Procuro por...

Como Organizar Banheiro

Este artigo possui uma série de dicas infalíveis de como organizar banheiro e deixá-lo organizado.
Atualizado em 12/05/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Aprenda como organizar banheiro de maneira eficaz e mantenha arrumado!

Você sabia que entender como organizar banheiro é muito importante? Já que o banheiro costuma ser um espaço pequeno, com os menores metros quadrados da casa, pode ser que a organização do banheiro passe despercebida.

Porém, você já parou para pensar na importância de um banheiro? Claro, além das necessidades fisiológicas, chegar em casa cansado depois de um dia de trabalho e encontrar um cantinho organizado para poder tomar um bom banho é uma ótima forma de recuperar energia, não é mesmo? E é no banheiro que fazemos a nossa higiene pessoal e nos cuidamos.

Sem contar, que o banheiro é um dos ambientes mais utilizados de uma residência, especialmente se for dividido por muitas pessoas. E, falando nisso, é muito provável que será utilizado pelas visitas.

E quem se sente confortável num banheiro todo bagunçado? Ninguém! E este é o principal motivo para caprichar na organização do banheiro, pois este é um cômodo que as pessoas devem se sentir à vontade para utilizar.

Com certeza, como organizar banheiro causa muitas dúvidas, especialmente por ser um cômodo geralmente pequeno e que, ao mesmo tempo, precisa de uma quantidade considerável de móveis e outros objetos.

Se esse é o seu caso, este artigo é perfeito para você e, e você vai aprender todos os segredos de uma boa organização do banheiro para que ela dure por mais tempo!

Como organizar banheiro começa com uma boa limpeza

Em primeiro lugar, você precisa começar com uma boa limpeza, e isso envolve uma sessão de desapego: analise todos os produtos que estão guardados no banheiro e descarte tudo o que passou do prazo de validade ou está estragado. Limpe o que ficar.

Como você sabe, o banheiro é um local cheio de fungos e bactérias. Então, capriche na limpeza de todos os cantinhos, inclusive espelhos, gavetas, prateleiras etc.

Para isso, utilize uma mistura caseira de vinagre branco e água morna. Também é possível borrifar uma pequena quantidade de álcool e, em seguida, deixe agir por 15 minutos para depois remover o excesso utilizando um pano limpo e seco.

Como organizar bancada do banheiro

Um dos espaços mais utilizados do banheiro é a bancada e, por isso, ela merece uma atenção especial. Nada de ficar usando a bancada como "cantinho da bagunça", OK?

Guarde em cima da bancada apenas os itens mais utilizados, como o sabonete – seja ele sólido ou líquido -, um espaço para colocar escovas e pentes, escova de dente etc. Você tem algum produto que não é usado com tanta frequência, mas a embalagem é bonita e daria um “tcham”? Então, deixe-a à mostra!

Organize estes objetos em porta-trecos. Uma sugestão é adquirir um kit para banheiro, que possui uma saboneteira para sabonete líquido, um suporte para escovas de dente e um recipiente para armazenar escovas e pasta de dentes. Todos os objetos do kit possuem o mesmo design, o que valoriza demais a organização do banheiro!

Não se esqueça de uma bandeja, que acomode os itens que você deixar sobre a bancada do banheiro. A bandeja facilita o processo de como organizar banheiro e ainda o deixa com aspecto ainda mais elegante!

Aproveite o espaço livre para fechar a organização da bancada com chave de ouro colocando um vaso de flores.

como organizar banheiro bancada - Como Limpar

Como organizar pia do banheiro

Apesar de ser um espaço pequeno, costumamos acumular vários objetos na pia do banheiro. Por isso, é muito importante colocar na pia apenas o que for essencial, ou seja, coisas que você utiliza no dia a dia.

Não deixe os objetos soltos, coloque-os em organizadores para facilitar a limpeza da pia.

Como organizar armário de banheiro

O armário também é outro item indispensável de como organizar banheiro, mesmo que sejam menores. Neles, é possível guardar os itens “secundários”, que não usamos sempre, tais como desodorantes e papel higiênico reserva.

Para melhorar ainda mais a organização, você pode aproveitar a porta do armário para colar potinhos para armazenar escovas de dente, de cabelo etc.

Você tem alguma máscara de hidratação de cabelos que não é muito utilizada? Então, a dica é NÃO guardar no box, mas sim no armário.

organizacao do banheiro - Como Limpar

Como organizar gavetas

Nas gavetas, você pode organizar os itens que não são usados com muita frequência. Deixe também um espaço para toalhas limpas, para não correr o risco de imprevistos.

Veja aqui como organizar gavetas corretamente.

Complemente o espaço com prateleiras e ganchos

O seu banheiro não comporta um armário? Não se preocupe, pois isso não é problema: você também pode otimizar a organização do banheiro com prateleiras e ganchos.  

Coloque prateleiras em vários espaços disponíveis para poder organizar os itens de higiene pessoal e beleza que você não usa com frequência. Aproveite também para colocar itens de decoração.

Os produtos que você usa com frequência “mediana” podem ser colocados mais embaixo, enquanto os de uso mais raro, mais acima.

É mais interessante ainda se as prateleiras venham com ganchos, muito úteis para pendurar toalhas.

Você com certeza já viu uma escada servindo de estante, certo? Esta é uma grande tendência na decoração e organização de espaços e pode ser uma grande “mão na roda” de como organizar banheiro. É possível utilizar como prateleira.

Em banheiros menores, sugerimos aproveitar o espaço atrás da porta para pendurar prateleiras e ganchos.

Os nichos também são muito úteis para armazenar os produtos que não podem ficar expostos à incidência de luz. Aproveite para decorar o banheiro com vasos de flores ou plantas.

Dica: A única coisa que exige cuidado é que não pode colocar plantas com baixa tolerância à umidade. Prefira plantas como espada-de-são-jorge, bromélia, babosa (que é incrível para o cabelo!), antúrio, lírio da paz etc.  

como organizar banheiro bancada e prateleira - Como Limpar
como organizar banheiro com plantas - Como Limpar
como-organizar-banheiro-com-plantas

Organização do box do banheiro

É impossível falar em como organizar banheiro sem falar no box. Especialmente nesse caso, o menos é sempre mais, pois pode acabar virando bagunça.  

Em primeiro lugar, é muito importante não colocar os produtos no chão, já que ficam expostos às bactérias e à gordura natural que solta do nosso corpo. Sem contar o problema de um frasco tombar e vazar caso esteja aberto ou até mesmo semiaberto.

No box, é muito importante colocar prateleiras e nichos para poder organizar os shampoos e condicionadores. Mas, fique ligado no material do suporte, pois deve ser resistente à exposição constante à umidade.

Otimize a organização do banheiro com cestas, nichos e organizadores

Como organizar banheiro fica muito melhor quando tratamos com um sistema organizado em setores. E, para melhorar ainda mais essa organização, você pode aproveitar a praticidade dos organizadores.

As caixas organizadoras são grandes curingas para cômodos pequenos, como o banheiro. E a boa notícia é que, hoje em dia, há vários tipos disponíveis, com muitas opções de cores, tamanhos e formas.

É claro que as caixas organizadoras transparentes são as mais interessantes, pois facilitam na hora de identificar os objetos. Mas, na falta delas, coloque adesivos de identificação.

Além dos cestos organizadores, os caixotes de feira também podem ser grandes aliados! Se quiser deixar o caixote ainda mais elegante, pode passar uma demão de verniz.

Uma solução inusitada, especialmente se você gosta de um estilo mais moderno é colocar itens, como cosméticos, que devem ficar longe de crianças em redinhas.

Não podemos falar sobre organizadores sem citar os cestos de roupas sujas. É importante que ele seja bonito para não prejudicar a organização do banheiro. Caso não haja espaço, é melhor colocar as roupas sujas na área de serviço do que deixá-las no chão ou penduradas no box, não é mesmo?

Reaproveitar e personalizar é tudo de bom

Seguindo a mesma ideia dos organizadores, sugerimos aproveitar os potinhos e caixas para otimizar o processo de como organizar banheiro.

Potinhos como o de azeitona podem ser utilizados para acomodar cotonetes e sais de banho. Caixas de bombons – especialmente de edições especiais – são muito úteis para colocar algodão, sabonete etc.

Falando em reaproveitamento, você pode ir mais além e utilizar os armários de cozinha suspensos para guardar toalhas, papel higiênico reserva e alguns outros itens que não são tão usados.

No reaproveitamento de objetos vale tudo! Personalize com papel contact, adesivos ou pinte conforme o seu estilo, condição financeira e, é claro, criatividade!

Como organizar banheiro de casal

Como organizar banheiro de casal pode ser uma dor de cabeça, já que duas pessoas diferentes precisarão do mesmo espaço. Caso seu banheiro seja um pouco maior, é possível colocar duas pias para que os dois fiquem bem à vontade.

Além disso, também é interessante colocar um espelho mais amplo para que os dois possam se arrumar ao mesmo tempo. Isso vai organizar bastante a rotina, especialmente na hora em que um precisaria de esperar o outro sair para usar o espaço.

O que não guardar no banheiro

Além de saber como organizar banheiro, também é necessário saber o que não se deve colocar, afinal de contas, este é o espaço mais úmido da casa.

Uma coisa muito usual, mas que não é correta é guardar os perfumes no banheiro, e uma das razões é a umidade. E não é só isso: a própria mudança de temperatura é algo que afeta o aroma do perfume. Imagine isso no inverno, em que o banheiro está frio e é comum ligar o chuveiro no mais quente. Por isso, é importante deixar o perfume no banheiro.

A umidade é uma das principais responsáveis pela proliferação dos fungos, correto? Agora, imagine passar uma maquiagem que ficou no banheiro! Os fungos podem fazer um verdadeiro estrago em nossa pele. O mesmo serve para absorventes e remédios.

Como manter o banheiro organizado

Como manter a organização do banheiro é um desafio para você? Então, saiba que o segredo é evitar acúmulo!

Evite começar um shampoo ou condicionador antes de terminar o outro, pois isto pode acumular embalagens abertas.

Abriu uma embalagem e não vai guardar o produto de volta nela? Então, jogue no lixo ou recicle.

Sempre que utilizar um produto, procure colocar no local correto. Saiu atrasado e não deu tempo? Faça isso logo que chegar.

Você gostou de nosso artigo de como organizar banheiro? Continue navegando em nosso blog para mais dicas incríveis sobre limpeza e organização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro