revestimento microporoso de alta tecnologia.

Esse revestimento faz com que a gordura que respinga nas paredes do forno se desintegre, através de uma reação química que é ativada pela alta temperatura do forno.

Como limpar a porta de vidro

Remova a sujeira com vinagre ou detergente neutro. Se precisar, deixe agir por alguns minutos antes de esfregar cuidadosamente com uma esponja de cozinha.

Finalize a limpeza do forno e da porta de vidro passando um pano úmido. Por fim, seque com um pano de prato limpo, seco e macio.

Você ainda pode contar com o limpa vidro, que é um produto específico e ainda a deixará transparente e brilhante.

Como limpar grade do fogão

A grade do fogão está sempre em contato com a comida e, se você não tiver o costume de limpá-la, pode ser um esforço bem grande, por conta de tanta sujeira acumulada.

Mas, não se preocupe, seguindo nossas dicas, você vai poder deixar a grade do seu fogão limpa com praticidade, mesmo que tenha uma crosta de gordura acumulada.  

Como limpar grade do fogão engordurada

É claro que, para não encontrar a grade imunda, você deve construir o hábito de limpar com regularidade, usando o seguinte passo a passo:

  1. Aplique o desengordurante logo depois que você utilizou o forno. Ainda é possível mergulhar a grade em uma bacia com desengordurante;
  2. Retire o excesso de produto com o lado macio da esponja.

Como limpar grade do fogão com amônia

Deixou a sujeira e a gordura acumular? Então, você vai precisar de uma limpeza mais pesada, com a ajuda da amônia, de uma palha de aço e de um saco plástico grosso, que deve ser grande o suficiente para que você possa colocar a grade e lacrar bem.

  1. Coloque a grade dentro do saco plástico;
  2. Coloque o fraco de amônia no saco, feche bem;
  3. Com o saco bem fechado, agite o saco para garantir que toda a grade entrou em contato com o produto;
  4. Deixe o produto agir por, aproximadamente, quatro horas.
  5. De tempos em tempos, agite o saco para potencializar ainda mais a limpeza;
  6. Retire a grade do saco;
  7. Limpe a grade com uma palha de aço.

É importante tomar certos cuidados ao fazer a limpeza da grade usando a amônia. Como o cheiro é muito forte, é importante utilizar uma máscara e, se possível, óculos de proteção. Ou, pelo menos, evite deixar o rosto muito perto do produto para evitar arder a garganta e os olhos. Além disso, utilize luvas para proteger suas mãos.

Como limpar as peças do fogão

As grelhas e os queimadores do fogão também merecem um cuidado especial em como limpar fogão. Veja o passo a passo:

  1. Em um recipiente que caiba todos os objetos, faça uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e água morna;
  2. Deixe as grelhas e os queimadores de molho por alguns minutos;
  3. Esfregue delicadamente com o lado macio da esponja;
  4. Retire o excesso enxaguando com água corrente ou com um pano úmido;
  5. Finalize com um pano macio.

Como limpar boca do fogão

Limpar a boca do fogão é muito importante, pois restos de comida e a gordura podem queimar e formar uma crosta muito difícil de sair. Mas, não se preocupe, pois há uma maneira muito prática de fazer uma limpeza leve para o dia a dia e também uma limpeza mais profunda.

Limpeza leve

Para uma limpeza leve da boca do fogão, você pode utilizar apenas uma esponja macia e detergente.

  1. Retire os restos de alimento, desentupindo com um palito de dente;
  2. Lave a parte desmontável das bocas com detergente.

Limpeza profunda

Caso a limpeza mais leve não dê certo, então você precisará de outros produtos que potencializem ainda mais a limpeza, sobretudo se a boca do fogão estiver manchada.

  1. Esfregue a parte de metal da boca do fogão com a palha de aço;
  2. Faça uma mistura de vinagre e água (você ainda pode ferver a mistura, para potencializar ainda mais como limpar fogão);
  3. Esfregue novamente com a palha de aço, e finalize com um pano macio.

Ainda falando sobre a limpeza profunda, você ainda pode utilizar os seguintes produtos (escolhendo dois ou três ingredientes):

  • Água;
  • Vinagre;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Detergente;
  • Saponáceo em pó.

Para esta limpeza, basta seguir o passo a passo:

  1. Coloque as bocas do fogão em um recipiente que possa ser levado ao fogo junto com água e mais um ou dois ingredientes;
  2. Deixe as bocas do fogão esfriarem;
  3. Esfregue com uma palha de aço. Caso a boca de fogão seja esmaltada, esfregue com uma esponja macia e seca;

Como limpar fogão de inox

O fogão inox é símbolo da modernidade e da sofisticação, além de ter uma durabilidade muito maior do que os outros materiais. A questão é que o inox precisa de alguns cuidados especiais, pois pode acabar causando arranhões, que acabam com a estética do eletrodoméstico. Saiba como limpar de maneira correta:

  1. Retire os restos de comida com um pano úmido;
  2. Aplique um desengordurante utilizando o lado macio da esponja para esfregar;
  3. Retire o sabão com um pano úmido;
  4. Finalize a limpeza com um com um pano seco, que não solte fiapos. Se quiser, ainda pode utilizar um pano de limpeza reutilizável.

Essa dica de limpeza básica também serve para outros fogões, como o branco.

Como limpar fogão queimado

As manchas de queimado são um pesadelo, não é mesmo? Mas como limpar fogão queimado não é tão difícil como parece, basta utilizar ingredientes caseiros como sal, bicarbonato de sódio e vinagre. Confira:

  1. Misture 2 colheres de sopa de sal, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 10 colheres de sopa de vinagre, 200 ml de água;
  2. Aplique a mistura sobre a parte queimada do fogão utilizando um pano macio;
  3. Seque com um pano limpo e macio.

Como limpar fogão enferrujado

Ninguém merece um fogão manchado de ferrugem, não é mesmo? Mas, não se preocupe, pois não é tão difícil aprender como limpar fogão enferrujado, confira:

  1. Faça uma mistura de bicarbonato de sódio e água, até fazer uma pasta;
  2. Aplique a mistura sobre as manchas de ferrugem e deixe agir por alguns minutos;
  3. Esfregue utilizando o lado macio de uma esponja de cozinha ou uma escova de dentes de cerdas macias, para evitar arranhar nada durante a limpeza do fogão;

Ainda é possível fazer a limpeza do fogão enferrujado com vinagre branco. Este produto caseiro, muito conhecido para limpeza, é uma ótima opção se a ferrugem está difícil de sair: basta aplicar vinagre na área enferrujada de um dia para o outro. Em seguida, esfregue com um pano limpo e seco.

Se, ainda assim, você não conseguir fazer a limpeza do fogão enferrujado, pode ser hora de trocar o eletrodoméstico, pois a ferrugem pode causar problemas de saúde.  

Como limpar fogão engordurado

A gordura é, com certeza, um dos maiores desafios, pois é praticamente impossível fazer com que não espirre gordura, especialmente quando fazemos batata frita, fritamos bife à milanesa, etc. Além disso, o calor do fogão piora ainda mais a situação, pois faz com que a gordura endureça, formando uma crosta.

Mas, não se preocupe, pois como limpar fogão engordurado é bem fácil:

Manchas de gordura mais leves podem ser removidas com vinagre. Basta aplicar uma pequena quantidade de vinagre e deixar agir por meia hora.

Agora, se a sujeira estiver muito difícil de sair, algo que acontece quando há várias camadas de gordura, você pode aplicar uma mistura de detergente neutro e vinagre. Deixe agir por meia hora, para que a mistura amoleça a sujeira. Esfregue com o lado macio da esponja.

Limpeza da tampa de vidro do fogão

A tampa de vidro também é um passo muito importante de como limpar fogão.

Para uma limpeza mais básica

  1.  Esfregue delicadamente a tampa de vidro, usando uma esponja com detergente neutro;
  2. Retire o excesso com um pano macio, umedecido com água;
  3. Seque com um pano macio e seco.

Para uma limpeza mais profunda, utilize um desengordurante. É importante não aumentar a força ou usar produtos abrasivos, pois, além de arranhar a superfície da tampa de vidro, fazem com que ela perca o brilho e sua transparência.

Como finalizar a limpeza do fogão

Como limpar fogão também envolve, é claro, como finalizar a limpeza do fogão. É muito simples: Sempre seque o fogão após fazer a limpeza, e isso inclui as bocas do fogão, a grade, etc.

Muito mais do que uma atitude que mantém a beleza do eletrodoméstico, secar o fogão impede que a umidade acaba prejudicando o funcionamento adequado do fogão.

Você gostou de nossa dica de como limpar fogão? Seguindo-as, você terá o seu fogão limpo e funcionando perfeitamente bem. Não se esqueça de fazer limpezas regulares, especialmente antes de usar o forno, já que o calor endurece a gordura acumulada.

O acúmulo de sujeira, além de dificultar a limpeza do fogão, também faz com que precisemos fazer mais esforço e, consequentemente, o risco de arranhar a superfície do fogão é maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro