Procuro por...

Como Limpar Jaqueta de Couro

A jaqueta de couro é um item que pagamos caro e esperamos que dure por anos, não é mesmo? Para que isso seja possível, temos que limpá-la e conservá-la da forma correta.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Aprenda como limpar jaqueta de couro, hidratar e como guardar da maneira certa!

Como limpar jaqueta de couro sem estragar é uma pergunta muito necessária, já que este é um tecido feito de pele e, como tal, é um organismo vivo. Você sabia, aliás, que as primeiras jaquetas de couro foram fabricadas com pele de ovelha marrom?

Mas, hoje em dia, é claro que existem outros tipos de jaquetas, feitos com couro sintético (feito a partir de produtos químicos) e até mesmo o ecológico (feito a partir da seringueira).

A jaqueta de couro era, inicialmente, parte do vestuário militar, mas que ganhou espaço entre os motoqueiros, roqueiros e atores do cinema. Desde então, a jaqueta se tornou uma peça que fica bem para todas as ocasiões, além de ser atemporal.

Com certeza, apesar de ser um vestuário conhecido pela sua resistência, a limpeza da jaqueta de couro deve ser feita com muito cuidado, pois há diversos cuidados específicos para manter a durabilidade dessa peça, que fica bem em todas as ocasiões.

Fazendo os procedimentos de como limpar a jaqueta de couro da maneira correta, você terá essa peça pelo resto da vida. Do contrário, pode acabar sendo danificada, perdendo a cor, o brilho ou ainda ficando com um cheiro ruim.

Caso você precise de uma limpeza profunda e completa, a melhor coisa a se fazer é levar para uma equipe especializada.

Aliás, essa dica de fazer a limpeza da jaqueta de couro deve ser feita uma vez por semana, especialmente por deixarmos essa peça de roupa por muito tempo no guarda-roupa.

Como limpar jaqueta de couro legítimo

Como limpar jaqueta de couro legítimo é um processo muito delicado, visto que estamos lidando com nada menos do que uma pele. Por isso, nada de lavar, OK?

  1. Começaremos removendo a poeira e a sujeira que se acumulou depois de ficar tanto tempo guardada:
  2. Umedeça um pano macio com um pouco de água (pouco, pois água demais apodrece o tecido);
  3. Passe sobre a jaqueta de couro com cuidado.
  4. Utilize uma escova de dente macia para limpar os detalhes de alto relevo na peça.
  • Agora, hora de limpar o interior da jaqueta de couro legítimo:
  • Vire a jaqueta do avesso;
  • Estenda um tecido limpo sobre uma superfície plana, como uma mesa;
  • Vire a jaqueta do avesso e coloque sobre o tecido;
  • Umedeça um pano macio com uma mistura de água e sabão neutro ou específico para como limpar couro;
  • Passe o pano cuidadosamente sobre a jaqueta;
  • Borrife uma pequena quantidade de condicionador de couro sobre o tecido, para aumentar a maciez e o brilho.
  • Pendure a jaqueta em um cabide e coloque-a para secar em um lugar seco e arejado, sem expor a jaqueta ao sol.

Como limpar jaqueta de couro sintético

Em primeiro lugar, é preciso saber se o couro é sintético ou legítimo. A maneira de descobrir é simples: o couro sintético é mais macio e liso, enquanto o couro legítimo é mais áspero.

O couro sintético tem menos durabilidade que o couro legítimo, e acaba desgastando ao longo do tempo, enquanto o couro legítimo acaba desgastando levemente, mas nada que comprometa o uso.

Por conta dessas diferenças, é possível fazer a limpeza da jaqueta de couro sintético na máquina de lavar. Porém, é importante que a lavagem seja leve. Contudo, ainda há risco de desgastar, especialmente se houver várias lavagens e, por isso, é importante lavar à mão.

  • Faça uma mistura de água e sabão neutro;
  • Aplique utilizando um pano umedecido;
  • Leve a peça para secar à sombra, em um lugar arejado.

Como limpar jaqueta de couro ecológico

Apesar de ainda ser uma novidade, o couro ecológico não é tão difícil de se entender. Ele é feito a partir de couro de animais, mas não possui o uso do cromo, que é um metal pesado e muito tóxico. A pigmentação e o acabamento do couro são feitos a partir de vegetais, tais como taninos, seringueira, etc.

Além disso, o couro ecológico também utiliza menos água em sua fabricação e, consequentemente, não demora tanto para se decompor e, assim, não agride o meio ambiente.

Como o couro ecológico é muito frágil, não pode lavar à máquina em hipótese alguma. O couro pode se descascar ou até quebrar. Além disso, o couro ecológico também não deve ficar exposto ao calor muito forte, pois pode acabar danificando a peça, além de deixá-la deformada. Confira o passo a passo:

  1. Como limpar jaqueta de couro ecológico deve ser feito com um pano levemente umedecido com água;
  2. Utilize um pano limpo e seco para secar. Não espere, pois a umidade pode ser muito prejudicial;
  3. Limpe a parte externa com um pano macio.
  4. Para a parte interna, faça uma mistura com 50ml de vinagre e 500ml de água. Umedeça um pano limpo e macio com essa solução e passe na peça com muito cuidado;
  5. Coloque a jaqueta de couro em um cabide e coloque para secar na sombra, em um lugar arejado e sem a incidência de sol.

Tomou chuva vestindo uma jaqueta de couro ecológico? Não se preocupe, pois você pode resolver o problema: Retire o excesso de água com um pano limpo, seco e macio. Em seguida, deixe secando à sombra, em um lugar fresco e arejado.

Passe um silicone líquido para proteger o couro ecológico, e ainda aumentar a sua durabilidade.

Como remover mancha da jaqueta de couro

Sua jaqueta manchou? Então, é importante fazer a limpeza da jaqueta de couro assim que manchou. Isso porque o couro absorve manchas como gordura, café, vinho tinto, extrato de tomate, etc. Com isso, a mancha fica impregnada, o que torna mais difícil e demorado para limpar.

Basta umedecer um pano macio com um pouquinho de água e passe com cuidado por toda a superfície da jaqueta de couro.

Utilize uma solução de água e sabão neutro de glicerina ou coco (ou ainda um sabão específico para couro). Umedeça um pano com essa solução e aplique com delicadeza sobre a jaqueta. Seque com um pano macio e limpo. Por fim, deixe secar no cabide, em um local seco e arejado.

Se a mancha for muito difícil de remover, leve para uma lavanderia especializada, pois os profissionais sabem como limpar jaqueta de couro sem danificar o tecido. Pode ser que a limpeza não seja tão acessível, porém, é melhor do que causar um dano irreversível ao arranhar o tecido, não é mesmo?

Outra opção de como limpar jaqueta de couro manchada é utilizar um algodão embebido com um pouco de álcool. Esfregue com muita delicadeza.

Nunca, em hipótese alguma, utilize acetona ou amoníaco como opção de como limpar jaqueta de couro.

Lavar ou não lavar a jaqueta?

Sua jaqueta está muito suja e você quer saber se como limpar jaqueta de couro envolve lavar? É possível fazer um teste bem simples para saber se pode, ou não, lavar.

Basta colocar um pouco de água sobre uma parte pequena da jaqueta e observar o que acontece:

  • O couro absorveu a água? Então, não lave. Faça a limpeza da jaqueta de couro apenas com um pano levemente umedecido com água.
  • O couro não absorveu a água? Você pode lavar! Porém, ainda assim é importante que não pressione.

Nos casos em que não se pode lavar a jaqueta de couro com água, ainda é possível investir em lavagem à seco.

Limpeza da jaqueta de couro mofada

Uma das perguntas mais importantes quando o assunto é como limpar jaqueta de couro é a limpeza do mofo. Isso porque é muito comum que as roupas de frio que ficam muito tempo guardadas acabem ficando com manchas de mofo.

Mas, não se preocupe, pois há métodos eficazes e que utilizam produtos caseiros. Porém, antes de mais nada, recomendamos fazer a “prova do toque”, ou seja, aplicar um pouco do produto em questão na jaqueta e veja como o tecido se comporta. Veja:

  • Vinagre branco, de maçã ou de alho: Espalhe o produto na jaqueta de couro;
  • Álcool: Faça uma mistura de um pouco de álcool e água. Espalhe sobre o tecido mofado;
  • Sabão líquido: Se a mancha de mofo for muito forte, aplique algumas gotas do sabão na área mofada e, em seguida, acrescente um pouquinho de água. Esfregue delicadamente utilizando um pano macio.

Deixe a umidade evaporar por completo, para que o mofo realmente seja removido. Após fazer a limpeza da jaqueta de couro, coloque-a para secar em um ambiente arejado.

Como hidratar jaqueta de couro

Além de como limpar jaqueta de couro, é muito importante saber como hidratar a jaqueta. Isso porque o tempo que a jaqueta é guardada no armário acaba provocando o ressecamento.

Além disso, quando a jaqueta de couro está perdendo o brilho e parece que vai começar a descascar, não é sinal de que a sua jaqueta deve ir para o lixo, mas sim, que ela está precisando de uma bela hidratação. Se a jaqueta de couro estiver dura, também é sinal de que é preciso hidratar o tecido.

O couro é uma pele e, por isso, precisa de cuidados. Dessa forma, hidratar o couro deixa a jaqueta com a aparência mais bonita, além de renovar o tecido. Recomendamos hidratar a jaqueta de couro entre 3 a 4 meses por ano. Veja nossas sugestões:

  • Azeite de oliva: Aplique na jaqueta de couro um pano umedecido com azeite de oliva, não precisa ser muito. Esfregue o pano sobre a jaqueta até que as manchas saiam. Em seguida, passe um outro pano, desta vez umedecido com vinagre e esfregue a jaqueta de couro. Deixe secar à sombra, em um local seco e arejado.  
  • Vaselina liquida: coloque a vaselina em toda a superfície externa da jaqueta de couro. Coloque num cabide e deixe agindo à sombra. Retire o excesso com um pano seco, limpo e macio.
  • Óleo de amêndoas: Aplique uma grande quantidade de óleo na jaqueta de couro. Deixe agir por 20 minutos para que o tecido absorva o óleo e, por fim, remova o excesso.
  • Creme hidratante para o corpo: Aplique o hidratante em todo o exterior da peça para hidratar, amaciar e deixar o tecido brilhando. O hidratante deve ser branco, sem perfume (ou pelo menos pouco) e sem pigmentação colorida, para não manchar a jaqueta. Se o tecido estiver muito danificado, aplique um hidratante corporal mais denso.
  • Hidratante próprio para couro: Caso não goste de utilizar produtos caseiros para como limpar jaqueta de couro, utilize produtos próprios para hidratar a jaqueta. É possível encontrar em lojas especializadas em consertos de calçados.

Como passar roupa de couro

Não passe jaqueta de couro da maneira convencional. O ferro deve estar aquecido aos 70°C, no máximo.

Além disso, não se deve passar o ferro diretamente no couro. Coloque uma toalha grossa em cima do tecido e passe o ferro.

Como guardar e conservar a jaqueta de couro

Após entender como limpar jaqueta de couro, passar e hidratar, é importante também saber como conservar. Isso porque o couro é uma pele dura, que está “viva”. Para que a jaqueta esteja em perfeito estado, é importante guardar com uma capa protetora, para evitar que o tecido esteja exposto à poeira.

Pendure a jaqueta de couro em um cabide grosso, pois o cabide fino acaba provocando marcas no tecido.

Mantenha a jaqueta de couro guardada em um local arejado, longe do calor intenso. Não deixe os cabides muito próximos, para não causar nenhuma deformidade.

Caso você guarde a jaqueta de couro em uma gaveta, envolva em um saco confeccionado em TNT (tecido não tecido), que permite que a peça respire.

Procure vestir a jaqueta de vez em quando, para esticar a pele e evitar que fique danificada ou deformada, pois o couro é moldado a partir da forma que está vestindo.

Você gostou de nossas dicas de como limpar jaqueta de couro? Esta é uma peça super estilosa e que pode durar a vida toda, porém, é importante que você preste atenção na hora de fazer a limpeza da jaqueta de couro.

Não se esqueça de, pelo menos uma vez por ano, levar a jaqueta para uma limpeza mais profunda, em um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro