Procuro por...

Como organizar guarda-roupa

A organização do guarda-roupa que você faz não dura uma semana? Então, aprenda como organizar guarda-roupa e preservar a organização por mais tempo!
Atualizado em 29/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Saiba como organizar guarda-roupa e mantê-lo organizado por mais tempo!

Muitas pessoas pensam que como organizar guarda-roupa e manter arrumado é uma coisa impossível nos dias de hoje, que estamos correndo sem parar. E, sem a devida organização do guarda-roupa, o que acontece? Uma completa bagunça, sendo que em muitos casos, o estrago é tão grande que vem aquela uma avalanche de roupas bem em cima de nossas cabeças.

Ok, você é daquelas pessoas que organiza, organiza, mas uma semana depois tem que organizar tudo de novo? Isso não significa que você seja desorganizada, mas sim, precisa otimizar a organização do guarda-roupa.

Não vamos mentir, como organizar guarda-roupa é uma tarefa demorada. Porém, acredite: seguindo as nossas dicas, uma organização dessas vai ser algo que você precisará fazer pouquíssimas vezes ao ano.

Então, você tira um dia para organizar o guarda-roupa e se poupa de todos os preciosos minutos que você gastaria procurando no mar de roupas bagunçadas aquela peça de roupa que você quer tanto vestir – pior ainda é quando essa peça de roupa faz parte do seu uniforme de trabalho – e, por isso, acaba até mesmo atrasando.

Além de economizar tempo, outra grande vantagem de deixar o guarda-roupa sempre organizado é aquela sensação gostosa de limpeza. Afinal de contas, a desorganização de um ambiente acaba deixando a energia mais carregada.

Para ajudar-lhe nessa empreitada, este artigo reúne as principais dicas de especialistas sobre como utilizar melhor cada espacinho de seu guarda-roupa: quais são as melhores roupas para pendurar no cabide, dobrar, colocar na gaveta e, é claro, como usar os famosos organizadores.

1.      Esvazie o guarda-roupa e faça uma boa limpeza

O primeiro passo de como organizar guarda-roupa é esvaziando tudo! Cabides, gavetas, enfim, todos os compartimentos. Depois, retire as gavetas para poder fazer uma limpeza.

Passe um aspirador de pó para remover toda a poeira, depois faça uma solução de água e detergente neutro e aplique em tudo utilizando o lado macio da esponja, removendo em seguida com um pano macio com água e finalizando com um pano macio e seco.

2.      Pratique o desapego na hora de como organizar guarda-roupa

Conforme você retira as peças de roupa, já percebe que tem uma ou outra blusinha que você não usa há séculos, não é mesmo? Ou aquela calça jeans que não fecha mais, ou ainda aquele vestido de festa que você usou no casamento do seu primo ou na formatura da faculdade, muitos anos atrás?

Há, ainda, muitas roupas danificadas, ou que estão quase “andando sozinhas” de tão velhas, e teimamos em manter.

Sabemos bem que muitas peças têm aquele valor emocional. Mas, será que todas são necessárias? A organização do guarda-roupa depende muito de quão desprendido você está, já que muitas roupas apenas ocupam espaço, mas não são usadas há muitos anos.

Então, é momento de você desapegar! Se for um processo muito difícil para você, pode ir aos poucos, seguindo estes critérios:

  1. Separe todas as roupas que você não usou há 6 meses ou 1 ano.  
  2. Distribua estas roupas em três grupos: aquelas que estão perfeitas, aquelas que estão danificadas e aquelas que estão velhas demais.
  3. As peças danificadas têm conserto? Vale a pena consertar?  
  4. Você engordou? Emagreceu? Se as roupas não estão servindo, por que mantê-las?

Escolheu as roupas que você vai desapegar? Então, é interessante fazer uma análise: quais são as roupas que podem ser vendidas para render uma grana extra? Você pode vendê-las tanto em brechós como nas redes sociais.

E quais são aquelas que você pode doar? É importante lembrar que, por mais que seja uma caridade, não é legal doar roupas “caindo aos pedaços”.

Nesse momento, costumamos ficar indecisos, especialmente em relação às roupas e acessórios que ganhamos de presente, mas que não fazem o nosso estilo. Não vestimos, mas mantemos em nosso guarda-roupa por educação. Se esse é o seu caso, pense em duas coisas: primeira, você não precisa agradar ninguém; segunda: há pessoas que ficariam muito felizes com uma roupa que você pode não ter gostado.  

Finalize a sua análise com aquele grupo de roupas que você acredita que estão perfeitas: você usa com certa frequência? Elas servem e estão com um caimento bacana? Então, elas voltarão para o guarda-roupa.

3.      Estabeleça critérios de organização de roupas

Não adianta: como organizar guarda-roupa e mantê-lo organizado fica muito, mas muito mais fácil se você tiver critérios para distribuir as peças no guarda-roupa.

Por quê? Para responder essa pergunta, pense em uma cena: você está procurando uma peça de roupa qualquer para ir trabalhar. O que você acha que será mais rápido: procurar em todas as pilhas roupas que podem até estar dobradas e relativamente organizadas, mas que está tudo junto e misturado, ou procurar em um grupo de roupas organizadas por semelhanças?

Para ajudar-lhe nessa tarefa, que pode ser muito exaustiva para algumas pessoas, separamos um passo a passo:  

·         Agrupe as roupas conforme o tipo

Já pensou que maravilha bater o olho em uma roupa e saber que ela está lá? Então, como organizar guarda-roupa focando no tipo de roupa permite fazer isso.

Agrupe todas as blusas, calças, saias, vestidos, bermudas, shorts, etc. Em seguida, você pode criar subgrupos como “roupas de frio” e “roupas de calor”.

·         Agrupe por looks e ocasiões

Você tem aquela blusinha que sempre usa com tal saia? Então, o que acha de deixar junto para economizar tempo? Da mesma forma, você pode agrupar as roupas por ocasiões: separe, por exemplo, todas as roupas que utiliza no dia-a-dia daquelas que você usa para ocasiões especiais.

·         Agrupe as roupas por cores

Separou as roupas por tipos? Então, otimize ainda mais a organização do guarda-roupa por cores. Não se preocupe, você não precisa ser um designer para fazer isso.

Imagine um arco-íris ou uma caixa de lápis de cor e separe: preto, branco, cinza, vermelho, laranja, amarelo, verde, etc. Se quiser ousar um pouco mais, você pode também organizar por tons. Calma, não precisa saber quais são os “cinquenta tons” de tal cor, focar em claro e escuro já está ótimo.

Com isso, você não apenas facilita a organização do guarda-roupa, transformando em algo bem visual (o que ajuda a economizar tempo), mas também o guarda-roupa fica muito bonito, como se tivesse contratado um decorador para organizar suas peças!  

4.      Determine onde ficará cada peça

O guarda-roupa está limpo e as roupas já estão separadas? Então, é momento de descobrir como organizar o guarda-roupa!

Antes de mais nada, você precisa determinar onde ficará cada peça de roupa e procurar manter esta organização do guarda-roupa sempre que tirar uma peça do lugar e colocá-la depois de lavar e passar.

Uma das melhores formas de iniciar este processo é com a periodicidade com a qual você usa suas roupas: Você utiliza uma peça de roupa todo dia? Então, com certeza ela deve estar à mostra e em um local bem acessível. Agora, se você utiliza de vez em quando, pode colocá-la em um local não tão acessível assim. Se usa raramente, pode colocar em outros lugares mais complicados de alcançar, como o maleiro.

Com isso em mente, você deve seguir o processo de como organizar guarda-roupa com as roupas que você separou por tipo, cor, ocasião, etc. Ou seja: você usa mais camisetas pretas de bandas? Então, elas devem ter mais destaque no seu guarda-roupa. Você não costuma usar roupas de praia? Logo, elas podem ficar mais “escondidas”.

É importante destacar que a organização do guarda-roupa deve priorizar a praticidade no dia a dia, facilitando na hora de escolher uma roupa. Aliás, você sabia que sabendo como organizar guarda-roupa, você pode até mesmo dormir por alguns minutinhos a mais? Isso porque você sempre vai saber onde está cada peça, então fica muito mais prático!  

5.      Comece pendurando as roupas no cabide

Como organizar guarda-roupa precisa começar por algum lugar, não é mesmo? Nossa dica de ouro é começar pelos cabides!

A organização do guarda-roupa fica ainda melhor se você utilizar cabides iguais. Com isso, a organização fica mais harmoniosa. De preferência, os cabides precisam ser de um material bem resistente, para aguentar as roupas pesadas como casacos.

Se você não puder comprar cabides iguais, basta organizar com algum padrão: todos os cabides precisam ficar agrupados por semelhança e, consequentemente, as roupas também ficarão. Nesse caso, as roupas com tecidos mais leves – como as blusinhas de alças – devem ser colocadas nos cabides de plástico ou acrílico, enquanto os casacos são colocados em cabides de madeira.

Ternos e vestidos de festa devem ser colocados em um cabide próprio, para evitar que o tecido se deforme. Se você preferir pendurar os cintos, prefira colocá-los em cabides específicos, que não deixam o couro dobrado, o que pode danificar.

Se você for adepta dos vestidos, organize-os por tamanho e, caso tenha mais de um vestido com o mesmo tamanho, organize por cores.

As saias devem ser penduradas no guarda-roupa. Caso seja necessário, é possível utilizar cabides com pinças.

Para as peças mais finas e com tecidos mais delicados, você pode utilizar pinças próprias, feitas de veludo. Ou ainda colocar feltro sobre a peça de roupa para minimizar as marcas.

Nos cabides, também podemos colocar as blusas de inverno mais finas, inclusive as de gola alta. Casacos e jaquetas de couro também devem ser colocadas em cabides e, para aumentar a proteção, é interessante coloca-las em capas protetoras de TNT.

Muita gente coloca as calças em calceiros, mas, se você prefere guardar suas calças em cabides, pode otimizar a organização do guarda-roupa com cabides próprios para calças, que permitem que você coloque até cinco calças num mesmo cabide. Priorize guardar as calças sociais, pois possuem um tecido mais delicado e, por isso, podem amassar com facilidade.

·         Cabides 2 em 1

Você quer otimizar a organização do guarda-roupa, separando as peças por looks? Nesse caso, é possível utilizar os lacres de refrigerante para juntar os cabides.

·         Nem tudo se pendura no cabide

É claro na ânsia de como organizar guarda-roupa, desejamos pendurar tudo. Mas, saiba que nem todas as peças podem se pendurar no cabide, algumas possuem tecidos frágeis que podem ser danificados e até mesmo perder seu formato original.

Os casacos, como dissemos ainda há pouco, podem ser pendurados. Porém, aqueles que são mais pesados e confeccionados em tricô ou lã devem ser dobrados e guardados no maleiro para preservar o formato e não ocupar um espaço desnecessário.

Da mesma forma, evite pendurar vestidos de bandagem, blusinhas de malha, etc.

6.      Hora de dobrar as roupas

Pendurou todas as roupas no cabide? Agora é hora da parte 2 de como organizar guarda-roupa: dobrar as camisetas e outras peças de roupa que não foram colocadas nos cabides. Ok, sabemos que muitas pessoas simplesmente têm pavor dessa parte, mas, não se preocupe, pois com as nossas dicas você poderá ter um trabalho muito menor e ainda evitar grandes acidentes – as famosas avalanches de roupas.

·         Dobre suas roupas com o mesmo tamanho

Não tem jeito: como organizar guarda-roupa exige muito cuidado com as roupas dobradas. Elas devem ficar com o mesmo tamanho, não apenas para um visual mais bonito, como também poder acomodar várias colunas de roupas.

Se você não consegue fazer isso apenas com a mão, pode utilizar os moldes próprios, conhecidos como “gabaritos”. É possível adquiri-lo em lojas, mas também é possível confeccionar em casa utilizando papelão. O interessante é que alguns gabaritos que são comercializados possuem diversos tamanhos diferentes, então, comprando apenas um kit você consegue modelos para dobrar roupas para toda a família.

·         Tome cuidado com o tamanho das pilhas

O processo de como organizar guarda-roupa fica muito mais prático e seguro se você evitar fazer pilhas muito grandes. É muito fácil ocorrer acidentes, especialmente na hora de pegar uma roupa que está do meio da pilha para baixo. Além disso, você já viu a Torre de Pizza, na Itália? Pilhas muito grandes costumam tombar para o lado.

Dobrando as peças do mesmo tamanho e organizando por tipos, cores e ocasiões, é possível fazer várias pilhas menores e, consequentemente, mantê-la organizada mesmo ao tirar e repor diversas vezes.

7.      É hora de organizar gavetas

As gavetas são espaços muito úteis, mas, se não forem organizados corretamente, passam a impressão de que não há espaço para nada e que sempre estão bagunçadas.

No processo de como organizar guarda-roupa, guarde nas gavetas as peças íntimas, seus pijamas, suas roupas fitness, roupas de praia.

·         Como organizar roupas íntimas

As gavetas são lugares perfeitos para organizar as suas roupas íntimas, pois são discretas e possuem um espaço perfeito para estas peças que costumam ser pequenas e delicadas.

  • Calcinhas: Uma sugestão interessante é fazer “envelopes” ou “trouxinhas” com as calcinhas: estique a peça virada para baixo, dobre cada lado do cós em direção ao meio, dobre a parte central e depois vire de dentro para fora. Em seguida, organize-as por cores, do mais escuro para o mais claro.
  • Soutiens de bojo e armação: Em primeiro lugar, feche o soutien para que o elástico não fique ocupando espaço desnecessário. Coloque-os um sobre o outro, encaixando um bojo no outro para otimizar espaço.  

·         Como organizar meias

Muitas pessoas fazem “bolinhas”, mas não é o adequado, pois estica a trama e, a longo prazo, pode deformar a peça, afetando a sua durabilidade. A melhor alternativa é dobrar a meia ao meio, ou ainda fazer um rolinho.

·         Como organizar meia-calça

Da mesma forma que as meias, a meia-calça costuma ser organizada em rolinhos, o que não é muito interessante pois pode acabar danificando a trama, o que facilita que a meia desfie.

A maneira adequada de guardar a meia-calça é fazer um rolinho. Para isso, estique a meia, dobre uma perna por cima da outra e depois enrole, começando pelos pés até em cima.

·         Como organizar roupas de praia

Biquinis, maiôs, saídas de praia, cangas devem ser guardados em uma gaveta específica ou ainda em uma caixa organizadora, especialmente se a temporada de piscina e praia tiver acabado. Se o seu biquini ou maiô tiver bojo, tome cuidado para não amassar.

·         Como organizar pijamas e camisolas

Pijamas costumam vir em um conjunto, certo? Então, dobre as duas peças juntas. Assim, além de economizar espaço ficará muito mais fácil de encontrar cada peça. Tome muito cuidado na hora de dobrar peças de tecidos mais leves e delicados.

·         Como organizar lenços, echarpes, pashminas, etc.

Em como organizar guarda-roupa, há duas opções de organizar acessórios como pashminas, echarpes, etc.: ou na própria gaveta ou em uma caixa organizadora.

Procure dobrar todas as peças do mesmo tamanho, mas evite fazer várias dobras para não marcar estas peças que costumam ter um tecido bem leve.

·         Como organizar luvas e cachecóis

Luvas e cachecóis devem ser organizados em rolinhos ou dobrados. Como é uma peça que não costuma ser muito usada, coloque em uma caixa e mantenha em caixas junto com um saquinho de sílica para proteger estas peças da umidade.

·         Como organizar roupas fitness nas gavetas

Dobre as roupas fitness em pacotinhos: estique a legging sobre uma superfície, coloque uma perna sobre a outra, dobre a legging em três e finalize colocando a peça dentro do cós como se fosse um envelope.

As blusas fitness costumam ser confeccionadas em dry-fit, um tecido molinho e bem fresco. Você pode dobrar em um quadrado ou ainda fazer rolinhos. As outras blusas, de outros tecidos também devem ser organizadas da mesma maneira.

A organização do guarda-roupa fica melhor se estas roupas forem colocadas em uma gaveta, sendo que as blusinhas devem ser colocadas na vertical, uma atrás da outra. Assim, as peças não caem se você tirar uma do lugar, o que ajuda em como organizar guarda-roupa e manter organizado por mais tempo!

8.    Como organizar guarda-roupa: bolsas

Em primeiro lugar, certifique-se de que a bolsa está vazia. Tire tudo dos bolsos e demais compartimentos. Isso é muito importante, pois, se você tiver esquecido uma caneta, por exemplo, é possível que ela estoure e manche todo o tecido. Para manter o formato original da bolsa, você pode colocar enchimento dentro dela.

É muito importante não deixar uma bolsa grudada na outra, pois podem ficar manchadas. Você pode comprar um cabide específico para colocar as bolsas, mas também colocar divisórias de acrílico. As duas coisas facilitam bastante a visualização da peça e, por isso, facilita na hora de escolher a que mais combina com você. Além disso, deixa o processo de como organizar guarda-roupa e mantê-lo organizado muito mais simples, já que estará muito mais clean.

9.      Como organizar guarda-roupa: calçados

A questão dos calçados é um tanto complicada. O ideal é que você tenha uma sapateira específica para os calçados. Porém, sabemos que não é muito fácil, especialmente porque uma sapateira costuma ocupar bastante espaço. Então, deixaremos um guia de como organizar guarda-roupa com seus calçados.

·         Higienize os seus calçados

Antes de mais nada, sempre que chegar em casa e precisar deixe os seus sapatos em um lugar arejado para que possam respirar um pouco. Isso é muito importante até mesmo para tirar o chulé.

Com uma escovinha de cerdas macias, limpe as laterais do calçado cuidadosamente. Em seguida, borrife um pouco de álcool nas solas e esfregue com a escovinha. Isso evita que as sujeiras da rua acabem se espalhando para os calçados limpos ou ainda danificando-os, especialmente aquelas pedrinhas pequenas do asfalto.

·         Como guardar os calçados

Você pode utilizar organizadores de calçados, que permitem colocar um em cima do outro, economizando espaço. Também é possível colocar em caixas de plástico ou acetato, desde que elas tenham aberturas para que os calçados respirem e, além disso, você possa visualizar melhor onde está cada calçado.

Evite guardar seus calçados em caixas de papelão, pois a umidade pode prejudicar a durabilidade do produto.

Se você guardar as botas dentro do armário, tome cuidado, pois podem descascar se ficarem muito tempo dobradas. Por isso, você pode utilizar enchimentos para aumentar a sua vida útil. Uma sugestão é que você utilize espaguete de piscina.

10. Como organizar guarda-roupa: vestidos de festa

Os vestidos de festa costumam ser um pouco complicados de guardar, já que possuem vários bordados. Colocar diretamente no cabide pode fazer com que um bordado enrosque no outro e aí já viu: podem acabar estragando bem no dia daquela festa especial.

É importante colocar uma capa protetora em cada um dos vestidos, porém, garanta que o espaço disponível seja suficiente para que a barra não dobre. Se não for, também é possível colocar em um cabide de veludo (que não permite que o vestido escorregue e caia).  

11. Como organizar guarda-roupa: Roupas de inverno

Em primeiro lugar, é muito importante que as roupas de inverno estejam limpas antes de serem guardadas, pois nossa pele solta resíduos que servem de alimentos para as traças. Agora, imagine suas roupas passarem o verão inteiro expostas às traças.

Nossa dica é que você coloque em packs que permitem a visualização do conteúdo, ou que coloque em capas protetoras feitas de TNT. Também é possível guardar suas roupas de inverno a vácuo, tática que pode reduzir o volume em até 75%.

Se você quiser otimizar espaço na hora de como organizar guarda-roupa, pode fazer rolinhos. É importante ressaltar que blusas de lã não devem ser colocadas em cabides, para que não fiquem deformadas.

Não recomendamos colocar em sacos plásticos, pois retém a umidade e, além de ser um espaço perfeito para mofos, também deixam as roupas amareladas.

Para evitar danos causados pela umidade, coloque sachês anti-umidade.  

12.  Como organizar guarda-roupa: cintos, gravatas, chapéus, bonés

Não tem espaço no cabide para tantos acessórios? Então, para otimizar o espaço, é interessante guardar os cintos, gravatas, chapéus e bonés em colmeias organizadoras.

13. Use e abuse do maleiro

Seu guarda-roupa tem maleiro? Então, saiba que pode ser um grande aliado da organização do guarda-roupa. O maleiro é conhecido como “área de armazenamento”, ou seja, um espaço próprio para guardar roupas e outras peças que você usa em momentos muito específicos, como malas de viagem, bolsas, roupas de banho, roupas de cama, etc.

·         Malas e bolsas de viagem

As malas costumam ocupar muito espaço e não utilizamos muito, não é mesmo? Quer dizer, a não ser que você viaje bastante, especialmente a trabalho. Por isso, é interessante guardar suas malas no maleiro. Uma dica é colocar uma mala dentro da outra, para otimizar o espaço.  

Além disso, as malas também são locais interessantes para você guardar itens que você não usa muito, especialmente acessórios que você costuma utilizar apenas em viagem, como necessaires.

·         Roupas de cama e roupas de banho

Um dos maiores dilemas no processo de como organizar guarda-roupa são as roupas de cama e roupas de banho. Muita gente costuma dobrar de qualquer jeito e, desse modo, é muito fácil que tudo venha abaixo quando temos que pegar uma peça que está embaixo.

Se você já passou por isso, não se preocupe, pois temos sugestões de personal organizer para otimizar a organização do guarda-roupa com roupas de banho e de cama.

Faça rolinhos com os lençóis mais finos e com os edredons pequenos. Os edredons maiores devem ser dobrados cuidadosamente. Já as toalhas de rosto e de banho podem ser organizadas em rolinhos.

Se você tem um jogo de cama ou banho com diversas peças e gosta de usá-las juntas, nossa sugestão é aproveitar e otimizar o espaço em como organizar guarda-roupa. Para isso, basta colocar as fronhas sobre o lençol, fazendo um tipo de “pacote” na hora de dobrar.

Outra ideia de como organizar guarda-roupa e economizar de maneira considerável o espaço (o que pode ser ótimo para guarda-roupas pequenos) é colocando as roupas de banho e de cama em sacos à vácuo, que prometem reduzir o volume em até 3 vezes.

Os sacos à vácuo possuem tamanhos diferentes, podendo armazenar, inclusive, edredons com o tamanho King! Além de compactarem as peças de roupa, também protegem contra poeira, umidade, mau odor, etc.

14. Otimize a organização do guarda-roupa com caixas organizadoras, colmeias, etc.

Você é daqueles que gosta de praticidade e economia de tempo? Então, saiba que os organizadores podem ser uma “mão na roda”.

Há alguns organizadores e colmeias que são “pau pra toda obra”, ou seja, podem armazenar todo tipo de peça, enquanto outros são específicos para guardar peças como lenços, gravatas, roupas íntimas, etc. Confira os principais tipos de organizadores:

·         Cesto organizador

Esse cesto é muito comum em lojas que vendem artigos de decoração e organização. O melhor de tudo é que estes organizadores estão disponíveis nos mais variados tipos: há alguns bem elaborados, mas que são mais caros, enquanto outros são mais básicos e, consequentemente, mais acessíveis.

Além disso, você ainda pode fazer o seu próprio organizador! Tome cuidado, porém, com as caixas de papelão que, como vimos, podem reter a umidade, danificando e/ou manchando suas roupas.

·         Caixa organizadora

As caixas organizadoras são muito bonitas e possuem vários tamanhos diferentes, o que faz com que sejam coringas de como organizar guarda-roupa.

Você pode, por exemplo, colocar peças pequenas e delicadas, como lenços, em uma caixa menor, enquanto roupas de cama vão para as caixas maiores.

·         Colmeia organizadora

A colmeia organizadora é ideal para organizar as gavetas, além de proteger suas roupas íntimas, que são mais delicadas.

15. Aproveite as portas do guarda-roupa para colocar ganchos

O seu guarda-roupa tem portas que abrem para frente? Geralmente, a parte de trás das portas não é utilizada, certo? Mas, você sabia que podem ser grandes aliadas em como organizar guarda-roupa?

Então, você pode aproveitar o espaço para pendurar ganchos. É possível organizar suas correntes, pulseiras, acessórios para cabelos, etc.

Como manter a organização do guarda-roupa por mais tempo?

Você organizou todo o guarda-roupa e deu um baita trabalhão? Então, obviamente, quer manter a organização do guarda-roupa por bastante tempo, não é mesmo? Saiba que isso é possível, basta seguir as nossas dicas.

·         Troque as roupas de lugar conforme a estação muda

Você já ouviu a frase “descer as roupas de frio”? Essa é uma estratégia muito útil em como organizar guarda-roupa. Por quê? Durante o verão, você não vai precisar dos casacos grossos e pesados, certo? Então, é momento de guardar essas peças no maleiro, protegidas por um saco de TNT (que ajudam a peça a respirar) ou ainda em sacos à vácuo que, como acabamos de ver, reduzem – e muito – o espaço ocupado.

Quando chega o inverno, você vai precisar colocar as roupas de frio em um lugar mais acessível, já as roupas de verão podem ser colocadas em packs e irem para o maleiro ou para algum lugar que seja acessível, mas não o centro do guarda-roupa.

·         Cada coisa no seu lugar

Não tem jeito, a melhor maneira de como organizar guarda-roupa e deixá-lo organizado por mais tempo é, simplesmente, criando o hábito de mantê-lo organizado. Por isso, é importante que você tenha em mente o lugar de cada coisa.

Sempre que passar várias roupas, por exemplo, dobre-as e coloque-as no lugar. Com isso, você não terá nenhum imprevisto que lhe obrigue a jogar todas as roupas de qualquer jeito no guarda-roupa, bagunçando, inclusive, aquelas que já estavam organizadas.

Tirou uma roupa do lugar e as outras saíram do lugar? Tire uns minutinhos do seu dia para organizá-las.

·         Identifique com etiquetas

Você não costuma colocar todas as roupas no mesmo lugar? Então, adote o hábito de colocar etiquetas, identificando onde vai cada peça de roupa. Isso é muito interessante para quem tem empregadas domésticas e/ou divide o guarda-roupa com mais pessoas, pois não tem a desculpa de não saber onde colocar cada roupa.

Outra dica interessante é colocar as etiquetas para identificar peças de roupas que estão dispostas em organizadores. Lembrando que é muito importante estabelecer um padrão, do tipo: roupas de inverno confeccionadas em lã que possuem gola alta.

·         Cuidados ao dividir o mesmo guarda-roupa

Além dos casais, é normal que dois irmãos que dividem o mesmo quarto também dividam o guarda-roupa. Por isso, a organização do guarda-roupa deve ser pensada com cuidado para que não haja uma bagunça em dobro.

No entanto, como organizar guarda-roupa divididos não é tão difícil assim. Basta estabelecer que cada pessoa tenha a sua própria gaveta, por exemplo. Com isso, a pessoa não apenas vai ter maior privacidade, como também não terá duas pessoas mexendo no mesmo lugar, o que pode ser frustrante, especialmente se um bagunçar o que o outro organizou.

Como deixar o guarda-roupa cheiroso e protegido

Seu guarda-roupa está organizado que dá gosto de ver, não é mesmo? E se você pudesse ter roupas com aquele cheirinho de limpeza por mais tempo? Vamos finalizar nosso artigo com dicas de como deixar o guarda-roupa cheiroso e ainda por cima protegido de mofo, fungos, etc.

·         Saco de organza com giz escolar

Você sabia que o giz escolar é muito útil no processo de como organizar guarda-roupa? Isso porque suas propriedades absorvem a umidade presente no ar. Basta colocar dois bastões de giz no saquinho e pendurar no cabideiro. Fique tranquilo, pois o saquinho impede que o giz suje suas roupas.

·         Sílica gel

Você já viu aquelas bolinhas que vêm junto com as roupas e bolsas? Sabia que é sílica? Este é um item com capacidade de reter a umidade ainda maior que o giz! Fique atento à coloração da sílica pois, se ficar cor-de-rosa, significa que já extrapolou sua capacidade de organização.

Essa é uma estratégia infalível para locais que têm muita umidade, como cidades litorâneas e casas na praia.

·         Louro não é só no feijão!

Você gostou da ideia de utilizar packs? Então, vai adorar saber que o louro é ideal para ser colocado em conjunto, especialmente para proteger suas roupas de frio. Por quê? O louro evita que as traças acabem com suas roupas!

Basta colocar umas folhas de louro no saquinho de organza e deixar no meio das roupas dispostas no pack.

·         Use e abuse dos sachês perfumados

Os sachês perfumados são excelentes para manter o guarda-roupa sempre com cheirinho de roupa limpa e são essenciais sobretudo nas gavetas, que são pouco arejadas.

É possível comprar sachês em lojas de decoração e na internet, mas também é possível fazer seus próprios sachês.

O método básico de DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) para sachês perfumados é com sagu e essência ou sagu e amaciante. Basta misturar as duas coisas, colocar em um saquinho plástico por 24 horas e depois colocar as bolinhas em saquinhos de organza com o auxílio de uma colher pequena, fechando com um laço para as bolinhas não caírem.

·         Água perfumada ou água de lençol

Também conhecida como água de lençol, a água perfumada é excelente para deixar seus lençóis e outras roupas de cama com um cheirinho bem gostoso.

A água de lençol pode ser comprada em lojas especializadas em roupas de cama, como também pode ser feita em casa, basta misturar 700ml de água mineral (ou filtrada e fervida), 200 ml de álcool de cereais e 100 ml da essência da sua preferência, desde que seja própria para produtos de beleza, as essências de vela não são adequadas.

Como organizar guarda-roupa é bem trabalhoso, não é mesmo? Não vamos mentir: sim, é. Entretanto, com as nossas dicas de organização de guarda-roupa, certamente essa organização ficará mais fácil e mais prática.

E o melhor de tudo é que, ao manter a organização do guarda-roupa por mais tempo, você não vai perder um tempão tentando achar aquela blusinha que você adora.

Gostou de nosso artigo de como organizar guarda-roupa? Então, continue navegando em nosso blog para ver mais dicas de limpeza e de organização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro