Procuro por...

Dicas de Como Limpar Escova de Dentes Corretamente

Sabia que a limpeza da sua escova de dentes é essencial e deve ser feita com frequência? Aprenda formas de como se deve limpar escova de dentes e deixá-la livre de fungos e bactérias.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Como limpar escova de dentes é algo do dia a dia e que muitas pessoas não têm conhecimento, afinal de contas, é estranho que precisamos limpar algo que é usamos para limpar os dentes, não é mesmo?

Entretanto, pense: há diversos microrganismos não só em nossa boca, mas também no banheiro. Por isso, a desinfecção de escova de dentes é fundamental.

Quer mais um motivo para a limpeza de escova de dentes? Você tem noção que existem mais de 1000 tipos de bactérias que são capazes de sobreviver durante 24 horas entre as cerdas das escovas?

E estão esperando para voltar para a sua boca, que é onde elas podem se alimentar e atacar. Dentre essas bactérias, temos como exemplo os coliformes fecais.

Aliás: não basta lavar a escova. É importante fazer uma desinfecção.

Quer saber como?

Leia este artigo até o final e descubra algumas dicas importantes!

Como limpar escova de dentes com vinagre e bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos principais componentes de limpeza e nas dicas de como limpar escova de dentes não seria diferente, assim como o vinagre.

Para limpar escova de dente, basta misturar 2 colheres de sopa de vinagre branco e 2 de bicarbonato de sódio em um copo com, aproximadamente, 100 ml de água.

Deixe a escova mergulhada por cerca de meia hora e enxague. Se você se incomodar com o cheiro, mergulhe-a no enxaguante bucal.

Como limpar escova de dentes com enxaguante bucal

A limpeza de escova de dentes pode ser feita com enxaguante bucal se tiver algum componente antibacteriano.

A escova mergulhada no enxaguante bucal por 15 minutos, não passando esse tempo para não danificar as cerdas.

Limpeza de escova de dentes com água oxigenada

Uma dica interessante de como limpar escova de dentes é utilizando água oxigenada. Afinal de contas, se é recomendado para limpar dentaduras, também é bom para limpeza de escova de dentes. A água oxigenada é um antisséptico, além de ter ação desinfetante.

Para desinfecção de escova de dentes, basta colocar a escova no copo e despejar água oxigenada o suficiente para cobrir a cabeça da escova. Deixe agir por 15 minutos.

É importante lembrar que a água oxigenada não pode ser reaproveitada.

Limpeza de escova de dentes, armazenamento e troca

Como limpar a escova de dentes pode ser feita diariamente. Mas, mesmo com a desinfecção de escova de dentes, é importante trocar, no máximo, a cada três meses.

O armazenamento da escova de dentes é tão importante quanto como limpar escova de dentes, pois deixar a escova exposta às bactérias é um convite de boas-vindas para que elas ataquem.

Coloque em um recipiente aberto (não utilize tampinhas, pois elas não ajudam), guardado no armário. De preferência, a escova deve ficar de pé.

É importante lembrar que, antes de colocar a pasta de dente na escova, é importante lavá-la com água. Dessa forma, os resíduos serão eliminados.
O que você achou de nossas dicas?

Já tinha conhecimento da importância da limpeza e desinfecção de escova de dente?

Compartilhe com sua família e seus amigos nos grupos e nas redes sociais! A saúde bucal agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro