Procuro por...

Como Limpar Estofado

Todos nós cuidados bem dos nossos estofados pois eles custaram um bom dinheiro, não é? Então aprenda neste artigo como limpar sofá da forma mais prática e correta. São dicas valiosas que você vai adorar, quer ver? Então vamos lá.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 9min
Lu Corazza
Lu Corazza
Especialista em limpeza e organização

Os estofados estão presentes em diversos móveis da casa, como os sofás e as cadeiras. Dessa maneira, saber como limpar estofado da maneira correta é muito importante para manter sua casa sempre limpa.

Apesar disso, é comum que as pessoas pensem que apenas profissionais sabem como limpar estofado facilmente, e isso não é verdade. Qualquer pessoa consegue fazer isso, desde que seguindo as dicas certas.

Por isso, neste artigo iremos te ajudar de como limpar o estofado da sua casa com maior facilidade e também indicaremos alguns ingredientes que podem te ajudar a limpar seus estofados muito mais facilmente.

Logo, continue lendo até o final para entender tudo!

Como limpar estofado de cadeira

Os estofados de cadeira ficam sujos muito rapidamente, já que são de utilização diária e estão em contato com áreas sujas de nossas roupas.

Por isso, limpar estofado de caseira em casa pode parecer uma tarefa impossível, mas vamos te dizer que não é!

Antes de mais nada, é importante que você decida se irá ou não retirar o estofado da sua cadeira para fazer a limpeza. Depois disso, siga o passo a passo a seguir.

Materiais necessários:

  • Álcool;
  • Amaciante;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Água;
  • Flanela;
  • Vinagre.

Modo de preparo:

  • Adicione em um recipiente uma tampinha de álcool com uma colher de sopa de amaciante, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de vinagre;
  • Misture tudo até que se torne um líquido homogêneo e então adicione um copo de água para diluir a solução;
  • Pegue uma flanela e a umedeça com a mistura;
  • Passe a flanela por todo o estofado da cadeira até que você veja que o mesmo está ficando limpo;
  • Deixe secar.

Como essa mistura contém álcool não há necessidade de passar água para retirar o líquido, já que ele irá evaporar e a cadeira não ficará manchada.

Essa é uma excelente receita para limpar estofado de cadeira em casa porque ela é feita com ingredientes caseiros e ainda evapora facilmente sem deixar manchas. Por isso, teste e conte para nós!

Como limpar estofado a seco

Nem todo mundo gosta de utilizar líquidos para limpar tecidos e isso é compreensível: caso a limpeza seja feita da maneira errada o tecido pode ficar com mau cheiro e manchado.

Assim, ter uma opção de lavagem a seco pode te ajudar a limpar estofado sem molhar rapidamente. Caso essa seja a sua vontade, confira esse simples passo a passo:

  1. Pegue bicarbonato de sódio e passe por todo o estofado utilizando uma flanela ou as mãos;
  2. Deixe o bicarbonato agindo no tecido por cerca de 15 minutos, você verá que ele mudará seu aspecto;
  3. Retire todo o bicarbonato utilizando um aspirador de pó potente;
  4. Finalize passando uma flanela seca e limpa.

Além de ser prático, esse passo a passo para limpar estofado a seco pode te ajudar a fazer uma limpeza rápida caso alguém chegue de surpresa na sua casa, por exemplo.

Portanto, aproveite essa dica para manter seu estofado sempre limpo!

Como limpar estofado de suede

O suede é um pouco diferente dos outros tipos de tecidos utilizados em estofados justamente porque ele mancha facilmente com a utilização de produtos não específicos.

Neste caso, não recomendamos a receita de álcool com bicarbonato de sódio e amaciante. No caso do suede, a melhor opção é utilizar produtos próprios para esse tipo de tecido.

Como fazer isso? Você pode facilmente encontrar no mercado ou em lojas especializadas em produtos de limpeza diversos produtos que garantem a limpeza do estofado de suede facilmente.

Esses produtos são melhores opções porque são feitos para as especificações desse tecido e, consequentemente, limpam sem causar danos.

Assim, escolha o seu produto favorito para limpar estofado de suede e aproveite!

Ingredientes caseiros para limpar estofado

Por fim, você já deve ter percebido que os ingredientes caseiros são quase sempre uma excelente opção para quem quer limpar a casa facilmente, e no caso dos estofados isso não seria diferente.

Por isso, confira uma lista de ingredientes caseiros para limpar estofado sem gastar muito:

  • Vinagre: excelente para retirar manchas de gordura e desencardir superfícies;
  • Bicarbonato de sódio: o bicarbonato não precisa ser utilizado apenas quando se quer fazer uma limpeza a seco, mas também em soluções para fazer uma limpeza mais profunda;
  • Amaciante: o amaciante ajuda a deixar o tecido mais macio, além de ajudar os outros produtos a se infiltrar mais facilmente nas fibras na hora de fazer a limpeza.

Esses são três ingredientes perfeitos para limpar estofado e muitas outras superfícies da sua casa, por isso indicamos que você teste as dicas que passamos com esses ingredientes!

Viu como não é impossível limpar estofado em casa rapidamente sem ajuda profissional? Basta seguir nossas dicas e você conseguirá passar por esse processo sem nenhuma dor de cabeça e com estofados extremamente limpos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro