Procuro por...

Como Limpar Esponja de Maquiagem

As esponjas de maquiagem são itens essenciais para toda mulher e que merecem os devidos cuidados por estarem diariamente em contato com a pele do rosto. Aprenda dicas de como limpar esponja de maquiagem corretamente e evitar acúmulo de fungos e bactérias.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Como limpar esponja de maquiagem é um assunto que gera muita polêmica, assim como este acessório caiu nas graças das blogueiras de uma hora para a outra e só podemos dizer uma coisa sobre elas:  muitas as amam de paixão, mas muitas também odeiam.

Há vários truques de limpeza de esponja de maquiagem disponíveis na internet, alguns que parecem bem loucos – e é por isso que viralizam com uma velocidade incrível – e outros que são desenvolvidos com os produtos que a gente conhece bem.

E qual é o motivo de tanta preocupação com a limpeza? Em primeiro lugar, a esponja de maquiagem, como o nome já diz, absorve a base e, com o tempo, acaba se acumulando e deixando o resultado bem carregado.

Em segundo lugar, limpar a esponja de maquiagem aumenta a durabilidade do produto, que acaba se dissolvendo quando não é bem conservado.

Em terceiro lugar, e mais importante de tudo, é o fato de que o acúmulo de produtos, de poeira e da própria oleosidade da pele fazem com que a esponja seja um ninho perfeito para a proliferação de micro-organismos, que provocam problemas de pele como dermatite, acne, micose, candidíase, herpes, etc. Aliás, até mesmo a gripe pode ser causada por aplicadores de maquiagem mal higienizados.

Nesse artigo, separamos as principais dicas de especialistas em maquiagem para facilitar o processo de como limpar esponja de maquiagem.

O que é e para que serve a esponja de maquiagem?

Inventadas pela Beauty Blender e logo “copiadas” por inúmeras empresas do ramo, as esponjas de maquiagem com formato de gota ganharam espaço nas prateleiras das apaixonadas pela maquiagem por conta da promessa de substituir os pinceis na busca de uma maquiagem mais rápida e por um resultado mais natural.

Sua maior vantagem é o fato de que uma esponja de maquiagem em gota é capaz de aplicar a base em diferentes locais do rosto: com o lado maior, aplicamos a base nas bochechas e na testa. Já a ponta serve para aplicar na área dos olhos, lábios e nariz com mais precisão.

Como aplicar a maquiagem com a esponja?

Afinal de contas, qual é a melhor forma de se aplicar base utilizando a esponja? Há duas opções: a primeira é aplicar pequenas gotas do produto na esponja e a outra é a aplicação direto na própria pele.

Uma dica de especialista é não utilizar a esponja como se fosse um pincel de maquiagem: aplique com leves batidinhas no rosto.

Outro truque é umedecer a esponja antes de aplicar a base, já que evita o desperdício de produto e ainda melhora o resultado da cobertura.

O que é melhor: esponja ou pincel?

A esponja é muito prática e, sem dúvida, a melhor opção para quem está com pressa e/ou precisa retocar a maquiagem no trabalho, por exemplo. Isso porque uma única esponja é capaz de alcançar partes do rosto que um pincel de base tradicional não consegue.

Outra vantagem da esponja é o custo, pois há alguns pinceis (especialmente os jogos de pincel) que são bem mais caros. Porém, a economia de produto só será possível se aplicar com cuidado, já que, como uma esponja, absorve mais base do que o pincel.

Aplicar maquiagem com pincel exige uma técnica maior do que com a esponja e também requer um pouco mais de tempo para ficar perfeito.  

Agora, há quem diga que o pincel ainda tem o melhor acabamento e a vida útil também é maior do que a da esponja.  

O interessante é ter os dois, já que o pincel oferece um resultado melhor para ocasiões especiais, já a esponja é interessante para o dia-a-dia e quando se está com pressa, já que a aplicação de base na esponja é mais simples, mais prática e mais rápida.

Pode lavar esponja de maquiagem?

Agora que você sabe o que é uma esponja de maquiagem e quais são as vantagens e desvantagens dela em relação ao pincel, é hora de responder uma pergunta crucial: como limpar esponja de maquiagem? Afinal de contas, pode mesmo lavar a esponja de maquiagem?

Afinal de contas, se as esponjas retêm água, acabam rachando ou até mesmo mofando caso não seja lavada de maneira correta.

Na internet, podemos encontrar diversas versões utilizando detergente, sabão de coco, demaquilante, etc., mas, será que todas essas táticas são boas para a sua pele?

Uma coisa a se levar em consideração é o tipo de maquiagem: é à prova d’água, ou seja, mais resistente que as maquiagens convencionais?

Então, pode ser que seja necessário repetir a operação por mais vezes, pois será mais difícil remover os resquícios do produto em apenas uma limpeza de esponja de maquiagem.

Quando limpar a esponja de maquiagem?

A esponja para maquiagem deve ser higienizada periodicamente, mas isso não significa que você vai precisar fazer isso toda vez que se maquia. Especialistas em maquiagem recomendam fazer a limpeza da esponja de maquiagem uma vez por semana.

Agora, se você usa bastante ou costuma retocar a maquiagem durante o dia, o que faz com que a esponja absorva a oleosidade da pele, o que facilita a proliferação de bactérias no acessório.

Como limpar esponja de maquiagem com sabonete?

O sabonete neutro é uma ótima forma de como limpar esponja de maquiagem, pois não agride o acessório. Além disso, também é possível utilizar um sabonete antibactericida, o que garante que o uso da esponja seja ainda mais seguro.

Confira o passo a passo:

  1. Umedeça a esponja;
  2. Aplique o sabonete na esponja;
  3. Deixe de molho em água morna;
  4. Espere esfriar e aperte a esponja até que saia toda a espuma e resquícios de maquiagem;
  5. Caso necessário, repita a operação;
  6. Deixe secar completamente.

Limpeza de esponja de maquiagem com detergente

Há diversas maneiras de como limpar esponja de maquiagem com detergente, sendo que a primeira não utiliza micro-ondas. Confira o passo a passo:

  1. Em um recipiente, faça uma mistura de água morna e detergente;
  2. Deixe a esponja de molho por alguns minutos;
  3. Aperte a esponja para remover os resíduos de maquiagem e a espuma do detergente;
  4. Caso necessário, repita a operação.
  5. Deixe secar completamente.

Como limpar esponja de maquiagem no micro-ondas?  

Agora o momento que todos esperavam: como limpar esponja de maquiagem no micro-ondas. Em primeiro lugar, vamos à pergunta que não quer calar: funciona?

Nossa equipe testou o processo e, inclusive, utilizamos a esponja de maquiagem depois da limpeza e podemos garantir, funciona mesmo! Então, vamos ao passo a passo:

  1. Encha um copo de água até a metade;
  2. Adicione um pouco de detergente, misturando em seguida;
  3. Mergulhe a esponja suja até que ela esteja completamente afundada na água;
  4. Leve ao micro-ondas por 1 minuto;
  5. Retire o copo do micro-ondas com o auxílio de uma luva térmica ou de um pano;
  6. Espere esfriar;
  7. Enxágue a esponja em água corrente, apertando para remover os resíduos e o detergente;
  8. Caso necessário, repita a operação.
  9. Deixe secar completamente.

Como limpar esponja de maquiagem com higienizador?

Também é possível fazer uma limpeza de esponja de maquiagem com produtos específicos. É claro que essa é a forma mais eficaz e mais segura de se limpar, já que foi desenvolvido pelo fabricante com o objetivo de fazer a limpeza e proteger o produto contra a ação dos micro-organismos.

Nesse caso, o passo a passo de como limpar esponja de maquiagem se resume a seguir à risca as orientações do fabricante.

Como guardar a esponja de maquiagem?

A forma de guardar a esponja é de extrema importância para evitar a proliferação dos micro-organismos.

Em primeiro lugar, após a limpeza da esponja de maquiagem é muito importante esperar secar, já que a umidade é o cenário perfeito para os fungos e bactérias.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, nunca guarde a esponja de maquiagem no banheiro, pois, além de haver muita umidade, o acessório pode ficar cheio de coliformes fecais.

E quando é hora de trocar a esponja?

É claro que como limpar esponja de maquiagem é mais do que necessário para prolongar a vida útil do acessório. Porém, também é importante saber quando substituir a esponja.

E como saber disso? Ora, tudo depende da frequência com que você usa a sua esponja de maquiagem. Por exemplo: se você utiliza diariamente (às vezes mais de uma vez por dia) e faz a limpeza da esponja de maquiagem após o uso, será preciso fazer a troca em, aproximadamente, dois meses.

Agora, se você utiliza menos e, ainda assim, obedece a todos os “protocolos” de como limpar esponja de maquiagem, o tempo é de três ou quatro meses.

É importante observar o estado da esponja de maquiagem: se estiver com odor estranho, rachar, estiver com manchas permanentes e/ou ressecada, chegou a hora de trocar.

A dica dos especialistas é substituir a esponja de maquiagem depois de, aproximadamente, 30 usos.

Você gostou de nosso artigo de limpeza de esponja de maquiagem? Seguindo nossas dicas de como limpar esponja de maquiagem, você vai garantir a vida útil do acessório.

Pode ser uma tarefa um pouco chata, especialmente em relação à frequência, mas vale a pena, pois a esponja facilita – e muito – o dia-a-dia de quem gosta de se maquiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro