Procuro por...

Como Limpar Lente de Contato

Lentes de contato precisam de atenção especial e constante para que seus olhos não sofram consequências desastrosas caso acumulem fungos ou bactérias. Aprenda como limpar lentes de contato da forma correta e indicada pelos especialistas.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Como limpar lente de contato é, sem dúvida alguma, uma questão importantíssima, já que, ao contrário dos óculos, esse item entra em contato direto com os olhos e, por isso, pode causar infecções e demais doenças que podem não só prejudicar os olhos de modo geral, como também a visão, especialmente se os descuidos ocorrerem a longo prazo. E isso, é claro, inclui a cegueira.

Além de problemas de saúde, o uso de produtos inadequados pode estragar a lente de contato.

É claro que, com os devidos cuidados da limpeza das lentes de contato, são uma ótima opção para quem não gosta de utilizar óculos, ou procura mais conforto na hora de praticar alguma atividade física.

Há lentes de contato para todos os gostos, desde o material (rígidas, gelatinosas, híbridas) e, inclusive, a sua duração, que vai desde um dia até um ano.

As lentes de contato rígidas são mais duráveis e recomendadas para quem tem grau mais alto. Elas costumam ser anuais. Já as lentes gelatinosas são mais confortáveis. Como são finas, costumam ser até, no máximo, mensais. E, é claro, os produtos específicos de como limpar lente estão relacionados com o material.

Se você pretende começar a utilizar lentes de contato, ou ainda já usa, mas pretende melhorar os seus hábitos de higiene, leia este artigo. Você vai ver o que usar, o que não usar e por quê.

O que você deve saber antes de como limpar lente de contato

O passo mais importante de como limpar lente de contato é começar pela higienização das mãos. Dê preferência a um sabonete antibacteriano, que evita a proliferação de micro-organismos que prejudicam a saúde dos olhos.

Não use sabonetes perfumados ou à base de algum óleo, pois podem causar manchas na lente.

Não utilize água da torneira, pois ela está cheia de micro-organismos. Além disso, gotas reumidificantes, colírios tradicionais, soro fisiológico, solução salina, etc. também não servem para a limpeza das lentes de contato, muito menos para desinfectar.

Se você utiliza saliva, saiba que isso é um grande erro. A nossa boca tem, aproximadamente, 50 bilhões de bactérias. Agora, imagine esse monte de bactérias em contato com os seus olhos.

Quando limpar as lentes de contato, evite utilizar as unhas. Além de serem afiadas (o que pode danificar a lente), não é difícil que elas estejam cheias de sujeira e de micro-organismos.

Passo a passo de como limpar lente de contato

Sempre utilize uma solução nova na hora de como limpar lente de contato. Reaproveitar a solução significa reaproveitar também as sujeiras e bactérias, que podem causar sérios problemas na saúde.

Sem mais delongas, confira o passo a passo de como limpar lente de contato:

  1. Lave bem as suas mãos;
  2. Com cuidado, retire a lente com os dedos e coloque na palma da mão;
  3. Pingue algumas gotas da solução de limpeza;
  4. Com o dedo, esfregue as lentes de contato;

Limpeza do estojo das lentes de contato

Aproveite o momento em que colocar as lentes de contato nos olhos para lavar bem o seu estojo. Lembrando que você deve estar com as mãos limpas. Veja:

  1. Jogue fora a solução de limpeza antiga;
  2. Coloque a solução de limpeza nova;
  3. Esfregue o estojo com o dedo;
  4. Seque com um papel toalha ou uma toalha que não solte fiapos.

Evite deixar o estojo aberto secando. Se não tiver outra escolha, certifique-se de que não há nenhuma sujeira ou resíduos de solução de limpeza.

Cuidados com a lente de contato e com o estojo

  • Quando for viajar, não coloque a solução de limpeza em um frasco menor. O frasco original já está esterilizado e pronto para este tipo de produto. Se precisar economizar espaço, compre uma solução de limpeza menor. Aliás, há alguns kits que já possuem uma versão menor, justamente para levar na bolsa.
  • Troque o estojo da lente a cada três meses.
  • Fique atento ao prazo das lentes de contato. Por exemplo: jamais utilize uma lente de contato mensal por um ano, por exemplo. Não se esqueça de que a sua saúde é muito mais importante do que qualquer economia.
  • Como é normal que os dois olhos tenham graus diferentes, procure sempre iniciar com o mesmo olho, para evitar trocar as lentes.
  • Mantenha sempre o recipiente da solução de limpeza fechado, longe da poeira e do calor.
  • Guarde as lentes em local adequado. O estojo deve ser mantido fechado enquanto não estiver usando as lentes.
  • Se você utilizar as lentes diariamente, é ideal lavar o estojo também todos os dias para evitar que os micro-organismos prejudiquem seus olhos.
  • Prefira estojos brancos, para que você possa encontrar sujeiras que não seriam encontradas em estojos escuros.
  • Compre lentes de contato de lojas especializadas. Mesmo que sejam mais caras, você terá produtos confiáveis e que não prejudicarão a saúde de seus olhos.
  • Seguindo a mesma linha de raciocínio, se você compra lentes de grupos de Facebook, compre apenas lentes lacradas. Algumas pessoas têm o mal hábito de vender lentes que foram abertas, ou ainda que chegaram a experimentar. Porém, isso é muito perigoso.
  • Faça visitas regulares ao oftalmologista, não apenas para confirmar que o seu grau continua o mesmo, como também para se certificar de que as suas medidas de como limpar a lente e como fazer a manutenção estão corretas.
  • Se a lente apresentar algum dano, por menor que seja, descarte imediatamente. Qualquer fissura pode ser um local para a proliferação de bactérias.
  • Se a lente cair do seu olho, não recoloque antes de lavá-la com uma solução de limpeza. A “regra dos 5 segundos” não funciona com os seus olhos.

As lentes de contato devem ser utilizadas com moderação, pois prejudicam a oxigenação da córnea, o que provoca a irritação do olho. O ideal é alternar entre os óculos de grau e as lentes. Converse com o seu oftalmologista sobre o tempo ideal para utilizar as lentes.

Você gostou deste artigo de como limpar lente de contato? Seguindo nossas dicas, você poderá utilizar suas lentes com a tranquilidade de que você garantirá a saúde dos seus olhos e, é claro, da sua visão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro