Procuro por...

Como Limpar Pincéis de Maquiagem

Pincéis de maquiagem são acessórios que mulheres do mundo todo usam diariamente, muitas vezes diversas vezes ao dia. Mantê-los limpos é essencial e saber como limpar seus pincéis é obrigação!
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Como Limpar Pincéis de Maquiagem

Como limpar pincéis de maquiagem é uma das dicas fundamentais para quem ama uma maquiagem bem elaborada, com sombra que realça os olhos, delineador gatinho, base e pó para disfarçar imperfeições, blush para dar aquele ar feminino e saudável, etc.

Isso porque, além da qualidade dos produtos utilizados serem determinantes para que o resultado seja o esperado, os pincéis também são mais do que importantes: são fundamentais.

Acontece que, conforme o tempo de uso, os resíduos dos produtos de maquiagem acabam se acumulando, o que deixa as cerdas do pincel duras e meladas.

Com isso, a maquiagem acaba tendo um resultado ruim e muito carregado, sem contar que alguns pinceis, sobretudo de sombra, acumulam diversas cores e o resultado é uma bela bagunça.  

Mas, se engana quem pensa que o assunto é apenas uma questão de estética: limpar pincel de maquiagem é também uma forma de manter a saúde da pele, pois os microrganismos que se acumulam nos pinceis podem provocar dermatite, acne, micose, herpes, candidíase e até mesmo gripe.

Por isso, é importante higienizar o pincel de maquiagem uma vez na semana, especialmente se você tiver pele oleosa o cuidado deve ser ainda maior: duas vezes na semana. Você é maquiadora? Então, a limpeza deve ser a cada troca de clientes.

Você deve estar se perguntando se o pincel não estraga. Se você souber a maneira correta de como limpar pincéis de maquiagem, o pincel ficará melhor conservado. Confira todas as dicas de limpeza de pincéis de maquiagem.

Antes de começar: o que são cerdas naturais e sintéticas

Em primeiro lugar, é importante saber a diferença entre as cerdas sintéticas e naturais de um pincel, pois as maneiras de higienizar pincel de maquiagem são diferentes.

  • Cerdas naturais: como são feitas com pelos de animais, elas são macias e maleáveis. Sua estrutura se assemelha muito à do fio de cabelo humano. Geralmente, são utilizados para aplicar sombra, blush e pó.
  • Cerdas sintéticas: São lisas, firmes e mais duras do que as cerdas naturais. Um dos materiais mais usados é o taklon, que é um pouco mais macio e maleável do que os outros. Se assemelham aos cabelos de uma boneca. Geralmente, são utilizadas para se aplicar base, batom e corretivo.

A diferença quanto à limpeza de pincéis está na forma com a qual secam: enquanto os pinceis sintéticos secam na forma em que foram fabricados, os pinceis naturais secam mais abertos. Em geral, os pinceis de cerdas naturais secam mais rapidamente do que os sintéticos.

Além disso, os pincéis naturais absorvem mais produtos líquidos do que os sintéticos, que absorvem menos. É por esta razão que, na maioria das vezes, os pincéis de base, especialmente os “língua de gato”, são sintéticos.

Como lavar pincéis de maquiagem com shampoo detox

Os shampoos detox são interessantes para higienizar o pincel de maquiagem mais profundamente. Veja o passo a passo:

  1. Em um recipiente, faça uma solução de shampoo detox com água;
  2. Mergulhe as cerdas dos pincéis e deixe agir por alguns minutos;
  3. Esfregue as cerdas com movimentos suaves na palma de sua mão, faça isso no sentido de um círculo;
  4. Caso o pincel esteja com muito produto acumulado, você vai precisar de aplicar um pouco de shampoo detox na mão para auxiliar na limpeza;

Enxágue com água abundante;

  • Deixe os pinceis sobre a toalha e aguarde secar naturalmente;
  • Caso você precise acelerar o processo, utilize um secador de cabelo. Tome cuidado, pois se passar o bico do secador nas cerdas, pode estragar as cerdas do pincel. Por isso, o ar deve ser morno e a aplicação deve ser feita a uma distância de, aproximadamente, 10 cm.

Como lavar pincéis de maquiagem com sabonete infantil

Os shampoos infantis são boas opções de como limpar pincéis de maquiagem, pois possuem um PH balanceado e não têm álcool em sua composição. Por isso, não vão agredir as cerdas, sejam elas naturais ou artificiais. Veja o passo a passo:

  1. Aplique o shampoo infantil na mão;
  2. Esfregue delicadamente o pincel em sua mão, debaixo da água corrente. Pode ser na torneira da pia ou no chuveiro. Há alguns especialistas que recomendam água morna;
  3. Quando a água da limpeza de pincéis ficar clara, significa que já está limpo e você pode avançar o processo;
  4. Modele as cerdas com os dedos para manter o formato original do pincel;
  5. Coloque em cima de uma toalha e aguarde 24 horas.

Como higienizar pincel de maquiagem com demaquilante

É claro que um dos produtos muito utilizados na limpeza de pincéis de maquiagem é o demaquilante. Veja o passo a passo:

  1. Aplique um pouco do demaquilante nas cerdas dos pincéis;
  2. Deixe o produto agir por alguns minutos;
  3. Enxague com água abundante até sair todo o resíduo do produto;
  4. Modele as cerdas com os dedos;
  5. Coloque em cima de uma toalha e aguarde secar durante 24 horas.

Limpeza de pincel com tapete ou luva de borracha

Para quem gosta de facilidade e praticidade na hora de como limpar pincéis de maquiagem, o tapete ou a luva de borracha é uma boa opção, pois, obviamente, não depende do uso das mãos.

E não é só isso: como há mais espaço, é possível fazer a limpeza de pincéis de maquiagem de uma só vez. Confira o passo a passo:

  1. Deixe o pincel na pia;
  2. Em um recipiente, coloque o shampoo neutro;
  3. Esfregue as cerdas no tapete, fazendo movimentos circulares até que estejam limpas;

Quando a limpeza de pincéis está muito difícil

Como limpar pincéis de maquiagem pode acabar sendo um verdadeiro desafio caso o tenha muito produto acumulado. Porém, não se preocupe, os demaquilantes bifásicos podem ser ótimas opções para se higienizar pincel de maquiagem.

Isso porque eles agem mais rápido e com mais facilidade, inclusive nos vestígios de sombra acumuladas, mesmo as mais pigmentadas e escuras. Confira o passo a passo:

  1. Aplique o demaquilante no pincel;
  2. Deixe de molho por até uma hora;
  3. Após esse período, faça uma limpeza de pincéis de maquiagem com sabonete neutro ou shampoo infantil, esfregando delicadamente com as mãos;
  4. Enxágue com água abundante;
  5. Modele as cerdas dos pincéis com os dedos;
  6. Coloque os pincéis sobre uma toalha e deixe secar.

Como higienizar pincel de limpeza com álcool

O álcool também pode ser utilizado na hora de como limpar de maquiagem, porém, é preciso ter muito cuidado.

Em primeiro lugar, nem todo álcool pode ser utilizado para este fim. O tipo certo para higienizar pincel de maquiagem é o álcool isopropílico, aquele que se usa para limpar peças de computador e celular.

Porém, saiba que mesmo o álcool isopropílico deve ser utilizado como um último recurso, já que acaba provocando o ressecamento das cerdas.

Nesse caso, basta aplicar o álcool isopropílico sobre as cerdas e, em seguida, deixe secar naturalmente.

Como limpar pincéis de maquiagem fora de casa

Você tem uma rotina corrida e acaba não tendo tempo para fazer a limpeza dos pincéis de maquiagem em casa? Não é motivo para não manter os pincéis bem limpinhos, certo?

Não se preocupe, pois o passo a passo de como limpar pincéis de maquiagem é muito simples e você vai utilizar os lenços demaquilantes, daqueles que você compra em perfumarias e até mesmo farmácias:

  1. Apoie o lenço na palma de sua mão;
  2. Esfregue o pincel no lenço, como se fosse pincelar.

Não se esqueça de que esse processo é apenas um “paliativo” e, por isso, é importante fazer higienizar o pincel de maquiagem.

Limpeza de esponjas de maquiagem com sabonete em barra

Além de como limpar pincéis de maquiagem, também é interessante fazer a limpeza das esponjas de maquiagem. Com o tempo, elas absorvem muito produto e o resultado é o mesmo que os pinceis com resíduos acumulados: resultado carregado e risco de se desenvolver problemas de pele. Confira o passo a passo:

  1. Em um copo, coloque água e detergente neutro;
  2. Mergulhe a esponja no copo até que ela fique totalmente afundada;
  3. Leve ao micro-ondas durante 1 minuto;
  4. Com cuidado para não se queimar, tire o copo do micro-ondas e a esponja do copo;
  5. Lave a esponja com água corrente;
  6. Caso a esponja tenha muito produto acumulado, repita a operação.

Como e onde guardar os pincéis de maquiagem

  • A maneira correta de como limpar pincéis de maquiagem é inclinado para baixo, para que a água não escorra para o cabo, o que pode fazer com que descole;
  • Nunca guarde os pincéis de maquiagem molhados;
  • Deixe os pinceis deitados, nunca virados para cima ou para baixo, para que não percam o seu formato original;
  • Não torça as cerdas do pincel, pois pode fazer com que se descolem;
  • Não deixe os pincéis em lugares úmidos – especialmente no banheiro -, já que a umidade provoca a proliferação de bactérias;
  • Guarde os pincéis em locais protegidos de poeira, pois provocam alergias;
  • Não há problema em fazer uma limpeza de pincéis de maquiagem com papel higiênico, especialmente se você utilizar o mesmo pincel para diversas cores de sombra, por exemplo;
  • Sempre fique de olho na data da validade dos produtos de maquiagem, pois aqueles que venceram não só causam danos aos pinceis como também podem provocar danos na pele.

Você gostou de nosso artigo de como limpar pincéis de maquiagem? Seguindo as nossas dicas, você vai conseguir preservar a vida útil de seu kit de pincéis, além de manter a sua pele livre de micro-organismos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro