Procuro por...

Como Limpar Moeda Antiga

Se você tem uma coleção de moedas, aprender a limpá-las é essencial. Aprenda como limpar moedas e a conservá-las por com aquele aspecto original por muito mais tempo neste artigo.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Descubra como limpar moeda antiga e conserve o valor numismático da peça!

Como limpar moeda antiga é uma questão muito importante que é feita pelos numismáticos iniciantes, ou seja, aqueles que praticam a numismática, que nada mais é do que a coleção de moedas antigas. E por que esse assunto é tão importante?

Acontece que a numismática não estuda apenas o valor histórico e financeiro de uma moeda, mas também o valor artístico. E, para que não se perca este valor, é importante ter cuidado redobrado, triplicado, e muita consciência na hora de fazer a limpeza de moeda antiga.

E o problema é: uma limpeza mal feita pode simplesmente arruinar a sua moeda, em vez de melhorar seu aspecto e qualidade. Então, se você não tem certeza do que você está fazendo, e que você tem habilidade para esta tarefa, é melhor deixar as moedas sujas, já que é melhor uma sujeira do que uma marca que faça perder todo o valor numismático da moeda.

Além disso, também é mais do que importante treinar bastante antes de fazer a limpeza de moeda antiga com maior valor. Por isso, use aquelas moedas repetidas, ou que valham menos. Só passe para as moedas mais caras quando estiver confiante.

Neste artigo, você vai aprender como limpar moedas desenterradas, enferrujadas ou imundas.

O que você precisa saber antes de decidir limpar

É muito importante que você saiba que como limpar moeda antiga nada tem a ver com deixar as moedas brilhantes e com a aparência de nova.

Há uma grande diferença entre um e outro: os numismáticos gostam da descoloração das moedas antigas, e prezam muito pela naturalidade das moedas. Então, não se deve cometer o erro de tentar deixar as moedas antigas como novas, recuperar o brilho e nem nada do tipo.  

Isso quer dizer que, do ponto de vista numismático, a limpeza de moeda antiga a ponto de deixar brilhante faz com que a moeda possa perder em até 90% do valor! Aliás, a aparência da moeda – inclusive como ela foi afetada pelo tempo – conta muito para que os negociadores de moedas avaliam o preço.

Por isso, se você está pensando em entrar para este ramo, nem pense em alterar a aparência da moeda! Em outras palavras, como limpar moeda no ponto de vista numismático não tem relação com passar produtos que restauram o brilho.

Além disso, é muito importante que não sejam usados nenhum produto abrasivo, ou objetos que possam arranhar a moeda.

Porém, há algumas moedas antigas que não valem mais do que o valor facial. Nesse caso, não há tanto problema em tentar limpar de forma que a deixe com o aspecto original. Se você acha que não irá se desfazer da moeda – por ser um presente de família, por exemplo – também não há problema deixar a moeda brilhosa, se for do seu gosto. Mas pense muito antes de fazer isso.

Em geral, a limpeza de moeda antiga deve ser feita quando as moedas são desenterradas e, por isso, estão impregnadas com muita sujeira. Além disso, dependendo do material que estiver depositado na moeda, poderá oxidar mais rapidamente e, com isso, danificar o objeto.

Por último, e não menos importante, você deve conhecer o material ou liga da qual a moeda é feita. Isso porque cada tipo de metal possui uma especificidade.

Retirar ou não retirar a pátina?

Sabemos que a numismática define o valor de uma moeda antiga pelo tempo que ela tem ou pelo número de quantidades que foram feitas em determinado momento. E não é só isso: o aspecto da moeda antiga e a ação do tempo também valem muito.

Mas outra coisa que vale – e muito! – para definir o valor da moeda é a pátina. Você sabe o que é isso? Trata-se da camada que se forma em cima da moeda quando ela ficou enterrada no solo. Dependendo do tipo de camada, a coloração é diferente, podendo ser esverdeada, amarelada ou ainda mais escura.

A pátina nada mais é do que um processo natural que mostra que uma moeda antiga é autêntica. Por isso, uma moeda que possui pátina é valorizada, muito mais do que se você remover na limpeza da moeda antiga.

Aliás, você sabia que a pátina demora muito tempo para ser formada na moeda? É por esta razão que essa camada é tão valorizada.

É esta a razão principal de que você, ao pensar em como limpar moeda antiga, não deve se preocupar em remover a camada esverdeada e devolver o aspecto brilhante e original à peça, mas sim remover somente a sujeira mais superficial.  

Como limpar moeda de bronze, cobre e latão

Moedas de bronze exigem um cuidado mais do que especial, pois a porosidade da estrutura delas absorve a água. Ou seja, esqueça a ideia de lavar, mesmo que você passe horas enxugando a peça. Qualquer umidade fará com que a oxidação acelere e, consequentemente, a moeda ficará arruinada.

Já adiantamos que, caso a sua moeda esteja com verdete (camada de acetato de cobre que dá à peça uma coloração esverdeada) o melhor que você tem a fazer é levar a moeda para um perito, pois ele sabe como limpar moeda antiga e não haverá risco de dano.

Moedas de cobre, bronze e latão devem ser limpas a seco, utilizando uma escova de latão – que dá acabamento dentro e fora de peças de latão, que possuem um maior número de cerdas e elas são mais macias. Outras escovas que podem ser utilizadas é a de limpar prótese dentária e a que é utilizada para trabalhar metais preciosos.

É importante destacar que nenhuma escova utilizada na limpeza de moeda deve ser usada em processos que utilizem água.

Não se esqueça de que como limpar moeda antiga deve ser um processo em que a escova será utilizada apenas para remover a sujeira, não para restituir a aparência original da peça.

Após a limpeza da moeda ser feita, os resíduos que são mais difíceis de se alcançar podem ser removidos com grafite em pó e uma escova de dentes bem macias. Com isso, o grafite fixa na peça, tampando a porosidade (o que previne a oxidação causada pela umidade), além de dar uniformidade à moeda.

Também é possível utilizar um objeto pontiagudo para remover os resquícios de sujeira dos cantos mais difíceis de se alcançar. A dica da nossa equipe é que você faça uso de uma lupa, para poder observar melhor a sujeira. E nunca se esqueça: não arranhe a moeda!

Como limpar moedas de cuproníquel e alpaca

O cuproníquel é uma fusão de níquel e cobre, enquanto a alpaca é parecida, mas vem com adição de zinco. Antes de mais nada, é importante que você tampe o ralo, pois moedas muito pequenas podem ser facilmente perdidas se você estiver fazendo a limpeza de moeda antiga na pia.

Como limpar moeda antiga desse tipo deve ser feita com sabão neutro, nada de detergente, álcool ou amoníaco.

Esses tipos de materiais são agressivos e, por isso, fazem com que a peça oxide rapidamente e fique com uma coloração avermelhada.

Ainda há a opção de utilizar creme dental branco (nada daqueles com listras coloridas).

Use a ponta dos dedos para esfregar com delicadeza. Ou, se preferir, também é possível utilizar uma escova de dentes extra macia. Por fim, também é possível limpar a moeda antiga com escova de latão, com cerdas bem macias.

Esse método de creme dental deve ser utilizado com muito cuidado, pois pode acabar removendo a pátina da moeda, além de dar brilho à peça. Por isso, remover a sujeira com a ponta dos dedos é a melhor opção. Remova as sujeiras mais difíceis com um palito de madeira.

Não seque com tecidos fabricados de algodão, já que as impurezas das fibras podem arranhar a moeda. Seque com um papel absorvente com textura macia.

Se a sujeira estiver muito difícil de sair, você pode deixar a moeda de molho em uma solução de ácido cítrico antes do processo de como limpar moeda antiga.

Como limpar moedas de ferro

Você quer saber como limpar moeda de ferro? O segredo é: Não limpe! Sim, é isso mesmo! Tentar tirara ferrugem da peça pode provocar buracos na moeda, o que pode destruir detalhes que não eram exatamente um problema para os numismáticos.

Especialmente a limpeza de moeda antiga de ferro com água não deve ser feita em hipótese alguma, já que a água faz com que o ferro enferruje com maior velocidade.

Utilize uma escova de cerdas macias para remover a sujeira da moeda de ferro. Porém, tome muito cuidado, pois não se deve tentar remover a ferrugem ou devolver à peça o brilho original.

Uma dica que os numismáticos costumam passar é mergulhar a peça em azeite de oliva ou outro óleo neutro. Em seguida, esfregue delicadamente com a ponta dos dedos.

Finalize a limpeza de moeda antiga com um papel absorvente ou uma toalha limpa e macia. Por fim, utilize o jato morno do secador de cabelo.

Não se esqueça de que, como o ferro é muito sensível à umidade, é importante guardar em um envelope ou em um coin holder.

Como limpar moedas de prata

A limpeza da moeda de prata não é recomendada! Isso porque é uma das moedas mais cobiçadas na numismática.

Mas, se você quer arriscar, não utilize produtos específicos para limpar prata (é isso mesmo que você leu!) e não utilize detergente. Isso porque não é o seu objetivo fazer a peça brilhar, lembra?

Também não recomendamos utilizar borracha na limpeza de moedas antiga de prata, já que o enxofre presente no objeto faz com que haja uma reação que pode causar uma mancha na moeda. Sem contar que o atrito da borracha provoca a oxidação.

Recomendamos utilizar água destilada, comprada em farmácias, e sabão neutro. Esfregue delicadamente com a ponta dos dedos e enxágue com água.

Como a prata é um metal muito sensível, não seque com tecidos de algodão, pois podem arranhar a peça. Seque com um papel absorvente e remova as sujeiras de lugares mais difíceis com um palito de madeira. Não pressione

Se a moeda estiver muito suja ou oxidada, é possível deixar a moeda de molho em uma mistura de água destilada e ácido cítrico. Prefira comprar no supermercado, pois o limão pode ser muito forte ou fraco, dependendo do tipo.

Deixe o tempo necessário para fazer a limpeza da moeda e, em seguida, lave com delicadeza com sabão neutro. Em seguida, seque com um papel de alta absorção e deixe secar ao sol durante 15 minutos.

Como limpar moedas antiga de ouro

Quem não sonha com uma moeda de ouro, igual aos tesouros encontrados nos baús piratas enterrados? É claro que o ouro é um dos metais mais cobiçados e, por isso, como limpar moeda antiga de ouro exige muito cuidado.

Especialmente com esse tipo de moeda, é muito importante que você saiba exatamente o que está fazendo e, para isso, treine muito com moedas de menor valor.

Faça a limpeza de moeda antiga de ouro com água destilada morna e sabão neutro. Use a ponta dos dedos, mas utilize a mesma delicadeza que você teria para remover um cílio de seu olho.

Em seguida, enxágue a moeda com água corrente. Não utilize panos para secar a peça, pois as impurezas podem arranhar este metal tão sensível. Estenda uma toalha felpuda (para aumentar a maciez da superfície) e, por cima, coloque um papel absorvente bem macio.

Umedeça a ponta de um palito de madeira para remover a sujeira dos detalhes mais difíceis de se alcançar.

Como limpar moedas de outros metais

Não podemos falar em como limpar moeda antiga sem citar alumínio, estanho e zinco. Porém, estes materiais não devem ser limpos de nenhuma maneira, já que estão sujeitos aos danos provocados pelas reações químicas.

Limpeza ultrassônica de moedas

A limpeza ultrassônica é um método de limpeza de moeda antiga utilizada quando há peça está com muita sujeira acumulada (especialmente lama, graxa, crosta de terra, etc.), impossibilitando que uma limpeza caseira resolva o problema.

Apesar de não trazer o brilho à peça (o que é bom), o limpador ultrassônico pode causar danos na moeda e, consequentemente, comprometendo o seu valor.

Você gostou de nosso artigo de como limpar moeda antiga? Seguindo nossas dicas, certamente você vai poder fazer a limpeza sem danificar a peça e, consequentemente, manterá o valor numismático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro