Procuro por...

Como Organizar Gavetas

Suas gavetas são uma bagunça e não têm espaço para nada? Descubra como organizar gavetas e aproveitar todo o espaço desse compartimento tão útil!
Atualizado em 29/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Aprenda como organizar gavetas de maneira correta e manter a organização por mais tempo!

Costumamos esquecer as gavetas e as coisas que deixamos nela. Porém, você sabia que como organizar gavetas interfere diretamente na organização do ambiente onde ela está?

E não é só isso: a organização de gavetas é um coringa para otimizar a rotina. Saber como organizar gavetas também é a melhor forma de garantir que os objetos pequenos não desapareçam.

Por exemplo: Quem nunca perdeu hora, procurando o fone de ouvido? Ou ainda, quantas vezes deixamos o entregador esperando por causa daqueles 50 centavos que temos certeza de que está “por aqui”, mas não encontramos?

As gavetas são compartimentos próprios para se alcançar facilmente itens que utilizamos rapidamente, ao mesmo tempo em que também servem para acomodar peças frágeis, e até mesmo aquelas que usamos de vez em quando.

É claro que, como toda e qualquer organização, não existe uma “receita de bolo”. Afinal de contas, organizar alguma coisa só funciona de fato se ela facilita a sua vida, e se você consegue manter tudo em seu devido lugar por mais tempo.

Mas, para dar-lhe aquela forcinha, separamos as melhores dicas de personal organizers para você caprichar na organização de sua gaveta!

Como organizar gavetas começa com desapego

A coisa mais normal do mundo é jogarmos os pequenos objetos nas gavetas de qualquer jeito. Da mesma forma, quando acumulamos papeis como contas, notas fiscais, extratos etc. sem qualquer organização.

A consequência disso é simples: bagunça. Por isso, é importante iniciar a organização de gavetas com um belo desapego.

Não tenha dó! Vire todas as gavetas para baixo sobre uma superfície e separe tudo em grupos: não são usados, usa-se pouco, são usados com frequência.

Dos objetos e papais que não são usados, separe aqueles que, por alguma razão, você deve manter e aqueles que você pode jogar fora.

Estabeleça categorias para a organização de gavetas

Agora que você separou os itens por frequência de usos, separe também por categorias: gaveta de roupas íntimas, de camisetas etc.

Como organizar gavetas mudando a função dos objetos

Que existem divisórias como opções de como organizar gavetas, já estamos carecas de saber. Mas, você já pensou sobre a ideia de utilizar objetos destinados para outros fins para facilitar a sua organização de gavetas?

Sabe aquela caneca super bonita, mas que não é boa para tomar líquidos? Você pode utilizá-la como porta-trecos em sua gaveta.

Além disso, você pode reciclar potes de vidro (especialmente azeitona), xícaras personalizadas etc.

Organize gavetas com canos de PVC

Você sabia que uma opção de como organizar gavetas que é bem acessível é utilizando canos de PVC? Basta comprar um e cortar em tamanhos iguais. Se você quiser personalizar, pode forrar com papel crepom, papel contact ou folhas de jornal, ficará lindo!

Um ótimo exemplo de como organizar gavetas com cano de PVC é guardando os cabos: HDMI em um, carregador de celular em outro e assim por diante.

Reaproveite e personalize caixas usadas

Além dos canos de PVC, caixas de ovos, caixas de cereais, rolos de papel higiênico e outros materiais de papelão que costumam ser jogados fora também podem ser grandes aliados na hora de como organizar gavetas.

As caixas de ovos, por exemplo, podem guardar bijuterias pequenas, como pares de brincos e pingentes.

Como organizar gavetas com forminhas  

As forminhas são velhas conhecidas de quem faz doces e artesanato, por serem muito úteis para dar formas específicas. E você sabia que elas podem ser grandes aliadas para ajudar na organização da gaveta?

A regra é clara: explore a sua criatividade e tudo o que estiver disponível! Pode ser forminha de alumínio, de silicone, formas de gelo etc. Se você preferir, decore com papel contact, pinte, faça colagens etc.

Otimize a organização de gavetas com etiquetas

A melhor forma de como organizar gavetas e mantê-las organizadas por mais tempo é colocando etiquetas.

Quando temos crianças, ou contratamos diaristas, é muito fácil bagunçar o espaço porque não se sabe qual é o espaço certo de tal coisa. Ou ainda, alguém mudar de lugar e depois não lembrar onde colocou.

Por isso, além de falar que tal objeto fica em determinada gaveta, é necessário garantir que todos obedeçam. Dessa forma, além de avisar verbalmente, é importante deixar tudo marcadinho e bem-sinalizado com as etiquetas.

Agora que já vimos dicas gerais de como organizar gavetas, você verá algumas dicas mais específicas de organização de gavetas de camisetas, de roupas íntimas, e, é claro, como organizar gavetas do banheiro e também as gavetas da cozinha.  

Como organizar gavetas de camisetas

Uma gaveta é “o que tem pra hoje” para colocar as suas camisetas? Não se preocupe, pois mesmo com o espaço reduzido, é possível fazer uma boa organização de gavetas e facilitar a sua rotina.

Em primeiro lugar, você precisa dobrar as suas camisetas, garantindo que todas fiquem do mesmo tamanho. Se você não conseguir fazer esta “façanha”, é possível comprar um gabarito de camisetas, que nada mais é do que uma forma já pronta em uma medida específica por tamanho.

Agora, separe as camisetas por cores, assim você terá mais acesso a elas, sem precisar perder tempo procurando por aquela camiseta de um filme específico para ir ao cinema assistir a sequência.

Separadas por cores, as camisetas ainda podem ser organizadas por estilos: camisetas lisas de um lado, e do outro camisetas estampadas. Você tem muitas estampas de um estilo? Então, agrupe-as. Aproveite para colocar uma etiqueta para saber onde começa um grupo e outro.

Aproveite que todas as camisetas estão dobradas do mesmo tamanho para colocar todas elas em pé. Funciona mais ou menos como um arquivo. Assim, ao pegar uma camiseta, você não corre o risco de amassar as outras, muito menos ter uma “avalanche de camisetas”.

A mesma organização de gavetas funciona para roupas fitness, que costumam ser confeccionadas em um tecido mais mole e, consequentemente, é muito mais fácil de bagunçar.

Como organizar gavetas de roupas íntimas

Como organizar gavetas pode ser uma tarefa bem complicada quando possuem peças que utilizamos todos os dias – ou mais de uma vez ao dia. Esse é, justamente, o caso da organização de gavetas de roupas íntimas.

Calcinhas e cuecas acabam ficando bagunçadas com facilidade, já que são peças de roupas pequenas. Por isso, a melhor dica para manter a organização da gaveta é comprando um organizador, encontrado no mercado ou em lojas online por valores que variam conforme o seu material.

Além disso, há organizadores próprios para sutiãs de bojo, que não apenas ajudam na organização, mas protegem a peça para que não deforme e, consequentemente, perca a sua durabilidade.

Como organizar gavetas do banheiro

Geralmente, o banheiro possui gavetas grandes, que costumam ser utilizadas para guardar roupas sujas. Contudo, não é algo que recomendamos, já que elas podem ser acomodadas num cesto de roupa suja que, dependendo do modelo, pode ser até mesmo um elemento de decoração.

Desse modo, como organizar gavetas do banheiro fica muito mais fácil se você aproveitar o tamanho dessa gaveta para organizar produtos próprios como shampoo, condicionador, protetor solar, hidratante, sabonete etc.

Você ainda pode guardar outros produtos como algodão e cotonete podem ser colocados em potes organizadores.

Como organizar gavetas na cozinha

A gaveta da cozinha é outro lugar que costuma ser muito complicado de organizar, já que toda vez que abrimos com um pouco mais de força e rapidez, os talheres e outros utensílios saem do lugar.

Mas, não se preocupe, porque, ao mesmo tempo que é complicado, como organizar gavetas da cozinha torna-se muito simples quando sabemos o que fazer.

Geralmente, uma cozinha possui várias gavetas, não apenas na pia, mas também nos móveis como balcão, armários etc. E essa já é uma grande facilidade, pois tem espaço de sobra para acomodar tudo.

Então, comece a organização de gavetas pelas que estão mais perto e, consequentemente, em mais evidência. Coloque nela os utensílios que você mais utiliza. Sugerimos começar pelos talheres.

Para otimizar ainda mais a organização de gavetas de talheres, você pode colocar divisórias com um espaço para cada coisa: colheres de sopa, garfos, facas, talheres de sobremesa, colheres maiores, conchas etc.

Nas gavetas de baixo, você deve colocar itens por ordem de uso: gavetas de vasilhas – e suas respectivas tampas, gavetas para itens de limpeza utilizados na cozinha, panos de prato, utensílios maiores como rolo de macarrão etc.

Sobrou espaço? Como organizar gavetas também pode acomodar temperos, chás, bolachas, biscoitos etc.

Como não organizar gavetas

Já falamos muito sobre a organização de gavetas, certo? Agora, é importante falarmos sobre formas equivocadas de como organizar gavetas. Em outras palavras, maneiras que até parecem que funcionam no início, mas que, ao longo do tempo, vai acontecendo uma verdadeira bagunça.

  • Com a correria do dia a dia, é comum jogar objetos pequenos nas gavetas sem qualquer critério. No começo, pode ser algo sem importância, mas, ao longo do tempo, pode atrapalhar bastante. Isso porque esquecemos da organização de gavetas até o momento que precisamos procurar alguma coisa;
  • Empilhar objetos maiores e desafiar as leis da física também não é uma boa ideia, pois podemos ocupar espaço que poderia ser mais bem aproveitado se houvesse mais organização;
  • Jogar os itens na gaveta, independentemente do tamanho não é uma prática interessante, pois acabamos não tendo uma boa visão do que está embaixo e, consequentemente, a chance de fazer bagunça e/ou não encontrar o que precisamos é maior;
  • Desarrumar alguma coisa é normal. Porém, o problema está em “deixar pra lá”. Mesmo que estejamos com pressa e não possamos organizar na mesma hora em que bagunçamos, devemos voltar tudo o que foi bagunçado no seu devido lugar o mais rápido possível;
  • Quando compramos algo novo, geralmente costumamos “largar” na mesa da cozinha ou colocar no primeiro lugar que vemos na frente, certo? Mas, procurando guardar os novos itens onde foi decidido que seria a sua categoria é a melhor forma de manter a organização de gavetas por mais tempo.

Você gostou de nossas dicas de como organizar gavetas? Seguindo estas dicas, com certeza você vai manter a organização de gavetas muito mais prática, clean e, consequentemente, poderá manter cada coisa em seu devido lugar por mais tempo.

Para isso, é muito importante ter disciplina, especialmente nas primeiras semanas, para não ceder à tentação de fazer aquela bagunça. Mas, com o tempo, você perceberá que vale muito à pena, especialmente quando não haver mais imprevistos causados por objetos perdidos numa gaveta que parece ter espaço para guardar tudo e nada ao mesmo tempo.

Continue navegando em nosso blog para mais dicas de organização e limpeza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro