Procuro por...

Como Limpar Couro

Aprenda como limpar couro de maneiras fáceis e simples de aplicar. Reunimos diversas dicas de como você pode limpar couro de forma com que ele fique totalmente renovado, e até mesmo parecendo como novo!
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Ótimas dicas de como limapr couro de maneira mais prática

Como limpar couro é uma questão importante para os fãs desse material tão versátil, que está presente tanto nas roupas (especialmente naquela jaqueta super descolada), no sofá, na bolsa, carteira e naquele sapato super chique.

Acontece que, quando falamos da limpeza de couro, devemos estar cientes de que se trata de uma pele, então, com o passar do tempo fica opaca e precisa de cuidados para que não se desgaste.

Além disso, há umas particularidades em relação a como limpar couro e também em relação à conservação: por exemplo, não podemos deixar o couro próximo à fontes de calor.

Neste artigo, você vai conferir tudo sobre como deixar o couro limpo e brilhando, levando em consideração, é claro, o tipo.  

O que usar na limpeza de couro

A coisa mais importante na limpeza de couro é saber o que usar. Primeira coisa: máquina de lavar? Nem pensar! Isso faz com que o couro rasgue, manche ou descasque.

A maneira mais segura de limpar couro é levar para uma empresa especializada, que garantirá toda a segurança do produto. Porém, para uma limpeza imediata, você deve verificar os produtos indicados na etiqueta do produto.

Sem mais delongas, confira as orientações de limpeza para cada tipo de couro.

Como limpar couro branco

Como limpar couro branco é uma tarefa delicada. Para remover manchas, use algodão com um pouco de acetona.

A limpeza deve ser feita com produtos específicos para couro, que ofereçam clareamento.

Como limpar couro de jacaré

A acetona danifica o desenho natural do couro de jacaré e, por isso, a melhor alternativa é limpar com uma mistura de óleo de abacate e um pouquinho de água oxigenada.

Como limpar couro de cor escura

Há diversos produtos disponíveis para a limpeza de couro escuro, mas você pode utilizar um pano úmido com um pouquinho de água. Para lustrar, você pode utilizar um pano seco.

Como limpar couro colorido

Remova a sujeira com um pano umedecido com um pouquinho de água e, em seguida, seque com pano seco. Para lustrar, passe um pouco de óleo de amêndoas.

Cuidados com a limpeza do couro

O couro é resistente, mas é importante tomar alguns cuidados na hora da limpeza.

  • A maneira adequada de como limpar couro é à mão, pois o excesso de água mancha o tecido;
  • Proteja o couro da luz do sol, para evitar o ressecamento;
  • Poltronas e sofás de couro devem ser hidratados uma vez ao ano.

Como deixar o couro brilhando

Além de como limpar couro, também é muito importante aplicar produtos específicos para deixar o couro brilhando, pois garante a sua conservação.

Você pode fazer isso com cera, graxa incolor, silicone líquido e até mesmo com lustra-móveis. Para isso, aplique

e você quiser dar brilho à peça, invista na cera ou graxa incolores, lustra-móveis a base de silicone ou hidratantes desenvolvidos apenas para uso em couro.

Para isso, aplique um pouco do produto com o auxílio de uma flanela limpa. Em seguida, passe um outro lado que esteja limpo para remover o excesso.

Esse processo deve ser feito a cada três meses.

Você gostou de nosso artigo de como limpar couro? É mais simples do que parece e, além do couro ficar brilhando como novo, você aumenta a vida-útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro