Procuro por...

Como Limpar Tênis Branco

Atualizado em 16/04/2021
Leia em min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Aprenda como limpar tênis branco e deixe-o como novo!

Como limpar tênis branco é um assunto que muitas pessoas imaginam que seja só jogar na máquina de lavar ou usar detergente e água.

Porém, há alguns macetes que não só garantem que a limpeza seja mais rápida e prática, como também evitam que algumas técnicas erradas prejudiquem a vida útil do item.

É importante ter em mente essas maneiras de fazer a limpeza do tênis branco, pois, com o tempo de uso, é normal que o branco fique amarelado ou ainda, preto. E não há como diminuir o uso, não é mesmo? Já que está aí um calçado universal, que agrada gregos e troianos.

Sem mais delongas, remova os cadarços e as palmilhas e descubra como limpar tênis branco.

O que usar para a limpeza de tênis branco?

Confira táticas infalíveis de como limpar tênis branco, testadas e aprovadas pela nossa equipe.

Pasta de dente

Você vai precisar de uma escova de dentes velha ou de uma escova para limpeza e, é claro, pasta de dente.

  1. Aplique a pasta de dente na área a ser limpa, com o auxílio de uma escova. Não exagere na força, para não danificar o tênis, caso o tecido seja frágil;
  2. Esfregue a borracha, desta vez não precisa de tanto cuidado;
  3. Deixe a pasta agir por alguns minutos;
  4. Enxágue com água corrente;
  5. Se precisar, repita o procedimento.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um item indispensável para a limpeza com produtos caseiros, e isso inclui, é claro, como limpar tênis branco. Além do bicarbonato, você vai precisar de um detergente neutro.

  1. Em um recipiente, faça uma pastinha homogênea de bicarbonato de sódio, água e detergente neutro, em partes iguais;
  2. Com o auxílio de uma escova, aplique a mistura por todo o tênis;
  3. Esfregue e, em seguida, deixe a mistura agir por 2 minutos;
  4. Lave normalmente e, se precisar, repita o processo.  

Se você precisar de uma limpeza ainda mais forte, pode acrescentar vinagre na mistura.

Água sanitária

A água sanitária, também conhecida como alvejante, é um forte desinfetante, capaz de tirar sujeiras e manchas mais agressivas. Porém, deve ser utilizado como último recurso e com muito cuidado para não manchar o tecido.

Como limpar tênis branco com água sanitária é muito simples: basta utilizar um cotonete para aplicar o alvejante apenas na área que realmente precisa. E não se esqueça da borracha, é claro.

Sal grosso

Você já tinha ouvido falar de que o sal grosso é um grande aliado para a limpeza de tênis branco? Basta fazer uma mistura de meia xícara de sal grosso para um pouquinho de água.

Em seguida, aplique a mistura por todo o tênis, enxaguando normalmente.

Talco

O talco também é muito usado em como limpar tênis branco. Aliás, não é uma limpeza propriamente dita, mas é uma forma de “camuflar” a sujeira, caso você não tenha tempo de usar as outras técnicas. Veja:

  1. Faça uma mistura de água e talco, em partes iguais;
  2. Aplique a mistura por todo o tênis e espere secar.

Como tirar o amarelado do tênis branco?

O bicarbonato de sódio também é protagonista da remoção de manchas amareladas do tênis branco, porém, dessa vez faz “par” com a água oxigenada.

  1. Faça uma mistura de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de água oxigenada e 1 copo de água;
  2. Com o auxílio de uma escova de dentes, espalhe o produto pelo calçado, focando nas partes amareladas;
  3. Deixe secar.

Como conservar o tênis branco?

Você usa o seu tênis branco com frequência? Então, saiba que além da limpeza do tênis branco, também é muito importante saber como conservá-lo. Confira:

  • O tênis manchou? Então, limpe imediatamente. Se demorar muito, a mancha pode penetrar no tecido e será mais complicado removê-la.
  • Adquira o hábito de passar um pano seco no tênis antes de guardá-lo, para remover a poeira e a sujeira.
  • Nunca, em hipótese alguma, lave o tênis na máquina de lavar. Isso porque a máquina faz movimentos bruscos, que podem danificar o calçado. Além disso, a lavagem na máquina faz com que o tênis fique amarelado.  
  • Não coloque o tênis para secar na secadora, pois suas altas temperaturas danificam o tecido.
  • Não deixe o tênis exposto ao sol, já que a sola de borracha costuma amarelar. Procure deixar o tênis secar naturalmente, à sombra.
  • Guarde o tênis na caixa ou, caso não a tenha mais, coloque em um saco plástico, ou aqueles específicos para guardar calçados. Se não tiver como guardar em sacos, certifique-se de que o lugar está limpo. Um truque é limpar o armário com água e vinagre para evitar a proliferação de fungos e também o mofo.

O tênis é um calçado universal, que combina não só com o estilo esportivo e despojado, como também pode ser usado em ocasiões mais formais. Agrada pessoas de todas as idades, sejam homens ou mulheres.

Você gostou de nosso artigo de como limpar tênis branco? Com certeza, essa limpeza exige alguns cuidados, especialmente para manter a cor. Mas, seguindo as nossas dicas, com certeza o seu tênis ficará lindo e conservado, como se tivesse saído da loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro