Procuro por...

Como Organizar Quarto

Como organizar quarto é uma tarefa complicada? Não se preocupe, pois este artigo conta com dicas infalíveis sobre organização. E não é só isso: você vai aprender como manter a organização por mais tempo.
Atualizado em 07/05/2021
Leia em 50min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Aprenda estratégias eficazes de como organizar quarto e mantê-lo organizado!

Da organização de uma casa, com certeza como organizar quarto é o mais importante. Quer ver? Pergunte a alguém qual é o cômodo mais importante da casa, é muito provável que a resposta será é o quarto. Porém, para que o quarto tenha todo o conforto que você e sua família merecem, é preciso, realmente, caprichar na organização.

Essa é uma coisa que, com certeza, deixa as pessoas de cabelo em pé, já que o mais comum é que, já que não há tanta circulação de pessoas e nem sempre se convida alguém para entrar nesse cômodo, como organizar o quarto é alguma coisa que sempre deixamos para depois.

Os dias vão passando e, então, a bagunça acumulou e cresceu tanto que ficou difícil achar qualquer coisa, desde a chave do carro até o par do seu tênis favorito.

E o problema maior é quando essa bagunça acaba atrasando, ou até atrapalhando nossa rotina. E não é só isso: acredite ou não, a energia de um quarto bagunçado é bastante densa. a convivência com a bagunça traz problemas, inclusive psicológicos, tais como ansiedade.

Além disso, não é uma tarefa fácil organizar todos os itens pessoais de um quarto, que vão desde roupas e sapatos, até livros, jogos, bichos de pelúcia, brinquedos etc.

Somando a tudo isso, temos, é claro, a nossa falta de tempo e o tamanho do quarto, que ou é pequeno e não cabe nada, ou é muito grande e facilita a bagunça.

Não vamos mentir, como organizar o quarto não é uma tarefa fácil. Muito menos, é rápido. Mas, se você se dispor a tirar um dia de sua rotina para fazer uma bela limpeza e organização do quarto e procurar manter esse hábito, com certeza vai facilitar – e muito – a sua vida.

Neste artigo, você vai conhecer estratégias de especialistas de como organizar quarto de casal, de solteiro, infantil e de bebê, além de dicas de como manter o cômodo organizado.

Passo a passo inicial de como organizar o quarto

Não importa qual tipo de quarto, todos têm uma coisa em comum: há um passo a passo a ser seguido para como organizar o quarto.

1. Deixe o ar circular

Na rotina atual, costumamos ficar pouco tempo em nosso quarto. Por isso, o quarto acaba ficando fechado a maior parte do tempo e, consequentemente, vem um odor um tanto estranho, quase sufocante.

Se o dia estiver ensolarado ou, pelo menos, não tenha possibilidade de chover, abra as portas e as janelas, deixando o ar circular. Além de remover o odor de cheiro fechado, também vai renovar as energias do cômodo.

2. Lave todas as roupas sujas

Antes de mais nada, separe todas as roupas sujas e leve-as para lavar. Aproveite para procurar os pares de meias perdidos.

3. Desapegue

Você tem apego aos seus itens? Cuidado, pois o seu quarto pode se tornar um quarto da bagunça, onde se acumulam coisas que você não precisa mais, não usa faz tempo, mas que, por alguma razão, não consegue dar embora.

Por isso, não tenha pena e seja bem racional na hora de decidir quais são os itens que você não precisa mais. Procure dividir as peças em “uso sempre”, “uso de vez em quando”, “uso há um ano”. Esse último grupo deverá ser analisado a partir de outros critérios:

  • Está quebrado: Se quiser consertar, pode dar certo. Mas recomendamos que você jogue fora. Itens quebrados impedem que a energia positiva circule.
  • Está inteiro, mas você não usa sempre e não acha que vai usar logo: Desapegue! Você tem a opção de fazer uma boa ação e doar o seu item para alguém que precisa mais, mas também pode vender e ganhar uma grana extra.
  • Está inteiro e você usa sempre, ou pelo menos de vez em quando: Esses são os itens que entrarão para a organização do quarto.
  • Está ocupando muito espaço: Sobretudo se o quarto for pequeno, pode ser que um objeto ou móvel esteja ocupando espaço demais e atrapalhando a organização do quarto. Coloque na balança se é mesmo necessário que este item esteja em seu quarto.

4. Limpe os móveis, os objetos e o chão

Agora, é hora de fazer uma boa faxina. Passe um pano úmido em todos os objetos e, em seguida, um pano macio e seco.

Depois, passe um pano úmido nos móveis para remover a poeira e, depois, um lustra móveis. Espere secar e está tudo pronto para continuar a organização do quarto.

Por fim, finalize a primeira parte de como organizar o quarto varrendo cada cantinho do chão, em seguida passando um pano úmido e, finalmente, um produto de limpeza como aroma da sua preferência.

A cama é a estrela do quarto!

Pense em todos os quartos da sua casa. Qual é o objeto que todos têm em comum? Provavelmente, a primeira coisa que virá à sua mente é a cama! Isso mesmo, é na cama que dormimos, que lemos um bom livro, que assistimos TV etc. Desse modo, como organizar quarto começa com a cama.

Por isso, é muito importante que a cama tenha um tamanho proporcional ao quarto e, é claro, combine com o seu estilo e seu bolso. Hoje em dia, temos mais de 40 camas! Mas, é claro, os tipos mais comuns são:

  • Cama de solteiro: medindo 188cm de comprimento x 88cm de largura;
  • Cama de casal: medindo 188cm de comprimento x 138cm de largura;
  • Cama Queen: medindo 198cm de comprimento x 158cm de largura;
  • Cama King: medindo 193cm de comprimento X 203cm de largura.

E, é claro, mais importante que a própria cama é o colchão que você vai escolher. Não se esqueça que o colchão será o seu companheiro por muitos anos. Além disso, a qualidade do colchão está diretamente ligada à qualidade do seu sono e, mais ainda: se o seu corpo realmente descansou durante à noite e recuperou as energias. Desse modo, é uma coisa que você deve investir.

A posição da cama também é muito importante para o equilíbrio de como organizar o quarto. Coloque-a contra a parede para que você possa ver a janela e a porta. De acordo com o Feng Shui, esse posicionamento ajuda a manter o controle da própria vida.

Além disso, não é recomendado dormir com os pés voltados para a porta de entrada do quarto, pois pode atrapalhar na restauração da energia. Também não deve ser colocada na mesma parede da janela, pois provoca coisas que podem ocorrer pelas suas costas.

Segundo o Feng Shui, o melhor posicionamento da cama é na parede central, exceto se ela tiver canos ou gás, pois atrapalharia o sono. Você deve poder acessar a cama pelos dois lados, para garantir que a energia circule perfeitamente. Se não for possível, coloque um espelho para poder ter essa visão de controle.

como organizar quarto cama - Como Limpar
Você pode notar que, neste posicionamento, é possível ter uma visão perfeita da porta de entrada (que não aparece, mas subentende-se que o fotógrafo está tirando a foto da porta) e das janelas, além da lateral não estar encostada na parede.

Até aqui, você viu que a limpeza do quarto é o passo inicial de como organizar quarto e, é claro, como garantir que a organização do quarto esteja nos conformes para que a cama, protagonista do cômodo, traga boas energias. Agora, você vai ver como organizar cada tipo de quarto.

Como organizar quarto pequeno

Como organizar quarto pequeno é uma tarefa que gera muitas controvérsias, pois algumas pessoas acham que “tamanho é documento”, ou melhor, que um quarto menor não pode ser organizado com a mesma beleza e sofisticação que um quarto de casal. Ou ainda, é impossível que a organização do quarto pequeno seja prática. Se você pensa dessa maneira, saiba que está muito enganado!

Outra coisa que precisa tomar cuidado é que quarto pequeno, quando não é organizado da maneira correta, pode acabar sendo mais fácil acumular coisas e, então, a bagunça é geral!

Mas é possível, sim, organizar o quarto pequeno e deixá-lo bonito, seja ele feminino ou masculino.

Basta que você seja criativo e que saiba algumas estratégias para transformar um quarto pequeno em funcional. E a melhor notícia é que você poderá fazer isso sem gastar muito dinheiro!

Menos é mais!

Você já ouviu falar da frase “menos é mais”? Isso significa que o excesso de coisas pode se tornar uma poluição visual e um “prato cheio” para a bagunça. E não é só isso: um problema ainda mais sério é não conseguir espaço o suficiente para se deslocar.

Por isso, prefira utilizar estantes, cabeceiras, mesas de cabeceira, prateleiras etc. apenas que forem essenciais para a decoração de seu quarto. Além disso, é importante que elas não prejudiquem o seu deslocamento no quarto, ou ainda que você não consiga abrir suas gavetas, portas do guarda-roupa e assim por diante.

Um exemplo de “menos é mais” muito importante é a mesa de cabeceira: procure colocar apenas os objetos essenciais.

Utilize sabiamente os espaços vazios do seu quarto

Como já dissemos, a criatividade é muito importante. Por isso, pense em utilizar os espaços vazios. Acredite: há MUITOS espaços vazios, não apenas no chão, mas também nas paredes e até mesmo no teto. Por isso, procure analisar o seu quarto como um todo, pensando em quais são os espaços vazios que você pode aproveitar.

Claro que não queremos que você faça uma “bagunça organizada” e deixe o seu quarto poluído, mas sim que aproveite os espaços, deixando a decoração e a organização do quarto harmoniosa e equilibrada.

Um grande exemplo de como aproveitar o espaço disponível é colocar uma TV na parede. Se você não tem uma parede disponível que permita uma boa visibilidade da TV, é possível utilizar um suporte articulado.

Se você gosta de ler na cama antes de dormir, e quer economizar o espaço disponível na mesa de cabeceira, é interessante colocar uma luminária na parede.

Utilize móveis planejados, 2 em 1 e camas modernas

Se você puder gastar um pouco mais, a nossa sugestão é aproveitar a eficiência dos móveis planejados, que possibilitam que você aproveite todos os cantos de seu quarto e são confeccionados a partir do seu gosto.

Entre os móveis planejados mais utilizados, temos as prateleiras, o guarda-roupa, sapateiras e, para as mulheres que gostam de um lugar para se arrumar, as prateleiras de parede oferecem modernidade e otimizam o espaço na hora de como organizar o quarto.

As camas modernas estão longe de ser apenas espaços para dormir. Se o seu quarto é pequeno, é interessante optar por uma cama com baú, ou com gavetas. Esse espaço pode ser utilizado para guardar suas roupas de cama e banho, por exemplo.

Outra dica interessante para aproveitar o espaço e otimizar a organização do quarto é utilizando móveis 2 em 1. Um exemplo são os baús que, ao mesmo tempo, são estofados muito confortáveis.

Utilize caixas, organizadores e nichos

Acredite: como organizar o quarto fica muito mais fácil ao utilizar organizadores e nichos. Isso porque, além de permitirem que seja possível aproveitar cada cantinho do quarto e deixarem a organização muito mais bonita e “clean”, também ajudam a manter a organização por mais tempo, pois será muito mais simples retornar as coisas no lugar.

Você sabia que é possível utilizar o espaço disponível debaixo da cama, por exemplo? No mercado, estão disponíveis sapateiras organizadoras, que cabem perfeitamente nesse espaço e são uma ótima opção para quem não tem onde guardar os calçados.

Truques para deixar o quarto mais amplo

Com certeza, um objeto que não pode faltar no quarto de alguém que gosta de se arrumar é o espelho.

Agora, um truque interessante que você pode usar na hora de como organizar o quarto é utilizar um espelho que se estenda do chão até o teto para dar a impressão de que o quarto é mais amplo do que realmente o é.

Esse truque fica ainda mais interessante se você colocar um item que tenha destaque na parede oposta ao espelho, especialmente uma parede de cor clara em tons pastel.

como organizar quarto pequeno - Como Limpar
Neste exemplo de como organizar quarto pequeno, temos uma decoração minimalista, com tons equilibrados. Você pode observar que, ao lado da mesa, há um baú e também um puff para guardar objetos.
como organizar quarto pequeno com moveis planejados - Como Limpar
Este quarto não parece bem maior do que realmente é? Isso acontece por conta do móvel planejado que, ao mesmo tempo, é um espaço de estudos e uma cama. As cores em tons pasteis e o espelho dão o ar de amplitude (e você pode perceber que, no lado extremo do espelho temos caixas organizadoras e vasos que se destacam). As cordas combinam com a cortina e com a luminária, deixando o espaço muito estiloso!
como organizar quarto pequeno masculino - Como Limpar
Neste exemplo de como organizar quarto pequeno masculino, temos um bom exemplo de móvel planejado: uma guarda-roupa que é, ao mesmo tempo, uma estante e prateleiras. E não é só isso: a cabeceira da cama possui um baú.
como organizar quarto pequeno vintage - Como Limpar
Neste exemplo de como organizar quarto pequeno, vemos que a decoração se baseia num estilo vintage (retrô). Além da estante para livros, também temos uma estante para livros suspensa, cuja vantagem principal é ter vidro e fechadura, dando mais privacidade e segurança. O destaque também vai para a escrivaninha retrô, que não só possui um espaço bacana para estudar, como também oferece um bom espaço para armazenamento.

Organização do quarto pequeno com duas camas

Sabemos que como organizar quarto pequeno fica ainda mais complicado se duas pessoas dividem o mesmo quarto, ou seja, tiver duas camas no mesmo cômodo.

E, é claro que a pergunta principal é: como fazer duas camas caber num quarto pequeno?

Com certeza, a primeira opção é a beliche. Mas, esse tipo de móvel está caindo em desuso, especialmente por conta dos perigos de uma queda de um lugar relativamente alto.

Por isso, uma das estratégias mais usuais de como organizar quarto pequeno com duas camas é colocá-las lado a lado, com uma mesa de cabeceira entre as duas camas.

Também é interessante adotar as camas suspensas, como já demonstramos acima, já que permitem o aproveitamento total do piso.

Se o quarto precisar ter duas camas, mas o uso de uma delas não é tão constante, basta colocar uma bicama, que consiste em uma cama com uma “gaveta” grande que pode abrigar um colchão. Desse modo, quando ninguém estiver usando, basta empurrar a “segunda cama” para dentro para que não ocupe um espaço desnecessário.

como organizar quarto com duas camas feminino - Como Limpar
Neste exemplo de como organizar quarto com duas camas, temos uma mesa de cabeceira no meio delas, sendo que elas possuem três gavetas e um baú. Em cima da cabeceira, estão três panelas cor de rosa, que podem ser utilizadas para guardar objetos como bijuterias, fones de ouvido, maquiagens, brinquedos pequenos etc.
como organizar quarto duas camas - Como Limpar
Se o quarto for um pouco maior, é possível fazer uma organização melhor, onde cada um terá o seu espaço respeitado. Além de duas camas, é possível utilizar móveis planejados, para que cada uma tenha onde estudar e onde guardar os seus pertences.

Como organizar quarto infantil

Você tem filhos pequenos? Então, com certeza acredita que como organizar quarto infantil é a coisa mais complicada do mundo, não é mesmo?

Independentemente de meninos ou meninas e, às vezes, se é um filho ou mais, quarto de criança sempre será sinônimo de brinquedos jogados pelo chão, livros infantis, bichos de pelúcia, enfim, é difícil controlar uma criança!

Porém, a organização do quarto infantil tem certos detalhes que podem fazer a diferença, sobretudo quanto a convencer a criança a ajudar e a manter a organização!

Se possível, invista em móveis funcionais, feitos sob medida para que a criança possa alcançar. Utilize o espaço embaixo da cama para colocar sapateiras e caixas que acomodem os sapatos ou brinquedos.

Envolva seu filho e respeite sua autonomia

Com certeza, você sabe bem mais do que seus filhos, inclusive o que é melhor para eles. Mas, será que assumir as rédeas da organização do quarto infantil para si é a melhor escolha a se fazer?

É importante ter em mente que crianças são pessoas que possuem individualidades e gostos diferentes, e que devem ser respeitadas por isso.

Procure não excluir a criança do processo de organização do quarto infantil, mesmo que você acredite que é melhor e mais rápido fazer sozinho.

Por isso, pense que você é apenas um consultor que foi contratado pela criança para que ela mesma tenha a oportunidade de organizar o quarto de maneira correta.

Uma dica que pedagogos costumam dar aos pais – e que pode ser utilizada como estratégia para conversar com seu filho na hora de falar sobre como organizar o quarto é se ajoelhar para que fique do mesmo tamanho de uma criança e, assim, ele se sinta mais confortável, já que está conversando de igual para igual.

Afinal de contas, quando se fala em como organizar quarto infantil, é importante lembrar que é o cantinho da criança e, é claro, seus pertences. Por isso, a criança é responsável por manter os objetos inteiros e, se deixá-los espalhados por aí, o risco de quebrar é maior.

Além do mais, isso será uma forma de ensiná-la que é importante criar um senso de rotina e organização desde cedo, o que ajudará muito no futuro.

Envolva seus filhos, ao transformar como organizar quarto infantil em uma brincadeira. Você pode, por exemplo, criar uma história com cada brinquedo, afirmando que eles se sentem mais protegidos quando estão em seu cantinho especial. E, é claro, pode oferecer recompensas pelo esforço de manter a organização do quarto organizada.

Também é importante incluir os filhos no processo de desapego dos objetos e roupas que estão quebrados, não servem mais ou ainda não são usados com regularidade. Então, dê embora os objetos apenas se a criança autorizar, pois não sabemos o valor que ela dá a eles. Por exemplo: a personagem de Toy Story chamada Bonnie teve um garfinho como brinquedo favorito!

Invista em organizadores, como caixas, colmeias, cestos, etc, garantindo que todos eles estejam numa altura boa para que como organizar quarto seja uma coisa que a criança possa fazer por si só.

Separe o quarto por setores

Para manter a organização do quarto, é importante considerar que esse cômodo deve ser um sistema com diversos setores. Isso é uma coisa que você deve ter em mente, sobretudo na hora de como organizar quarto infantil.

No caso do quarto infantil, temos o cantinho de dormir, o cantinho de estudar e o cantinho de brincar. Vamos ver um pouco sobre cada um deles:  

Cantinho de dormir

O cantinho de dormir é, com certeza, a parte mais importante do quarto infantil, isso porque dormir é fundamental para a fase de crescimento.

Dessa forma, o cantinho de dormir deve ser montado de modo que a criança possa, de fato, relaxar e descansar.

Se você quiser separar cada setor do quarto infantil por setor, prefira pintar esse espaço com cores que estimulam o sono, como lilás, rosa claro, verde, azul claro etc.

Cantinho de estudar

Quando a criança vai para escola, é muito importante ter um lugar para estudar e fazer tarefa. Nesse contexto de pandemia e ensino remoto, ter um cantinho de estudar é ainda mais necessário.

Não recomendamos que seu filho estudo na cama pois, além de ser um lugar em que a criança pode se distrair ou pegar no sono facilmente, ela também pode acabar desenvolvendo problemas de coluna.

Esse espaço deve ser agradável, para que a criança tenha vontade de ficar o tempo que precisar para realizar as atividades e isso inclui, é claro, evitar distrações desnecessárias.  

Por isso, é importante que seu filho seja o protagonista na hora de organizar esse espaço. Peça para que ele escolha os móveis que mais gosta.

É claro que, dentre os móveis, é muito importante que haja um próprio para estudar, que pode ser uma bancada, uma mesa ou uma escrivaninha. Lembre-se de que deve ter o tamanho adequado para que a criança possa escrever em um caderno e/ou desenhar tranquilamente.

A cadeira também deve ser confortável, garantindo que, quando a criança escreve, os braços fiquem num ângulo de 90° e, é claro, que as costas fiquem apoiadas no encosto da cadeira e que seus pés fiquem bem apoiados no chão.

Também é interessante ter um espaço para guardar livros e cadernos e, é claro, um lixinho. Oriente seu filho a não acumular coisas desnecessárias, como lápis que acabaram, canetas sem tinta, papeis amassados etc.

Para ajudar seu filho a lembrar dos seus afazeres e manter uma rotina, coloque um mural na parede. Você pode, ainda, deixar sempre uma mensagem de encorajamento!

Tome cuidado com tudo o que possa distrair seu filho. O ideal é que essa parte da organização do quarto seja bem clean. Para ajudar na concentração, pinte esse espaço com azul ou verde.

Enquanto a criança estiver estudando, é importante deixar as janelas abertas para poder aproveitar a iluminação natural. Mas, se isso não for o suficiente, ou ainda para garantir que estudar à noite não seja um incômodo, invista em luzes brancas. Elas ajudam na concentração, enquanto as luzes amarelas atrapalham.

Coloque uma luminária na escrivaninha do seu filho. Lembrando que ela deve estar abaixo da linha dos olhos (já que a luz em cima da cabeça pode produzir sombras) e na direção oposta a que a criança escreve, ou seja, se ela for destra, a iluminação deve vir pela direita.

Cantinho de brincar

Não podemos esquecer, é claro, do cantinho de brincar. Com certeza, esse espaço é o que costuma dar mais trabalho, mas não é impossível deixar tudo organizado.

É interessante fazer com que a organização do quarto seja lúdica, dinâmica e divertida, para que possa estimular a criança.

Uma dica interessante é colocar cestos na parede com o auxílio de ganchos, imitando cestas de basquete. Você pode acomodar os ursos de pelúcia em sapateiras.

Acomode os carrinhos de brinquedo em prateleiras ou em caixotes de madeira com tubos de PVC cortados no mesmo tamanho.

Reciclar e personalizar é tudo de bom na organização do quarto infantil! Separe os potes de vidro e latas de achocolatado e personalize-os de modo que fiquem bonitos e divertidos. Você pode, inclusive, pintar miniaturas de borracha e colar na tampa.

Utilize cestos de tecido para auxiliar na organização. Alguns cestos contam com estampas de personagens, que deixam a decoração ainda mais divertida!

Para quem é fã de bichinhos de pelúcia e de bonecas de pano, a dica é limpar regularmente para que os ácaros não tragam problemas respiratórios, especialmente se seu filho for alérgico.

É importante lembrar que a organização do quarto infantil e, especialmente a decoração de um modo geral deve ser feita de maneira que possa acompanhar o desenvolvimento da criança, sobretudo se ela estiver se aproximando da pré-adolescência (ou seja, perto dos 10 anos de idade).

Por isso, nossa sugestão é que você utilize cores na parede que possam agradar tanto uma criança como um pré-adolescente, especialmente se você não tem condições de pintar a casa com frequência.

como organizar quarto infantil feminino - Como Limpar
Quando a menina vira uma pré-adolescente, como organizar quarto infantil fica um pouco complexo, não é mesmo? Afinal de contas, ela ainda quer brincar de boneca, mas quer um espelho para se arrumar. A decoração em rosa se torna mais moderna com itens em cinza e com o tapete chumbo. E vemos na decoração uma casinha de bonecas e, no outro, a Torre Eiffel, que é um item decorativo mais "adulto".
como organizar quarto infantil masculino - Como Limpar
Seu filho gosta de uma temática específica? Então, como organizar o quarto deve aproveitar essa preferência para que a criança se sinta bem! Nesse exemplo, podemos ver o quarto de um pré-adolescente decorado com temática de navegação: quadros na parede, barcos em miniatura sobre uma cômoda e um quadro com exemplos de nós enfeitando o cantinho de estudos.

Como organizar quarto do bebê

Como organizar quarto do bebê é um assunto complicado, especialmente porque temos que guardar as fraldas (que ocupam muito espaço), além de outros itens de higiene e do dia a dia.

É muito importante saber como proceder na organização do quarto do bebê, pois precisamos dar todo cuidado e conforto para quem depende tanto de nós e, desse modo, os itens de troca de fraldas, de banho e de vestuário devem estar sempre à mão ou, pelo menos, serem encontrados com facilidade.

Uma boa notícia é que você tem à disposição diversos organizadores, que podem acomodar facilmente esses itens indispensáveis, especialmente os de higiene. O “pulo do gato” é colocar em prateleiras ou nichos, não apenas para não abarrotar a cômoda, como também aproveitar melhor o espaço.

Móveis planejados também são muito importantes para como organizar quarto do bebê, da mesma forma que os móveis funcionais. Por exemplo: um berço que já venha com a cômoda ou com o trocador.

É importante lembrar que a organização do quarto do bebê também facilita a limpeza do ambiente, o que é fundamental para o bem-estar do recém-nascido.

Organização da cômoda

O que todo quarto de bebês tem em comum? É claro que tem o berço, uma poltrona para a mamãe, mas a protagonista de como organizar quarto de bebê é a cômoda. Como qualquer estratégia de organização, a dica é separar tudo por prioridade e por quantidade de usos.

  • Primeira gaveta: Coloque tudo o que você mais precisa, tais como fraldas; pomadas contra assaduras; remédios (analgésico, antitérmico, alívio de gases), termômetro; cortador de unha; lixa; fraldas de pano e pano de boca e chupetas.
  • Segunda gaveta: Organize as roupas de recém-nascido e as que serão utilizadas posteriormente (3 e 6 meses). A organização das roupas fica ainda mais simples se você separar pelo tamanho da manga dos bodies: curta ou longa.
  • Terceira gaveta: Coloque as calças e outras peças de roupa.

Organização do armário

No armário, pendure o que ocuparia muito espaço dobrado, e/ou seria difícil de dobrar e fácil de amassar, tais como vestidos, macacão, saias etc.

Organize as meias nas gavetas, utilizando colmeias pequenas para poder melhorar a organização.

Se você não tiver uma sapateira, pode colocar os sapatinhos de bebê no armário, embaixo das roupas penduradas.

Por fim, organize as roupas de cama. Dobre-as por conjunto, ou seja, coloque o lençol e a fronha juntos antes de dobrar, assim você economiza tempo.

como organizar quarto de bebe - Como Limpar
Essa organização de quarto de bebê conta com uma cômoda, um berço e um chiqueirinho, onde ficam os brinquedos. A decoração é mais sóbria, sendo que a pintura em tons de cinza representa as montanhas.
organizacao de quarto de bebe - Como Limpar
Podemos ver que essa organização do quarto do bebê possui uma cômoda bem espaçosa e, além disso, a prateleira com cabides na parede facilita na hora de trocar o bebê. O puff também é interessane, não só para a mamãe apoiar seus pés, mas também porque pode ser um puff-baú, com espaço para guardar alguns objetos.

Como organizar quarto de casal

E então, chegamos na organização do quarto de casal. Seja pequeno ou até mesmo grande, é importante saber como organizar quarto de casal – com todas as roupas e sapatos de cada um e demais objetos pessoais - para que o quarto de casal não vire uma bagunça em dobro.

Se você acha que essa tarefa é muito complicada, as dicas abaixo vão transformar como organizar o quarto de casal em uma tarefa mais fácil do que você imagina!

Dividir para conquistar

 é importante que ambos estejam envolvidos na organização. Assim, cada um saberá qual é o seu papel não apenas na organização em si, mas também o que deve ser evitado.

Possivelmente você terá que conversar sobre coisas básicas como toalhas em cima da cama, roupa íntima no chão etc.

Aliás, para manter o clima de cooperação durante a organização do quarto, é importante que tudo seja feito em dois ou, pelo menos, com a autorização do outro. Siga essa regra, especialmente quando for descartar algum pertence, especialmente se você sabe que a pessoa gosta ou ainda mudar de lugar algum objeto pessoal do parceiro sem que ele saiba.

Definir qual é o lado que cada um ficará do armário, assim como qual gaveta, qual lado do guarda-roupa e qual espaço da cômoda é muito importante não apenas para manterá organização, mas também evitar mal-entendido.

Também é importante manter um alinhamento sobre os itens que serão comprados, para não deixar faltar, ou comprar dois itens iguais e acabar acumulando.

Tente dividir a tarefa por etapas

Como organizar quarto de casal pode ser uma tarefa bem exaustiva, não importa o tamanho do cômodo. E, com certeza, será exaustivo de fato se você procurar arrumar tudo de uma vez.

Pensar em seu quarto como um espaço único, que deve ser organizado todo de uma vez pode acabar assustando, o que é um prato cheio para procrastinação: Dá muito trabalho, deixe pra lá.

Além disso, há algumas pessoas que tiram todos os livros da estante, esvaziam todas as gavetas, cômoda, guarda-roupa etc. e o que acontece? Demoram mais tempo do que poderia limpando, pensando em como organizar todo aquele monte de objetos jogados.

O resultado é que os itens são guardados sem critério e/ou cuidado algum. E em pouco tempo depois, a bagunça estará ainda pior do que antes.

Desse modo, em vez de organizar tudo de uma vez, divida o seu quarto em setores. Defina onde vai cada item e organize um setor por vez:

  • Guarda-roupa: Tire um dia todo para arrumar o guarda-roupa sem ter pressa. Analise todas as roupas que você não usa mais e/ou não servem e desapegue, pendure as roupas mais leves ou que amassam facilmente, dobre todas as roupas do mesmo tamanho, ajeite as gavetas etc.

Se você tiver condições, é muito interessante colocar um guarda-roupa embutido, que permite utilizar todo o espaço do cômodo. Se você tem uma suíte, a porta do banheiro pode ser uma das portas do guarda-roupa, o que é um truque muito interessante.

Veja um guia completo de como organizar guarda-roupa neste artigo. Dúvidas de como organizar gavetas? Confira este artigo!

  • Estante para livros: Retire todos os livros da estante e passe um pano úmido com água, espere secar para então organizar os livros.

Você guarda seus livros deitados e empilhados ou em pé e um ao lado do outro? Sabia que há uma forma correta para limpar e organizar seus livros? Leia este artigo.

Você tem um pouco de dificuldade em seguir etapas? Então, anote em uma agenda ou planner tudo o que você precisa fazer e procure seguir à risca. Como vimos anteriormente, é importante que a organização do quarto de casal seja feita a dois.

Com um bom planejamento da rotina e, é claro, de onde vai cada coisa e, o mais importante: com tempo e tranquilidade para organizar todos os setores do quarto de casal, você vai notar que como organizar o quarto de casal ficou mais fácil, e o melhor de tudo: poderá manter o quarto organizado por mais tempo.

Não empilhe caixas sobre o guarda-roupa

Muitas pessoas recorrem ao espaço de cima do guarda-roupa para empilhar caixas de sapato ou até mesmo malas e baús. Pode parecer funcional até certo ponto, porém, será mesmo?

Especialmente os guarda-roupas com maleiros são muito altos e de difícil acesso. Por isso, é muito fácil esquecer dessas peças que estão lá em cima. Isso vai piorar quando essas caixas se tornam “máquinas do tempo”, com itens que você não consegue abrir mão, mas que precisa tirar do caminho. E o que vai acontecer? Vai juntar poeira, quem sabe até mesmo insetos.

É importante lembrar que como organizar o quarto não tem nada a ver com acumular objetos em um canto, por mais organizado que pareça estar.

Se precisar de um tempo para organizar os itens que vocês têm apego, procure deixar para o final.

Organizadores e ganchos tornam a organização do quarto de casal mais funcional

Hoje em dia, a organização do quarto ficou muito mais funcional por conta dos organizadores, ganchos, nichos, sapateiras etc.

Os ganchos, por exemplo, ajudam a aproveitar até mesmo as portas do guarda-roupa.

Nichos e prateleiras são muito úteis para aproveitar o espaço disponível da parede.

Se você não tiver condições de comprar organizadores, pode utilizar papelão e muita criatividade para criar os organizadores.

Para otimizar o espaço, você pode investir em móveis funcionais do estilo dois em um. Hoje em dia, uma cama box pode vir com baú (para guardar roupa de cama e banho) e gavetas.

Uma opção que mistura conforto, decoração e funcionalidade são os baús e buffs que podem ser utilizados como espaço para guardar sapatos, roupas de cama etc.

como organizar quarto de casal cama bau - Como Limpar
Um quarto de casal pequeno pode se beneficiar bastante das camas box com baús, que permitem guardar roupas de cama, de banho e outros itens que ocupariam bastante espaço.
como organizar quarto de casal bau - Como Limpar
Os baús com estofamento não servem apenas para oferecer conforto para quem gosta de sentar para calçar sapatos ou falar no celular: são excelentes para acomodar itens volumosos.
organizacao de quarto de casal moderno - Como Limpar
Esta decoração apostou na modernidade! É possível notar que todos os móveis foram fabricados com base na extensão do quarto. O destaque vai para a lateral, onde podemos ver um baú com espaço o suficiente para armazenar um volume considerável de objetos. Um quadro apoiado no baú aproveita o espaço disponível, tirando a impressão de "vazio" e deixando a decoração ainda mais estilosa.

Cuidado: O excesso pode virar bagunça

É claro que ter móveis o suficiente para organizar o quarto de casal de maneira correta é uma ideia bacana. Porém, há uma linha muito tênue entre o suficiente e o excesso. A boa notícia é que é muito simples saber diferenciá-los.

Não atrapalha a circulação? Então não tem problema. Se atrapalha a circulação, é necessário repensar se todos os móveis que você usa no quarto do casal devem estar ali.

Uma dica é aproveitar a parede. Se você deseja colocar uma TV em seu quarto, procure colocar na parede. Um suporte articulado te dará mais liberdade para assistir de diversos cantos do quarto de casal.

Melhor disposição dos móveis na organização do quarto do casal

Além de tomar cuidado com os excessos, como organizar o quarto de casal deve ser feito de modo que os móveis sejam colocados no melhor lugar para que o conjunto da obra fique bem equilibrado.

Cama de casal

Seja de casal tradicional, queen ou king, a cama vai ocupar um espaço considerável do quarto e, por isso, deve ser considerado o destaque do ambiente.

Por isso, coloque a cama de casal em frente à porta ou ao longo da maior parede do cômodo.

Cômoda

Funcional e estilosa, a cômoda é um móvel muito importante para acomodar diversos tipos de objetos, tanto roupas de cama e banho como documentos, contas etc. As opções são diversas!

Uma coisa interessante a se considerar é o tamanho em relação ao cômodo em si e quais são os seus objetivos. Por exemplo: se você deseja colocar a TV na cômoda, pode adquirir uma que seja mais baixa e larga. É importante lembrar que esse modelo combina mais com quartos maiores.

Se o espaço for pequeno, você pode adquirir uma cômoda mais estreita e mais alta.

organizacao de quarto de casal com comoda - Como Limpar
A cômoda oferece um ar de sofisticação e estilo ao quarto. Procure adquirir uma cômoda que tenha espaço o suficiente para ambos aproveitarem. A organização do quarto fica ainda mais completa com uma poltrona bem confortável, posicionada em um local estratégico: perto da janela, para receber bastante iluminação solar.

Escrivaninha

Especialmente no contexto em que estamos vivendo, em que o home office faz parte da vida de muitas pessoas, é muito importante pensar em colocar uma escrivaninha em um local estratégico do quarto.

Colocar a escrivaninha embaixo da janela ajuda a aproveitar melhor a iluminação solar.

Sapateira

Se você tem espaço para uma sapateira no quarto, é muito interessante, já que os calçados geralmente costumam fazer a maior bagunça. Quem tem vários pares para diversas ocasiões diferentes, por exemplo, vai deixando um par de sapato diferente no chão cada vez que chega no quarto.

É claro que temos o modelo de sapateira tradicional, de madeira e prateleiras. Mas, há sapateiras verticais que podem ser penduradas no guarda-roupa. Você tem um espaço sobrando em seu guarda-roupa? Peça para um marceneiro de confiança adicionar prateleiras.

Organizador de sapatos também são muito úteis, pois permitem economizar metade do espaço e ainda melhora na conservação dos calçados, que não amassam.

Também é possível adquirir uma sapateira própria para aproveitar o espaço embaixo da cama.

Decoração

É claro que, para deixar a organização do quarto de casal bem bonita e aconchegante, é muito importante colocar elementos decorativos.

O pulo do gato é deixar a decoração propriamente dita no final, pois será possível visualizar o resultado, deixando todos os elementos do quarto em harmonia.

Se você gosta de ler à noite, é interessante colocar um abajur na mesa de cabeceira, uma luminária de piso, ou ainda colocar uma luminária de parede.

Coloque quadros na parede, miniaturas nas prateleiras, enfim, itens decorativos que deixe o quarto com a personalidade do casal!  

Você gosta de quadros? Leia este guia de como organizar quadros na parede.

como organizar quarto de casal com moveis planejados - Como Limpar
Móveis planejados conferem à organização do quarto muita praticidade. Nesta imagem, a estante ocupa todo o espaço disponível da parede, contando ainda com duas cômodas embutidas. Por ser feita sob medida, a estante acomoda a cama box perfeitamente e ainda permite que seja colocado um painel.
como organizar quarto de casal - Como Limpar
Para quartos de casal menores, os móveis planejados são as melhores opções. O guarda-roupa ocupa toda a altura da parede, e se torna uma escrivaninha.

Como organizar quarto de hóspedes?

Você costuma receber visitas de familiares e amigos? Então, é muito importante ter um quarto de hóspedes. Porém, muitas pessoas confundem quarto de hóspedes com quarto de bagunça e, se alguém chega para visitar de repente, como organizar quarto de hóspedes é uma verdadeira missão impossível.

Então, a primeira coisa é a se fazer é: não transforme o quarto de hóspedes num quarto de bagunça! Se precisar guardar alguma coisa lá, procure colocar um armário, um baú etc. Caso precisar de mais privacidade, pode adquirir um móvel que tenha chave.

É muito importante ter roupas de cama (jogo de lençol e edredom ou coberta, especialmente) e banho (toalha de rosto e toalha de mão) sempre disponível para deixar as visitas bem confortáveis. Por isso, guarde num baú ou em um cesto. Também é interessante ter travesseiros extras guardados no armário.

Se possível, prepare um kit para emergências, não apenas de produtos de higiene pessoal, mas também carregador de celular, secador de cabelo, adaptador de tomada etc.

Quando souber da visita de alguém, trate de arejar o ambiente, fazer uma limpeza geral (se estiver tudo organizado, será bem rápido), trocar as roupas de cama e deixe um espaço pronto para que seu hóspede possa guardar suas coisas: pode ser uma parte do armário, uma mesa de cabeceira ou até mesmo uma arara. Para guardar os itens menores, invista em cestos ou caixas organizadoras.

como organizar quarto de hospedes - Como Limpar
Esta organização do quarto de hóspedes é feita com a temática de oceano, como podemos ver nas cores e nos pratos que enfeitam a parede. Ter duas camas ajuda a acomodar dois hóspedes com conforto. Perto da janela temos uma escrivaninha, permitindo que ambos guardem seus objetos pessoais.

Dicas de como organizar quarto

Como organizar quarto dá algum trabalho, certo? Então, com certeza você vai querer deixar o seu quarto organizado por mais tempo, não é mesmo? Então, veja estas dicas infalíveis.

1.      Arrume a cama diariamente

Não adianta, como organizar quarto começa com a cama, pois ela muda completamente o aspecto do quarto: Camas arrumadas nos convidam a manter o quarto sempre arrumado.

É claro que não é necessário fazer uma organização digna de decoradores de ambiente, mas é bacana colocar uma roupa de cama bonita e que combine com seu estilo.

Pense comigo: é muito melhor chegar de um dia cansativo de trabalho e/ou estudo, tomar um bom banho e deitar em uma cama arrumada e com travesseiros macios é bem melhor do que precisar tirar uma verdadeira torre de roupas, livros e outros itens que jogamos em cima da cama.

2.      Não deixe roupas e objetos amontoados na cadeira

Seguindo a mesma linha de raciocínio da dica anterior, é importante resistir a qualquer tentação de utilizar a cadeira do seu quarto como local improvisado para amontoar as roupas e objetos que você não conseguiu guardar durante o dia.

Começa com uma roupa ou qualquer objeto, e então a montanha vai crescendo cada vez mais. Sem contar que transferindo a montanha da cadeira para a cama, da cama para a cadeira, é bem provável que as roupas caiam no chão e, ao deixarmos para depois, a bagunça só aumenta.

3.      Não deixe roupas espalhadas pelo chão

Você sabia que um quarto bagunçado traz uma péssima energia? Isso porque a energia precisa circular livremente para podermos ter bem-estar em nosso cantinho.

E não é só isso: ninguém gosta de passar a impressão de ser uma pessoa bagunceira e desleixada, não é mesmo? Pior ainda é quando a roupa é suja (especialmente roupas íntimas)!

4.      Crie uma rotina de como organizar o quarto

Como organizar o quarto e mantê-lo arrumado começa, sobretudo, com a disciplina. Pense: quanto mais bagunça acumular, mais difícil será para organizar tudo.

Da mesma forma que, quanto mais tempo deixarmos sem limpar o quarto, mais poeira acumulará. Isso não é ruim apenas pelo aspecto de sujeira, mas também porque pode provocar problemas respiratórios.

Por isso, procure criar o hábito de sempre guardar as roupas limpas direto no guarda-roupa e tenha um lugar específico para colocar as roupas sujas, de preferência fora do quarto.

Se tiver alguma roupa que possa ser usada novamente, guarde em uma gaveta específica, cabide ou ganchos.

Pense: é melhor dispor de 15 minutos do seu dia para manter tudo organizado do que gastar um dia inteiro, não é mesmo?

Deixando tudo no seu devido lugar, basta tirar um dia para fazer uma limpeza. Você verá que como organizar quarto ficará muito mais fácil e mais rápido!

5.      Deixe um lençol e uma coberta perto

Uma dica interessante para melhorar a qualidade de sono e ainda evitar possíveis acidentes com roupas caindo do maleiro é deixar sempre uma coberta e um lençol para os dias em que você acordar com frio ou com calor.

Você pode, por exemplo, guardar estas peças em um puff ou em um baú. Ou ainda, transformar em item decorativo pendurando-as em uma escada de madeira.

6.      Se possível, conte com ajuda profissional

Você gostaria de utilizar todo o potencial de como organizar o quarto, especialmente em situações diferentes do usual, como colocar mais uma cama, aumentar o espaço disponível com uma cama suspensa etc.?

Então, busque a ajuda de um arquiteto ou de um designer de interiores, que são profissionais com o olho treinado e que poderão auxiliá-lo na tarefa de melhorar a organização do quarto.

Você gostou desse artigo de como organizar quarto? Seguindo nossas dicas, certamente a organização do quarto ficará mais simples e prática.

Continue navegando em nosso blog para obter mais dicas de limpeza e organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro