Procuro por...

Como Limpar Livros e Conservá-los

Livros limpos são essenciais para qualquer leitor que se preze. Aprenda como limpar livros da forma correta para que eles não fiquem com aquele cheiro de livro velho e sujo.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Aprenda como limpar livros, guardar e conservá-los da maneira correta!

Um livro não é apenas um livro, mas também uma obra de arte. Por isso, como limpar livros é uma questão muito importante para os apaixonados por literatura.

Quem nunca emprestou um livro, e ele voltou sujinho? Ou ainda, quem nunca encontrou aquele livro um tanto raro no sebo, mas ele veio cheio de cola, com o miolo bem amarelado, mofado, etc.? É claro que, mesmo os livros novos acabam ficando com as famosas marcas de tempo, mesmo tomando todo cuidado do mundo.

Além disso, livros tradicionalmente ficam em estantes, um ambiente propício para a proliferação de cupins e traças. Além disso, também há a exposição a umidade (o que piora em ambientes litorâneos), que causa mofo.

Sendo assim, a limpeza de livros é muito importante para garantir a durabilidade e a beleza de seus exemplares.

E, você sabia que há técnicas bem simples, mas eficazes, que garantem uma boa limpeza de livros em diferentes estágios de sujeira e conservação?

Então, tire todos os livros da estante, separe-os por nível de sujeira e/ou manchas, abra as janelas e, agora, descubra tudo sobre como limpar livros!

Como limpar livros pouco sujos ou pouco empoeirados

Livros usados de sebos são verdadeiros achados, não apenas porque boa parte não é mais comercializada por livrarias convencionais, mas, ao mesmo tempo, costumam ser bem mais em conta. Porém, é praticamente ganhar na loteria que o livro esteja com aspecto de novo.

Como alguns livros ficam na prateleira de uma estante por muito tempo, costumam vir empoeirados. Então, antes mesmo de ler, é interessante fazer uma limpeza:

  1. Folheie o livro para que as folhas possam respirar e também para qualquer coisa que estiver no meio dele caia;
  2. Passe uma flanela de microfibra seca para remover a poeira.
  3. A poeira no cantinho é mais complicada de sair, mas existe um pulo-do-gato que facilita, e muito, a situação. Basta limpar com uma escova de dentes de cerdas macias. De preferência, compre uma apenas para este fim.

Como limpar livro com mancha de alimento

Uma das questões mais importantes é a limpeza de livro com mancha de alimentos. Muitas pessoas ficam desesperadas, pensando que o livro estragou.

Mas, não se preocupe, pois há uma técnica bem simples para remover manchas de alimentos do livro. Pode parecer bem inusitado, mas a dica é: congele o livro! Sim, é isso mesmo!

  1. Coloque o livro dentro de um saco plástico;
  2. Leve ao congelador e deixe durante 1 dia, os resíduos de alimentos vão endurecer;
  3. Retire o livro do congelador e raspe o resíduo de alimento com uma faca plástica.

Como remover mancha de óleo

Não vamos mentir, manchas de óleo são difíceis de serem removidas, mas não se preocupe, pois basta um papel toalha para absorver a mancha e amenizar a situação:

  1. Coloque uma folha de papel toalha sobre a mancha de óleo;
  2. Feche o livro e coloque alguma coisa para fazer peso (deve ser uma superfície lisa, para não danificar o livro);
  3. Deixe o livro da mesma maneira durante alguns dias, dependendo da gravidade da mancha.

Sempre verifique o estado da mancha durante o processo e, caso necessário, vá trocando o papel toalha.

Limpeza de livro com página com manchas pequenas ou rabiscada

Muitas pessoas costumam grifar seus livros com lápis, alguns sentem aflição só de ver os grifos. Se você faz parte do segundo grupo, fique tranquilo, pois basta utilizar uma borracha branca, aquelas de escola.

A borracha branca escolar também consegue ajudar na limpeza de livro com páginas com pequenas manchas, inclusive as amareladas. Não se esqueça de aplicar com delicadeza para não acabar amassando ou rasgando a página, OK?

Como limpar o corte dianteiro, superior e inferior (miolo)

O corte dianteiro, superior e, especialmente o inferior, costumam sofrer bastante. Manchas são sinais naturais do passar do tempo, isso sem contar qualquer acidente que possa acontecer. Basta utilizar uma lixa bem fina, com pouca granulação:

  1. Corte a lixa, formando um quadrado pequeno, mas o suficiente para chegar nos dois cantos do livro;
  2. Com delicadeza, lixe o corte do livro até que a sujeira desapareça.

Pode ser um processo um pouco demorado, visto que não é bom utilizar a força, mas vai valer a pena, pois o resultado é o livro com aspecto de novo!

Apenas uma observação: tenha certeza de que o livro tem as páginas brancas ou amareladas antes de iniciar o processo.  

Como limpar livro muito empoeirado

A limpeza de livro com capa muito empoeirada começa com o aspirador de pó, para remover o grosso. Basta passar um aspirador de pó, de preferência um pequeno. Deixe na potência mínima.

Se o livro for danificado, coloque uma gaze no bico do aspirador para que o processo de como limpar livro não piore os danos.

Limpeza de livro: capa, lombada, contracapa e aba

Para limpar a capa, incluindo a contracapa, a lombada e a aba, você precisa saber se tem uma película protetora de plástico. A mesma coisa serve para capa dura.

Caso positivo, utilize uma flanela macia umedecida com um pouquinho de álcool gel. Aplique delicadamente sobre a capa e demais partes, em seguida passe o lado da flanela seco.

Como limpar capa de livro com cola

Um dos maiores problemas de um livro é a cola, vinda de etiquetas ou até mesmo adesivos. Mas, você sabia que tem jeito de tirar a mancha de cola de uma maneira bem simples e rápida?

Basta utilizar removedor de esmaltes, ou seja, a famosa acetona! Ela é capaz de remover as sujeiras mais difíceis e ainda consegue tirar o odor.

Mas, fique atento, pois essa técnica só deve ser usada como forma de como limpar livro com capa protegida por película de plástico.

Limpeza de livro mofado

O mofo é, com certeza, o grande pesadelo dos apaixonados por livros bem cuidados, mas não se preocupe, pois, como limpar livro mofado é possível, sim! Basta utilizar o famoso vinagre. Mas, tome bastante cuidado, pois muito líquido pode danificar o livro, deixando-o enrugado.

  1. Passe uma flanela umedecida com um pouco de vinagre de álcool;
  2. Finalize passando um algodão seco.

Como salvar o livro dos cupins

As estantes para livros de madeira são um “prato cheio” para cupins, literalmente. Por isso, a prevenção é essencial, e isso inclui uma limpeza periódica da estante.

Mas, se mesmo assim aconteceu a proliferação dos cupins, não precisa jogar o livro fora, basta agir rapidamente:

  1. Com uma trincha (pincel grosso), faça a limpeza de livro, ou seja, todas as páginas sujas;
  2. Coloque o livro em um saco plástico;
  3. Feche bem, deixando o mínimo de ar possível;
  4. Coloque o livro no congelador e deixe durante duas semanas;
  5. Deixe descongelando por dois dias e pronto, o seu livro estará livre de cupins!
  6. Se necessário, faça o processo de como limpar livro.  

Como conservar os livros

Além de como limpar livro, é importantíssimo saber como conservar e como manejar seus exemplares:

  • Antes de guardar seus livros de volta na estante, faça uma bela limpeza na madeira: retire a poeira com um aspirador de pó ou um pano e, em seguida, passe um pano umedecido com álcool. Espere secar.
  • Comece a limpeza da estante e dos livros de cima para baixo e, se precisar colocar os livros no chão, coloque um lençol macio para não danificar os exemplares.
  • As formas de organizar os livros são diversas! Pode ser por ordem alfabética, nome do autor, gênero literário, tamanho ou até mesmo por cores!
  • Se não tiver livros o suficiente para ocupar uma prateleira inteira da estante, coloque um suporte para livros.
  • Os livros devem estar em um local arejado, longe da umidade e da incidência de luz do sol.
  • Os livros devem ser guardados em pé, na vertical. Deixar os livros empilhados na horizontal não é recomendado, pois o peso dos livros de cima pode danificar a cada daqueles que estão embaixo.
  • Guarde os livros com um pouco de folga entre eles, para poder pegar um exemplar sem correr risco de danificar. Em vez de puxa o livro, prefira empurrar com cuidado com os dedos.
  • Se a sua estante não tiver fundo de madeira, tenha o hábito de deixar uns dois dedos entre a parede e os livros, isso evitará a umidade e, consequentemente, o mofo.
  • Pastilhas de cânfora, cravo da índia, naftalina, louro são exemplos de ótimas maneiras para se evitar a proliferação de traças e insetos. Troque-os uma vez por mês.
  • Pelo menos uma vez a cada dois meses, retire os livros da estante e folhei-os, para que as folhas possam respirar;
  • Jamais deixe objetos dentro do livro, que podem causar deformidades ou, se for algo de metal (como os clipes), pode acabar enferrujando e manchando o exemplar. Deixar canetas no meio dos livros e guardar também é perigoso, pois pode estourar e aí já era.

Você gostou de nossas dicas de como limpar livros? Mantenha o hábito de tirar o pó sempre que retirar um livro da estante e faça a limpeza completa pelo menos uma vez, preferencialmente duas vezes ao ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro