Procuro por...

Como organizar Geladeira

Como organizar geladeira e mantê-la assim é um desafio para você? Não se preocupe, pois a organização da geladeira é mais fácil do que você imagina!
Atualizado em 29/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Aprenda como organizar geladeira corretamente!

Como organizar geladeira depois de fazer uma compra do mês? Ou ainda, com o abre-fecha praticamente em todo momento, seja para fazer café da manhã, almoço ou jantar como também fazer lanches, pegar água gelada ou suco etc. E como manter o controle de tantos alimentos com modos de conservação e datas de validade diferentes?

É claro que a eficiência da organização de geladeira depende de vários detalhes, não apenas se manter por mais tempo, como também encontrar cada elemento e, acima de tudo, como manter os alimentos e bebidas conservados da maneira correta.

Além disso, como organizar geladeira também é uma questão econômica, já que, muitas vezes, os produtos passam do prazo de validade porque estavam perdidos. Ou ainda, compramos itens repetidos porque não vimos que já havia um igual guardado na geladeira.

A organização da geladeira também evita desperdícios, e ainda previne que alimentos estraguem lá no fundo da geladeira, causando maus odores.  

Mas, para que tudo isso seja possível, é mais do que necessário entender como funciona o sistema de refrigeração, especialmente se a sua geladeira for um modelo mais antigo, em que a temperatura esfria quando está mais perto do freezer e fica mais amena quando está mais longe.

É importante lembrar que os modelos mais novos têm um sistema de refrigeração mais moderno e uniforme.

Neste artigo, você vai aprender todo o passo a passo de como organizar geladeira por setores, além de dicas de conservação e armazenamento de alimentos.

Como organizar geladeira começa com a limpeza

Como organizar geladeira começa, naturalmente, com a limpeza. Retire o aparelho da tomada e deixe a geladeira descongelando.

Limpe o interior da geladeira e as gavetas com detergente neutro utilizando o lado macio da esponja. Em seguida, remova o sabão com um pano macio umedecido com água.

Para evitar a proliferação de bactérias, é interessante aplicar um pano umedecido com uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre de álcool na proporção de 1 colher de sopa para cada 100 ml. Finalize passando um pano seco e macio.

É importante fazer uma limpeza mais leve uma vez por semana (ou uma prateira/comportamento por dia), sendo que a limpeza mais pesada deve ser feita uma vez por mês.

Como organizar geladeira: Prateleira superior

Se o freezer estiver acima da geladeira, logo a prateleira superior vai ser a mais refrigerada. Na nossa sugestão de organização de geladeira, recomendamos colocar os sucos naturais (que são bem diferentes dos sucos industrializados).

Além disso, nesse espaço devem ir as ervas e temperos verdes, tais como salsinha e cebolinha. É importante lembrar que as ervas - assim como hortaliças de um modo geral - não só podem como devem ser guardadas em saquinhos plásticos. Mas, falaremos mais adiante sobre mais uma sugestão para armazenar verduras.

Carnes e peixes também devem ser muito bem vedados em potes com tampas para evitar que fiquem em contato com outros alimentos e liberem odores. É importante lembrar que as carnes não devem ser lavadas antes de ir para a geladeira e que é natural que mudem de cor na geladeira por conta do oxigênio. Nesse espaço, também vão os frios.

Lembrando que carne de frango dura 2 dias na geladeira, peixe dura 1 dia e os frios, 3 dias.

Você tem costume de guardar os ovos na porta da geladeira? Apesar de ser a sugestão do próprio design da geladeira, o abre e fecha constante acaba prejudicando a qualidade do alimento. Por isso, procure guardá-los na prateleira superior da geladeira, em um pote com tampa na embalagem original ou ainda numa caixa organizadora. Os ovos duram aproximadamente um mês na geladeira.

Na prateleira superior, ainda devem ficar guardados os leites e derivados. Porém, de maneira alguma coloque potes de iogurtes abertos junto com a colher, pois será uma chuva de bactérias.

Organização da geladeira: Prateleiras do meio

Para uma organização de prateleiras bem-feita, padronize as prateleiras do meio como espaços para colocar os alimentos já prontos, tais como doces, bolos, tortas, pizzas, sopas etc.

Guarde todos estes alimentos em potes com potes transparentes ou etiquetados, para facilitar na hora de encontrarmos.

Lembrando que é importante não guardar os alimentos em latas, pois elas oxidam e, com isso, pode causar problemas de saúde.

Como organizar geladeira: Tampo da gaveta inferior

Você pode reservar o tampo da gaveta inferior para os alimentos que você pretende descongelar.

Também é um ótimo lugar para colocar as frutas maduras ou que já foram fatiadas. Guarde-as em sacos plásticos, exceto as frutas cítricas, que podem ficar soltas.

Não há necessidade de lavar as frutas antes de guardá-las, já que elas são sensíveis à umidade e podem estragar com mais facilidade, além de criar um ambiente propício para a proliferação de bactérias que podem contaminar os outros alimentos.

Como organizar geladeira: Gaveta inferior

Há alguns alimentos que são mais sensíveis às temperaturas mais baixas. A gaveta inferior é um local muito importante de como organizar geladeira, pois é própria para este tipo de alimento.  

Guarde legumes e verduras. Lave muito bem cada uma delas, seque com cuidado e, em seguida, guarde em um recipiente com tampa forrado com um papel toalha. Você também pode colocar as hortaliças em saquinhos plásticos, mas não amarre com força.  

Organização de geladeira: Porta

É bom reforçar que a sugestão de como organizar geladeira vinda dos fabricantes nem sempre está adequada, como é o caso do ovo que perde a qualidade com o abre e fecha da porta, a mudança da temperatura etc.

Esse espaço é o local mais indicado para condimentos como maionese, ketchup, mostarda, molho de pimenta, molho de tomate, molho barbecue, molho inglês, molho shoyu, azeitonas, conservas em geral etc.

Guarde o vinagre também na porta da geladeira, já que a temperatura ambiente pode fazer com que este produto se contamine.

Guarde também os refrigerantes e os sucos industrializados. Como organizar geladeira também pode ser ainda mais fácil se você colocar os refrigerantes em latinhas em portas-latinhas.

Como organizar geladeira: Congelador

Não podemos falar de como organizar geladeira sem mencionar o congelador, ou freezer.

Esse espaço é específico para os produtos que devem ser armazenados em temperaturas mais baixas, tais como as carnes congeladas. Para não se confundir, procure criar o hábito de etiquetar os saquinhos onde guardará estes alimentos.

Também é possível guardar nesse espaço alguns tipos de legumes que você deseja aumentar a durabilidade.

Guarde no freezer também os produtos prontos e congelados, não apenas o sorvete, mas também lasanhas, tortas, pizzas etc.

Você gosta de temperar os alimentos com ervas, mas a durabilidade deles não é tão boa? Então, tenha o hábito de lavar e picá-las, guardando em forminhas de gelo para separar em porções, o que facilita até mesmo na hora de temperar um alimento, sem correr o risco de “errar a mão”.

O freezer exige um cuidado especial além dos que vimos em como organizar geladeira: é importante que os recipientes sejam resistentes às temperaturas baixas, já que potes de plástico e vidro podem acabar estourando e provocando acidentes.  

Dicas interessantes para a organização da geladeira

Agora que você sabe como organizar geladeira por setor, veremos algumas dicas úteis para otimizar ainda mais a organização e também a higiene.

  • Coloque etiquetas de identificação em cada um dos potes e saquinhos. Além do nome do alimento, é muito importante anotar a data de fabricação e de validade;
  • Lave com água detergente neutro todas as embalagens de produtos que você acabou de comprar antes de levar à geladeira, tais como sacos plásticos, garrafas de refrigerante e potes em geral;
  • Passe um pano úmido com água nas embalagens de suco e leite – que são conhecidas como tetra pack – e espere secar antes de guardar na geladeira;
  • Prefira guardar os alimentos em embalagens de acrílico, que evitam o odor e não correm o risco de contaminar os alimentos;
  • Sabe aquela história do pobre coitado que foi todo animado pegando um pote de sorvete, mas era feijão? Evite isso armazenando os alimentos em potes transparentes, para ajudar a identificar tudo com mais facilidade;
  • Analise a data de validade dos itens: não faça um estoque grande de alimentos que duram pouco, pois isso pode causar um grande desperdício;
  • Se você quiser otimizar ainda mais a organização de gavetas, você pode colocar todos os produtos em organizadores. Essa é uma prática muito útil, não apenas porque ajuda a colocar cada coisa em seu lugar, mas também evita acidentes caso algum produto cair e vazar - em vez de vazar na geladeira inteira, vazará apenas na caixa organizadora, o que torna muito mais fácil de limpar, certo?
  • Cuidado com o volume de coisas que você guarda na hora de como organizar geladeira. É importante ter um espaço para que o ar refrigerado circule para que os alimentos fiquem conservados de fato.

Você gostou de nosso artigo de como organizar geladeira? Percebeu que a organização da geladeira não é nem um pouco complicada, quando termos um “Norte” para seguir?

Seguindo nossas dicas, certamente os alimentos e bebidas armazenados serão encontrados com muito mais facilidade.

Além disso, você garante que todos os produtos estejam em seus devidos lugares, o que não apenas facilita na conservação, como pode, inclusive, diminuir o consumo de energia elétrica.

Continue navegando em nosso blog para mais dicas de limpeza e organização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro