Procuro por...

Como Limpar Liquidificador

Todo eletro deve ser muito bem limpo para evitar aglomeração de bactérias e germes. Aprenda como limpar liquidificador para que ele não acumule esses tão perigosos bichinhos e não prejudique sua saúde.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Limpe o Liquidificador com facilidade!

Como limpar liquidificador é uma questão muito importante, pois este é um eletrodoméstico muito importante e que, com certeza, está presente não apenas nos restaurantes e padarias, como também é um item indispensável em nossas casas, onde fazemos vitaminas, massas, molhos, etc.

O que faz a limpeza do liquidificador tão importante é, justamente, as sujeirinhas que ficam, mesmo que tenha lavado direitinho. Pense comigo: o liquidificador nem sempre é usado com frequência, não é mesmo? Boa parte do tempo, ele fica em cima da geladeira. Então, essa sujeirinha inofensiva é oriunda de alimentos que em decomposição, que podem contaminar as outras preparações.

Mas, não se preocupe, pois você não precisa ter medo de utilizar esse eletrodoméstico. Nossa equipe separou dicas infalíveis de como limpar liquidificador, dando uma atenção especial para cada uma das partes: motor, base, copo, lâminas e, é claro, como remover o cheiro.  

Como limpar liquidificador: Base

Primeira coisa – e muito importante – jamais coloque a base de molho na água!

Para limpar os botões, basta utilizar uma escova de dentes para remover a sujeira do liquidificador e, assim, evitar qualquer contaminação.

Como limpar liquidificador: Motor

Para fazer a limpeza do liquidificador, não devemos esquecer o motor, que acaba sendo exposto às bactérias que vem da sujeira acumulada.

Basta passar um pano umedecido com uma mistura de água e bicarbonato de sódio.

Como limpar liquidificador: Lâminas

As lâminas são um assunto um tanto quanto delicado, pois a falta de cuidado pode provocar algum ferimento. Por isso, a limpeza do dia a dia pode ser feita com a ajuda de uma escova de dentes com cabo longo, dessa forma, as lâminas ficam limpas e você, em segurança.

Agora, se você precisa saber como limpar liquidificador de uma maneira mais poderosa, depois de bater massa ou carne, siga o passo a passo abaixo:

  1. Esquente 1 litro de água e coloque no copo;
  2. Corte 1 limão ao meio e coloque no copo;
  3. Bata por um minuto.

O limão dissolve a gordura, removendo os restos de alimentos que grudaram na lâmina. Além disso, deixa um cheirinho delicioso.

Também é possível triturar pedras de gelo com 2 colheres de sopa de bicarbonato e sumo de limão.

Limpeza do liquidificador: Copo

A limpeza do liquidificador não é completa sem tomar o máximo de cuidado com o copo, é claro. No dia a dia, limpe com água corrente, esponja e detergente neutro. É importante lavar sempre que utilizar o liquidificador, pois a sujeira endurece e fica mais difícil de lavar.

Alguns ingredientes, tais como abacate e aveia, grudam no copo e precisam de um cuidado maior para fazer a limpeza do liquidificador. Nesse caso, basta encher o copo com meio litro de água e acrescentar 5 gotas de detergente neutro, bata por 1 minuto.

Caso o liquidificador esteja muito sujo ou você ficou muito tempo sem utilizar, é necessário acrescentar no copo 1 xícara de vinagre, 1 colher de bicarbonato de sódio e 1 colher de detergente. Bata durante um minuto e deixe de molho por algumas horas. Finalize lavando com água corrente.

Para desinfetar o liquidificador, é interessante utilizar água sanitária uma vez por mês. Basta colocar uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água. Deixe de molho durante algumas horas. Finalize com água e sabão.

Limpeza do liquidificador: Removendo o cheiro

Para remover o cheiro do liquidificador, basta encher o liquidificador até a tampa com água e acrescentar 2 cores de bicarbonato de sódio. Deixe de molho durante meia hora e, em seguida, enxágue.

Você gostou deste artigo de como limpar liquidificador? Seguindo essas dicas, a limpeza será muito prática e você poderá utilizar o eletrodoméstico com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro