Procuro por...

Como Limpar Escova de Cabelo?

A escova de cabelo deve ser limpa com frequência, você sabia? Saber como limpar escova de cabelo corretamente pode evitar que bactérias e germes se acumulem nela, o que pode provocar algumas doenças no couro cabeludo.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Você sabia que como limpar escova de cabelo é muito importante? Este é um item tão utilizado, mas esquecido na mesma proporção. Porém, não fazer a higienização da escova é um grande erro, assim como esperar que ela esteja cheia de cabelos.  

A razão disso é que as escovas de cabelo acumulam resquícios de produtos capilares, poeira, células mortas, etc. E, com eles, vêm os famosos fungos e bactérias. Dessa forma, podemos pegar uma alergia ou até mesmo doença caso não façamos a limpeza da escova de cabelo regularmente.

Você deve estar pensando “eu limpo a escova de cabelo, eu tiro os fios que se acumulam”. Na verdade, se você arranca os cabelos acumulados na escova com a mão, você está danificando o produto.

O ideal é que você faça o processo de como limpar escova de cabelo a cada duas semanas, para poder manter a saúde do seu cabelo e do couro cabeludo. Você não sabe como? Não se preocupe, pois separamos várias dicas infalíveis para você limpar a sua escova.

Como limpar escova de cabelo conforme o tipo

A limpeza da escova de cabelo depende, e muito, do material do produto e também do tipo de escova. Isso porque algumas podem estragar se ficarem de molho, enquanto outras precisam.

Como limpar escova de cabelo com base de madeira

Nesse caso, a matéria-prima foi tratada para poder entrar em contato com a umidade, então pode lavar inteira sem problemas.

Como limpar escova de cabelo com base de metal

A limpeza da escova de cabelo de base metálica deve ser feita com cuidado, pois ela pode oxidar. Ao deixar de molho, não ultrapasse os 15 minutos. Enxugue bem com pano seco para evitar ferrugem.

Limpeza de escova de cabelo com base de cerâmica

Esse tipo de escova é um pouco mais delicado, já que a cerâmica serve para armazenar o calor na hora de secar o cabelo e fazer escova. Por isso, higienize com um pano úmido e sabão neutro.

Como fazer a limpeza de escova de cabelo ionizara e almofadada

Esses são dois tipos que não devem ficar de molho. Lave com água corrente e sabão neutro e seque com um pano. Caso a sujeira não saia,

Escovas de plástico

As escovas de plástico devem ficar de molho durante 20 minutos em uma mistura de água com sabão neutro.

Produtos caseiros para limpeza de escova de cabelo

Você pode utilizar vinagre branco e/ou bicarbonato de sódio para a solução de limpeza de escova de cabelo. Basta acrescentar uma colher de sopa em um pouco de água e deixar por 20 minutos.

Como remover os fios das cerdas

Remover os fios das cerdas das escovas de cabelo não é simplesmente arrancar com tudo. Isso faz com que a vida útil fique bem prejudicada.

A maneira certa de fazê-lo é utilizar um pente para poder ajudar na remoção e ter um pouco de paciência também. O melhor de tudo é que você remove uma parte dos resquícios de células mortas e da poeira.

Como fazer a limpeza de escova de cabelo com piolho?

Se a escova estiver com piolhos, é importante desinfetar com água fervente e/ou com uma solução de água sanitária (com muito cuidado) ou com álcool 70°.

Como finalizar a limpeza da escova?

Além da limpeza da escova de cabelo, também é importante secar, pois a umidade também é prejudicial ao produto. Veja como proceder:

  • Coloque a escova de ponta cabeça para escorrer a água;
  • Seque com um pano macio;
  • Para garantir que a escova fique bem seca, use o jato frio do secador. O quente jamais deve ser utilizado, pois pode danificar as cerdas.

Você gostou de nosso artigo sobre como limpar escova de cabelo? Seguindo nossas dicas, você mantém a saúde das madeixas e do couro cabeludo e, assim, os fios crescerão fortes e saudáveis.

Compartilhe com sua família e seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro