Procuro por...

Como Organizar Quadros na Parede

Os quadros dão um ar de sofisticação e elegância ao espaço, além de demonstrarem a sua personalidade. Aprenda como organizar quadros na parede e o que utilizar nessa tarefa!
Atualizado em 29/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Saiba como organizar quadros na parede com elegância e bom gosto

Como organizar quadros na parede é uma questão muito importante, já que esta é uma tendência atemporal e que dá a qualquer parede vazia um ar de sofisticação e de personalidade.

Com quadros, é possível contar uma história da família, transformar a casa em uma verdadeira galeria de artes, homenagear a sua banda favorita com posters, dar um ar vintage ao cômodo com posteres de filmes ou até mesmo emoldurar seus desenhos ou do seu filho.

E por que a organização de quadros é tão importante? Em primeiro lugar, porque há quadros de todos os tipos, cores, temas e tamanhos. E, é claro, há inúmeras opções para composições.

Nesse mar de oportunidades, é necessário ter bom senso, já que é importante criar um estilo harmônico e que polua o ambiente com excessos.

O mais interessante em como organizar quadros é misturar regras com a liberdade. Ou seja, adequar algumas instruções que dão bom gosto e harmonia à organização de quadros, mas que, ao mesmo tempo, seja algo leve, que não pareça que foi feita seguindo diversos critérios.

Como organizar quadros é simples e complexo ao mesmo tempo e, por isso, preparamos este artigo com sugestões de especialista em decoração de ambientes. Você vai aprender dicas de organização para ajudar-lhe a dispor todos os seus quadros e objetos de parede por layout e cômodos.

O que você precisa saber sobre como organizar quadros na parede

Organização de quadros no sentido horizontal

Neste exemplo, temos quadros com a temática "primavera", mas, além disso, podemos ver uma paleta de cores formada por tons de rosa, verde, azul, roxo e o branco, que são cores que se complementam.

Como já dissemos – e é importante reforçar – a regra é e não ter regras ao mesmo tempo. Por isso, há alguns detalhes que você precisa saber antes de como organizar os quadros na parede, inclusive dicas de ouro para tornar qualquer decoração de ambiente sofisticada.

Pense na ocupação do espaço

A primeira coisa a se pensar em como organizar quadros na parede é, obviamente, o tamanho da parede em relação ao espaço. Em seguida, analisar quais são os móveis que estão no cômodo.

A dica de ouro é: pensar na organização de quadros de modo a equilibrar os espaços vazios e aqueles que terão os quadros. A última coisa que queremos é uma poluição visual e deixar o ambiente carregado, certo? Da mesma forma, não é nada bom deixar um quadro “pititico” em uma parede de 3 metros.

A regra é cara: paredes grandes devem ter quadros grandes, para que possam ser observados de longe. Já os quadros menores podem ser colocados em paredes que permitem que nos aproximemos para olhar os detalhes.

Não dê margem para erros!

Um dos maiores problemas de como organizar quadros é acabar pendurando ou colando um quadro na parede, ver que ficou torto e, quando consertar, acabar arrancando uma parte da tinta.

Colocar os pregos sem nenhum critério também pode ser uma má ideia pois, na hora da organização de quadros pode não ficar como você queria e, das duas uma: ou ficar preso a uma decoração que você não gostou, ou ficar com uma parede toda furada que, para consertar, será necessário gastar com massa corrida ou mais uma demão de tinta.

Mas, qual será a maneira mais adequada de fazer com que isso não aconteça? É mais simples do que parece, basta usar uma fita crepe! Basta traçar uma linha que será responsável por deixar o quadro retinho.

Além da fita crepe, outra estratégia muito simples é utilizar jornal, papelão ou pedaços de papel para ter uma noção exata de como os quadros ficarão na sua parede.

Para isso, corte o papel do tamanho certinho do quadro e coloque na parede. Dessa forma, você não só confirma se o posicionamento está correto, como também checa se o layout geral da organização de quadros na parede e/ou do cômodo está harmoniosa, o que elimina qualquer risco de pecar pelo excesso ou pela falta.

Padronize a altura dos quadros

A regra padrão é: o quadro deve estar na altura dos olhos, para que não seja necessário erguer muito a cabeça ou abaixá-la para olhar. Em paredes comuns, indicamos que a altura exata de como organizar quadros é de 1,6 metros ou 1,7 metros. Se a parede for mais alta, o quadro pode ficar ainda mais no alto.

Você vai colocar um quadro sobre um móvel? Então, este deve ser colocado numa distância de 25 centímetros.

Equilibre as cores

Em primeiro lugar, vamos falar sobre as paredes. É bacana que as cores das paredes e os quadros se harmonizem entre si. Há maior ou menor contraste? As cores são semelhantes ou opostas? As cores são quentes ou frias?

A dica é utilizar uma paleta de cores ou um círculo cromático, que possuem as cores primárias, secundárias, terciárias e, é claro, os sobretons.

Você pode, por exemplo, pendurar o quadro neutro em uma parede de cores mais vibrantes e o oposto também acontece: dar vida a uma parede neutra ou clarinha com quadros de cores vibrantes.

Também é importante organizar os quadros pensando na harmonia de cores: dois quadros claros sendo colocados lado a lado não são tão chamativos como um com cores claras e outro com cores mais fortes.

Cuide da harmonia entre os quadros

Vai colocar mais quadros em uma parede? Então, pense em como ter uma harmonia entre eles. Com isso, cada um terá sua importância na organização dos quadros. Complemente as peças com base nos tamanhos, cores, temáticas, etc.

Faça um casamento perfeito entre os quadros e as molduras

As molduras são elementos que dão maior sofisticação ao quadro. Mas, para fazer um “casamento perfeito”, é importante seguir algumas dicas:

  • Combine o design da moldura ao da obra: uma moldura antiga não combina com um quadro retratando uma cidade moderna, certo?
  • Cuidado com o contraste da cor entre o quadro e a moldura, para que não provoquem desconforto a quem estiver olhando;
  • Se você quer chamar mais atenção para as cores do quadro, prefira molduras de cores neutras.

Ilumine o quadro

Você gosta de ter uma iluminação no cômodo à noite, não apenas para deixar a decoração mais sofisticada, como também dar mais conforto quando tiver que passar de um cômodo para outro? Então, combine iluminação com o quadro!

Você pode embutir a lâmpada no teto, por exemplo, ou ainda colocar uma luminária de parede. É importante que a iluminação esteja a 50 cm ou 60 cm de distância do quadro.

Como organizar quadros na parede com diferentes padrões  

Um dos maiores desafios de como organizar quadros na parede é como padronizar o alinhamento quando colocamos mais de um quadro, tanto quando eles são do mesmo tamanho como de tamanhos diferentes.

Mais uma vez, reforçamos que a ideia é padronizar os quadros de maneira que exista leveza na organização dos quadros, como se você não tivesse pensado muito para fazê-lo.

Como organizar quadros na parede: por eixo

A primeira dica para fazer um alinhamento equilibrado é analisar qual é o padrão das imagens: é horizontal ou vertical?

As imagens do eixo horizontal são, como o nome já diz, horizontais e que geralmente possuem molduras retangulares. Já as verticais, cujos formatos costumam variar um pouco mais, possuem a imagem vertical.

É claro que você pode, ainda, criar um layout que junte alinhamento por eixo vertical e, ao mesmo tempo, horizontal. Veja abaixo uma inspiração para como organizar quadros por eixo:

Como Organizar Quadros na Parede

Aqui temos dois exemplos de como organizar quadros na parede utilizando eixos. As imagens retratadas são cartões postais da cidade de Nova Iorque, sendo que no lado esquerdo podemos ver que elas seguem o eixo horizontal e, no lado direito, vertical.

Um truque para que a organização de quadros de tamanhos diferentes seja um sucesso é se inspirar em formas geométricas.

Como organizar quadros na parede: quadrado

Um dos padrões de alinhamento mais utilizados é formar um quadrado, ou seja, alinhar a parte superior, lateral e inferior dos quadros para que as dimensões do grupo inteiro sejam iguais.

Há diversas possibilidades: você pode tanto alinhar quadros com o formato quadrado; colocar um quadro maior que será o destaque e alinhar quadros menores ao lado dele, etc.

como organizar quadros na parede quadrado - Como Limpar

Nesta organização de quadros em quadrados, a paixão por gatinhos é transformada em arte!

Como organizar quadros na parede: retângulo

Da mesma forma que a dica de organização de quadros anterior, você pode dispor os quadros na parede formando um retângulo. Coloque um maior para ter destaque e disponha quadros menores simetricamente.

como organizar quadros na parede retangulo - Como Limpar

Esta organização de quadros possui um layout retangular e mostra diversos símbolos da cultura japonesa.

Como organizar quadros na parede: alinhamento na base inferior

Se você acha que como organizar quadros na parede a partir de formas geométricas é uma coisa muito rígida, pode experimentar uma forma mais leve de organização de quadros.

Uma ideia interessante é alinhar apenas a parte inferior, deixando as laterais e a parte superior mais livre.

como organizar quadros na parede alinhamento inferior - Como Limpar

Aqui, a história da família foi contada com quadros de diferentes tamanhos, mas que possuem um alinhamento na base inferior.

Como organizar quadros na parede: alinhado com móveis

No seu cômodo existe algum móvel de destaque como, por exemplo, um aparador, um sofá, uma mesa etc.? Então, aproveite para colocar um quadro para aumentar ainda mais a presença.

É muito importante centralizar o quadro com esse móvel, para que haja harmonia entre eles. É possível colocar um quadro grande, um quadro-mosaico de uma pintura só ou ainda vários quadros. Nesse último caso de como organizar quadros, a harmonização do ambiente fica ainda melhor se eles estiverem bem alinhados.

como organizar quadros na parede moveis - Como Limpar

Nesta imagem, como organizar quadros na parede se alinhou com a escrivaninha.

Como organizar quadros na parede inteira

Você gosta de uma decoração mais irreverente e cheia de estilo? Então, saiba que como organizar quadros na parede inteira pode ser muito interessante. A melhor coisa é que você pode usar diferentes tamanhos sem medo de errar.

como organizar quadros na parede inteira - Como Limpar

Preto e branco é a combinação do vintage, e está cada vez mais ganhando espaço na decoração de ambientes. Uma parede inteira com quadros monocromáticos cai muito bem com um sofá de cores vibrantes.

Como organizar quadros na parede: molduras como padrão

Você não consegue encontrar nenhum padrão e como organizar quadros na parede está complicado? Já pensou em padronizar a partir da moldura? Basta colocar na mesma parede quadros que possuam o mesmo estilo de moldura, cor, tonalidade, etc.

como organizar quadros na parede molduras 1 - Como Limpar

No exemplo, vemos a vida feliz de uma adolescente, sendo que como organizar quadros na parede foi padronizado a partir de molduras que possuem cor igual à madeira utilizada na cama e no espelho.

Apesar de todas estas dicas de como organizar quadros na parede, com certeza você tem total liberdade para deixar o seu estilo ditar as regras. Varie o tamanho dos quadros, as cores das molduras, etc.

Sugestões de organização de quadros na parede por cômodos

Quem é muito fã de quadros costuma querer encher todos os cômodos de quadros, não é mesmo? Porém, como organizar quadros na parede em um cômodo depende de alguns detalhes além do estilo dos moradores e tudo o que vimos até agora. Obviamente, o maior padrão para a organização de quadros na parede por cômodos é combinar com a proposta do cômodo. Parece confuso? Não se preocupe, pois como organizar quadros na parede é muito mais simples do que parece e você vai saber tudo sobre isso agora!

Quarto

Dos cômodos, como organizar quadros na parede do quarto é aquela que tem mais possibilidades. Isso porque, é claro, tem muito a ver com o estilo de quem ocupa o quarto.

Porém, há algumas instruções para facilitar a organização de quadros no quarto:

  • Se o seu quarto for pequeno, tome cuidado com quadros muito grandes, pois pode causar uma poluição visual. Se seu quarto for maior, como organizar quadros na parede vai depender da área que você quer destacar.
  • O quarto é de casal? Então, procure dialogar muito para o parceiro para encontrar quadros que agradem “gregos e troianos”.
  • Para quartos de criança, você pode colocar temáticas que estimulem a curiosidade da criança, como animais, letras, personagens de desenho etc.
  • Se o quarto for de adolescente, é bem provável que tenha pôsteres, correto? Experimente emoldurar os pôsteres para que não fiquem danificados e sujeitos à acidentes.  
  • Você gosta de quadros sobre a cabeceira da cama? Então, se certifique de que estão alinhados com a cabeceira. Uma ideia interessante é utilizar um quadro feito por mosaicos, mas também pode criar uma composição de diferentes quadros.
organizacao de quadros na parede no quarto - Como Limpar

No exemplo, temos um quadro em mosaico retratando a imagem de um jardim ao pôr-do-sol, que harmonizou com a coloração da madeira da cama.

Sala de estar

A sala de estar é um dos melhores lugares para organizar quadros na parede. Para escolher os melhores e deixar a decoração ainda melhor, é bacana combinar a temática dos quadros e a moldura com o estilo da decoração.

Se a decoração é clássica, você pode utilizar quadros com réplicas de obras clássicas, paisagens etc. Já decorações mais contemporâneas pedem quadros mais modernos, tais como pinturas abstratas, com figuras geométricas etc.

Tome cuidado também com as cores da sala. Se o cômodo tiver paredes e móveis de cores muito vibrantes, cuidado para não deixar o ambiente pesado com quadros de tonalidades fortes. Se o cômodo tiver cores mais neutras, você pode ousar mais em como organizar quadros na parede.

Normalmente, costumamos pendurar quadros atrás do sofá. Para equilibrar a decoração, deixe uma distância entre 30 cm entre o quadro e o móvel.

organizacao de quadros na parede na sala 1 - Como Limpar

A decoração da sala da imagem foi pensada em tons terrosos, muito comuns em uma decoração clássica. Com isso, os quadros escolhidos foram réplicas de obras antigas.

Sala de jantar

Na sala de jantar, o clássico do clássico é decorar a parede com Natureza Morta, com uma organização de quadros com temas como frutas, jarros etc. Agora, se a sala de estar for mais moderna e/ou integrada à cozinha, você pode optar por pinturas abstratas.

organizacao de quadros na parede na sala de jantar - Como Limpar

A sala de jantar foi decorada com um único quadro contemporâneo, que retrata prédios e um pôr-do-sol feito por uma decomposição de cores quentes. Para equilibrar com o restante da decoração, a toalha de mesa também possui um tom alaranjado.

Corredor

O corredor costuma ser estreito demais para ter móveis. Por isso, como organizar quadros na parede é a melhor alternativa para fazer a decoração deste espaço. Prefira quadros dispostos horizontalmente e que tenham o mesmo tamanho.

organizacao de quadros na parede no corredor 1 - Como Limpar

Para combinar com o corredor com piso de madeira e paredes de cor marfim, a organização de quadros na parede foi feita com fotos de girassóis. Para complementar, colocamos um tapete coral.

Hall de entrada

Você tem um hall de entrada, mas não sabe muito bem como valorizá-lo? Além de itens básicos como um aparador, você pode tanto apoiar quadros no objeto como pendurar quadros na parede. Sugerimos que sejam poucos quadros, no máximo dois, para combinar com um espaço que costuma ser pequeno e discreto.

organizacao de quadros na parede no hall de entrada - Como Limpar

Aqui, a família está retratada em porta-retratos colocados sobre o aparador. Para completar a decoração, temos samambaias penduradas na parede, copos-de-leite num vaso de cerâmica, um espelho e um quadro maior retratando uma paisagem.

Cozinha

Geralmente, o design da cozinha é composto por linhas retas, não apenas os azulejos do piso e da parede, mas também dos eletrodomésticos e dos móveis. Por conta disso, os quadros são responsáveis por trazer ânimo e vida à cozinha.

Como é um lugar mais acolhedor, onde se faz comida caseira, sugerimos que os quadros possuam temáticas leves.

Tome muito cuidado com os quadros que você colocará na cozinha, pois a gordura e o vapor podem danificar a peça se não houver uma limpeza adequada.

organizacao de quadros na parede na cozinha - Como Limpar

Para dar vida à cozinha com eletrodomésticos negros, foram colocados azulejos cor-de-rosa entre a bancada e os armários, além disso, podemos ver três quadros pequenos com a temática de frutas vermelhas.

Escritório

O escritório geralmente possui um estilo mais sóbrio, para não desviar a atenção de quem trabalha ou estuda no cômodo. Por isso, recomendamos que como organizar quadros na parede do escritório mantenha a sobriedade.

No subcapítulo que falamos do alinhamento dos quadros com os móveis, vimos uma sugestão de organização de quadros em um escritório. Lembrando que, especialmente em um local de trabalho e estudo, é bacana usar a psicologia das cores como aliada: tanto o azul como o verde são cores que estimulam a criatividade e ajudam na concentração.

Banheiro ou lavabo

Quadros no banheiro ou lavabo é uma novidade para muitas pessoas. Porém, uma organização de quadros torna esses ambientes mais acolhedores e esteticamente mais agradáveis e sofisticados. É importante lembrar que dificilmente uma visita entre no seu quarto ou na cozinha, mas, é bem provável que ela precise visitar o seu banheiro ou lavabo, e é aí que a organização de quadros na parede ganha o seu merecido destaque.

É claro que há alguns detalhes importantes para manter o bom gosto na hora de como organizar quadros nas paredes do banheiro ou lavabo: cômodos pequenos pedem quadros mais discretos e com tamanhos reduzidos.

Se o cômodo tiver pouco espaço disponível, você pode pendurar um quadro ou um jogo de quadros pequenos acima do vaso sanitário. Mas, se tiver mais espaço, pode colocar ao lado do espelho, valorizando ainda mais esse objeto indispensável.

Você tem uma banheira? O que acha de deixar o ambiente ainda mais sofisticado colocando quadros na lateral? Certamente, o momento de cuidar de si mesmo ficará ainda melhor e mais relaxante!

organizacao de quadros na parede no banheiro ou lavabo - Como Limpar

Na imagem, podemos ver que como organizar quadros na parede do banheiro está em harmonia com a cor da banheira e do azulejo. Além disso, flores brancas trazem paz e tranquilidade, que é tudo o que precisamos ao tomar um belo de um banho relaxante, não é mesmo?

Escada ou embaixo dela

Por último, mas não menos importante, temos a escada. É claro que colocar quadros para acompanhar o alinhamento da escada já é tradição.

Porém, basta ver grupos de decoração nas redes sociais para entender que a principal dúvida das pessoas costuma ser: o que colocar no “buraco” que a escada deixa embaixo dela. Será que é um espaço inútil? Vazio? Ou é uma boa opção de como organizar quadros na parede?

O que acha de preparar um cantinho de leitura, com direito à uma organização de quadros que deixe o local cheio de estilo?

organizacao de quadros na parede na escada - Como Limpar

Para tornar o cantinho de leitura bem aconchegante, foi colocada uma poltrona reclinável bem confortável, uma iluminação para não forçar a visão e, é claro, como organizar quadros na parede foi feito com paisagens que passam tranquilidade. Um vaso de plantas pendurado na parede valorizou a organização de quadros e deixou o ambiente ainda mais vivo.

Como colocar os quadros na parede

Falamos muito sobre como organizar quadros na parede, mas agora, precisamos tratar de uma parte essencial: como colocar os quadros na parede.

Para decidir qual é a melhor maneira, você precisa conhecer bem a sua casa e/ou apartamento, especialmente se não tem fiação elétrica ou canos, para evitar acidentes.

Com isso em mente, saiba as maneiras mais conhecidas de colocar os quadros na parede.

Pregos e parafusos

Pregos e parafusos ainda é a maneira mais tradicional de como organizar quadros na parede.

É interessante colocar uma marcação à lápis para garantir que o prego fique no lugar adequado para que o quadro fique reto. Se o quadro tiver 40 centímetros de largura, por exemplo, a marcação deve ser feita onde representa 20 centímetros de largura do quadro, ou seja, a metade.

Para pendurar o quadro, incline ligeiramente o prego para cima no momento da martelada. Sugerimos utilizar uma fita crepe sobre a marcação onde o prego será pregado, para não estragar a tinta.

Ganchos

Ganchos já são velhos conhecidos para pendurar chaves e roupas, não é mesmo? Mas, você sabia que servem perfeitamente para como organizar quadros na parede?

Para isso, é importante que os ganchos sejam discretos e que suportem o peso do quadro em questão.

Massa adesiva

Se você deseja fixar pôster e quadros leves na parede sem depender de fita crepe, pode aproveitar a massa adesiva, que não fica aparecendo, o que deixa a organização de quadros mais clean.

Velcro

Outra opção para quadros mais leves é o velcro. É importante se atentar que aguenta até 500 gramas, não mais que isso.

Fita dupla face

A fita dupla face é uma das maneiras mais utilizadas de como organizar quadros na parede hoje em dia. Isso porque uma fita fina costuma aguentar suportar bem o peso do quadro.

Além disso, outra vantagem é que é bem mais prática e pode ser uma opção para locais que não podem ser perfurados. Basta fixar bem a fita na borda e colocar na parede.

O único problema da fita dupla face é que, se você errar e tentar tirar, é muito provável que um bom pedaço da tinta vá junto. Por isso, tome muito cuidado para não errar – siga a nossa dica de utilizar uma fita crepe.

Você gostou de nossas dicas de como organizar quadros na parede? Com elas, com certeza você terá um ambiente sofisticado e que valorize o seu estilo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro