Procuro por...

O Guia Definitivo de Como Limpar Óculos

Os óculos são importantes aliados ao nosso bem estar, não é verdade? Como estão tão perto dos olhos precisam de atenção especial quanto à limpeza e higiene. Aprenda como limpar óculos da forma correta e evite dores de cabeça e contaminações.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Saber como limpar óculos é fundamental para não danificar o objeto.

Hoje em dia, como limpar óculos é muito importante, não apenas por uma questão de enxergar melhor, mas também porque é uma parte importantíssima para compor o estilo de uma pessoa, seja ela clássica e formal, despojada e moderna ou até mesmo retrô. Em outras palavras, seus óculos revelam – e muito – sobre a sua personalidade.

Foi-se o tempo que usar óculos era motivo de gozação, tanto que, hoje em dia, há muitos famosos que assinam óculos de diversos estilos. Sem contar, é claro, as marcas que já foram eternizadas e transformadas em verdadeiros sonhos de consumo.

Pode ser óculos de grau ou de sol, há uma coisa fundamental que eles têm em comum: é preciso tomar muito cuidado para não manchar as lentes, deixá-las ainda mais embaçadas ou, é claro, acabar arranhando.

Na verdade, os óculos – especialmente as lentes – não duram a vida toda, sobretudo por conta da mudança de grau. Mas, os tratamentos (como antirreflexo e antirrisco) melhoram a durabilidade e a resistência. Mas, ainda assim, saber como fazer a limpeza dos óculos de maneira adequada ainda é a melhor maneira de garantir a qualidade do produto.

Aliás, higienizar os óculos também é fundamental na pandemia de Covid-19. Neste artigo, você vai aprender como limpar óculos e como conservá-los, para que fiquem como a aparência de novos por bastante tempo e você possa aproveitar toda a funcionalidade de um objeto tão importante.

O que utilizar na limpeza de óculos

A primeira coisa que você precisa saber quando o assunto é como limpar óculos é: o que não usar. Produtos abrasivos, como álcool, cloro e água sanitária não devem ser utilizados de maneira alguma, pois mancham as lentes.

Além disso, produtos que tenham perfume, tais como sabonete líquido e shampoo não são indicados, pois podem danificar as lentes. O mesmo serve para detergentes de frutas cítricas, já que possuem ácidos em sua composição.

É claro que um limpa-lentes em spray é sempre uma opção interessante, já que é um produto específico e que costuma já vir com panos que também são específicos para a limpeza dos óculos. É possível encontrar tanto em óticas como na internet.

Esse spray limpa lentes também é interessante se você viajar bastante, já que a limpeza dos óculos é de extrema importância para poder enxergar bem a estrada, certo?

Agora, se você quer economizar, é possível utilizar algumas gotinhas de detergente neutro. Outra opção é o sabão de coco. É importante reforçar: não é legal usar nenhum produto com hidratante ou com perfume, a razão é a mesma que você leu acima: pode danificar a lente.

Como limpar óculos com paninho

Quando se trata de como limpar óculos, a primeira coisa que muitas pessoas – e podemos apostar que você também – fazem é limpar com a própria blusa, camisa ou camisa. Mas, você sabia que, apesar de algumas peças de roupa parecerem um tecido super macio, elas possuem fibras irregulares que acabam causando riscos que, no começo, podem ser imperceptíveis, mas, depois, acabam danificando seus óculos.

Aliás, antes de mostrar qual é a melhor maneira de fazer a limpeza dos óculos, tenha em mente de que isso é apenas quando você estiver fora de casa e, consequentemente, não puder lavar seus óculos, como lhe ensinaremos logo mais.

Isso porque alguns corpos estranhos que se acumulam nos óculos (como a areia de uma ventania) acabam arranhando as lentes. Dessa forma, esse método é apenas para desembaçar as lentes, nunca – em hipótese alguma! – como alternativa de como limpar óculos.

Agora que você já sabe estes detalhes, saiba que o paninho de microfibra é a melhor alternativa de como limpar óculos fora de casa. É justamente o paninho que ganhamos quando adquirimos nossos óculos, mas que também costuma vir junto com os limpa-lentes em spray.  

Padrão de como limpar óculos

Antes de mais nada, você deve lavar bem as suas mãos. Além disso, deixe para passar creme hidratante, perfume e colocar seus acessórios depois. Tudo isso pode causar danos nas lentes. Sem mais delongas, vamos lá:

1.      Passe as lentes na água da torneira

Com as mãos limpas, passe as lentes na água da torneira, para remover o excesso de resíduos – como poeira, areia, etc. – que podem riscar as lentes no momento de fazer a limpeza dos óculos propriamente dita.

Aliás, água quente não é uma opção de como limpar óculos. Isso porque, além de não melhorar a limpeza, acaba danificando o revestimento dos óculos.

2.      Aplique sabão ou detergente neutro

Você já sabe que é importante utilizar sabão neutro, detergente neutro ou sabonete neutro, certo? Agora, como limpar óculos com a quantidade correta de produto? É simples: basta lembrar que esses produtos são concentrados. Ou seja, apenas uma ou duas gotinhas já é o suficiente para fazer uma boa limpeza dos óculos.

3.      Esfregue cuidadosamente

Esfregue as lentes com cuidado, utilizando movimentos circulares. Não se esqueça de lavar também o espacinho entre a lente e o aro, onde acumula poeira. Limpe também o lugar onde se apoia o nariz, espaço onde a oleosidade da pele se acumula.

Se houver algum lugar que você não consegue alcançar, use uma escova de dentes extra macia. Mas, mesmo com a maciez, tome muito cuidado para não esbarrar a escova nas lentes, pois pode riscá-las.

4.      Enxágue bem

Remova o excesso de sabão com a água da torneira. Lembrando que os resíduos podem danificar a lente. Além disso, com o passar do tempo, acaba causando manchas.

5.      Retire o excesso de água

Seus óculos estão bem molhados. Então, agite-os para que o excesso de água saia. Também é possível passar um papel macio.

6.      Seque os óculos

Com um paninho de microfibra, seque a superfície dos óculos com cuidado. É importante secar bem, para que os resquícios de água não provoquem manchas. Evite toalhas felpudas, pois soltam pequenas fibras que podem grudar na lente e na armação.

7.      Verifique se está tudo O.K.

Coloque as lentes contra para verificar se não há nenhum resquício de sujeira.

Se você limpou tudo direitinho, mas, se ainda assim as lentes continuam sujas, é hora de levar os seus óculos para a ótica, para que um profissional possa fazer uma limpeza profunda.

Como limpar armação dos óculos

Como limpar óculos também envolve a armação. Como já dissemos, há diversos locais que ficam com oleosidade e é onde a sujeira se acumula.

Por isso, sempre que tirar seus óculos, adquira o hábito de limpar as plaquetas (pinos transparentes que fixam os óculos no nariz) e a armação como um todo com um cotonete ou lenço de papel macio.

Para evitar que a armação fique manchada com o tempo, sempre lave com água e sabão neutro.

Como limpar óculos na pandemia de Covid-19

A pandemia de Covid-19 fez com que a higiene fosse uma prioridade, não é mesmo? E, já que os óculos estão sempre em contato com o rosto, é importante tomar muito cuidado para que não haja contaminação.

Se você usa óculos o dia todo, especialmente se trabalha fora, é importante lavar seus óculos duas vezes por dia, no mínimo.

Como secar óculos

Se possível, deixe que os óculos sequem naturalmente. Porém, não deixe no sol, pois os raios UV ressecam a armação. Além disso, não exponha os óculos ao calor intenso, já que as hastes podem ficar deformadas.

Se precisar secar, utilize o paninho de microfibra que você ganhou ao adquirir os óculos. Você também pode utilizar uma toalha de microfibra.

Cuidados gerais com óculos

Para manter os seus óculos conservados e aumentar a vida útil, é importante tomas alguns cuidados. Mas, não se preocupe, pois não é nenhum bicho de sete cabeças. Veja:

  • Deixe seus óculos guardados em seu estojo. Outra opção é colocá-los em alguma superfície (como a mesa ou o criado-mudo) com as lentes viradas para cima, assim, elas não entrarão em contato com superfícies ásperas que podem danificá-las.
  • Tenha o hábito de tirar e colocar seus óculos usando as duas mãos. Isso porque tirar os óculos com uma das mãos faz com que corra risco de cair no chão e, além disso, pode forçar a armação. Pense: a armação não é muito resistente. E, se você sempre tirar e colocar segurando um único lado da armação, ela pode acabar ficando torta.
  • Nunca, em hipótese alguma, esqueça seus óculos em locais de calor intenso por muito tempo, especialmente o porta-luvas do veículo. Isso porque o calor prova deformações na armação, além de danificar a película que protege as lentes.

É claro que essas dicas fazem com que os seus óculos durem mais tempo. Porém, ainda assim pode ser preciso fazer trocar periódicas, já que pode haver alterações no grau.

Vá regularmente ao oftalmologista para verificar se houve alguma modificação no grau.

Você gostou de nossas dicas de como limpar óculos? Esse é um objeto muito importante, pois facilita o nosso dia a dia. Desse modo, é muito importante tomar todos os cuidados, não apenas na limpeza, mas também na conservação, para poder manter a integridade das lentes e também da armação como um todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro