Procuro por...

Dicas e Cuidados de Como Limpar Notebook

Computador sujo é horrível de usar, você não acha? Então aprenda como limpar notebook da forma correta para que o teclado e a tela fiquem sempre limpos e em bom estado.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Saber como limpar notebook é fundamental para que ele mantenha o bom funcionamento. Isso porque a sujeira que é acumulada no teclado, no touchpad, na tela e nas entradas podem se acumular.

A limpeza do notebook deve ser ainda mais cuidadosa se você tiver bicho de pelúcia, pois os pelos podem acabar entrando nas teclas.

E você nem imagina o que pode ser encontrado dentro de um notebook: insetos, fio de cabelo, resto de comida, etc. Tudo isso pode causar o temido superaquecimento, já que o cooler deixa de ser o suficiente para refrescar o equipamento.

Além disso, a sujeira prejudica a vida útil do notebook, pois ela pode riscar os componentes.

O melhor de tudo é que, apesar de ser uma tarefa que exige paciência e cuidado, saber como limpar o notebook regularmente já é capaz de evitar esses problemas e preservar a vida útil.

Apesar de nosso artigo também conter dicas de limpeza de notebook por dentro, alertamos que é preciso saber o que está fazendo. Se você não tem o mínimo de conhecimento de informática para desmontar o notebook, saiba que é melhor solicitar uma limpeza profissional, para não correr riscos (desnecessários) de acabar danificando o seu aparelho.

Sem mais delongas, veja aqui como limpar notebook!

Materiais recomendados para como limpar notebook

É claro que o primeiro passo de como limpar notebook é saber o que usar. Álcool isopropílico, por exemplo, é ideal para limpar processador e memórias. Agora, um álcool normal se o seu objetivo for outro.

Também é necessário que você tenha uma flanela macia, que não solte fiapos, um cotonete e um limpa-telas.

O que não usar

Em primeiro lugar, nunca, jamais, utilize panos ásperos, pois podem acabar danificando a superfície do aparelho.

A mesma coisa para produtos abrasivos ou os famosos multiusos, pois podem acabar estragando o notebook.

Como limpar notebook: o que fazer antes

O primeiro passo para a limpeza do notebook é remover da tomada e desligá-lo. Se possível, remova também a bateria. Assim, não haverá nenhuma ação indesejada enquanto você estiver limpado o teclado e o touchpad.

Há alguns teclados que têm a opção de desativar o teclado e o touchpad, o que pode ser bom para limpezas mais leves, só com um paninho.

Limpeza de notebook: tela

Uma das partes mais importantes da limpeza do notebook é a tela. Se não estiver tão sujo, apenas passar um pano macio é o suficiente.

Agora, se estiver com gordura ou manchas de dedo, é importante passar um pano úmido (úmido, não encharcado!) com água ou um produto de limpeza específico para limpar telas de notebook.

Tome muito cuidado, pois a pressão pode danificar o LCD, que é um material muito sensível. E jamais espirre água ou o limpa-telas diretamente na tela, pois pode escorrer e danificar o notebook.

Como limpar teclado

Apesar de ser possível remover as teclas de um computador de mesa, não é possível fazer o mesmo com o notebook.

Umedeça o pano com água e esfregue cuidadosamente para retirar os excessos de sujeira. Um pincel fino pode ser interessante para limpar as teclas do notebook, mas lembre-se de que as cerdas devem ser macias.

Há, no mercado, alguns produtos que facilitam a tarefa de como limpar notebook. Um deles é o mini aspirador de pó, que serve para remover as sujeiras mais difíceis de ser alcançadas.

Como limpar notebook: área externa

Você pode limpar a área externa do notebook com uma flanela de microfibra. Outros tecidos soltam fiapos e/ou correm o risco de riscar o computador.

Umedeça o pano com uma mistura de 1/3 de álcool comum para 2/3 de água.

Os movimentos devem ser leves em qualquer parte do notebook, especialmente na parte de trás da tela, para não danificar o LCD.
Retire o excesso com um pano seco, também de microfibra.

Como limpar notebook por dentro

Se você tiver conhecimento sobre notebooks, é possível limpar o interior do equipamento sozinho. Mas, mesmo tendo conhecimento, é importante ler com atenção o manual.

Para isso, você vai precisar de álcool isopropílico, flanela e um pincel seco. Também é interessante usar luvas antiestáticas, ou pulseira.

Abra com uma chave de fenda e remova todas as áreas de concentração de poeira: na tampa, ventoinha e o espaço em que ela circula e perto das saídas de ar.

Antes de limpar a placa, é importante desconectá-la da placa mãe, para evitar um curto-circuito!

Como limpar saídas de ar e demais componentes

As saídas de ar e outros componentes como entrada USB e HDMI são muito pequenas e, por isso, é necessário utilizar um cotonete (para as bordas externas) e pincel fino de cerdas macias.

O ar comprimido não é recomendado, pois pode jogar a sujeira para dentro do notebook. Em vez disso, prefira usar miniaspirador ou ainda um limpa-contato, que é um produto encontrado em lojas de eletrônica.

Como limpar notebook: o que não fazer!

É importante destacar que é muito arriscado borrifar o líquido diretamente no notebook, especialmente na tela. Isso porque pode escorrer e acabar penetrando pelas bordas, danificando o equipamento.

Além disso, é importante tomar muito cuidado com a tela do notebook, pois movimentos mais fortes podem acabar arranhando o plástico (que envolve o LCD).

É bacana apostar num “faça você mesmo”, mas essa não é uma estratégia bacana para o interior do notebook, pois são peças pequenas e frágeis, que podem acabar sendo danificadas facilmente.

É muito melhor gastar com um técnico, que saiba o que está fazendo, do que fazer algo errado e gastar com uma peça nova, não é mesmo?

Saber como limpar o notebook é importantíssimo, especialmente numa época em que se trabalha em Home Office. Dessa forma, você evitará os danos que a sujeira pode trazer para o seu aparelho.

Não se esqueça de que é importante levar o notebook regularmente para o técnico, para que ele possa fazer uma limpeza mais profissional.

Gostou deste artigo de dicas de limpeza de notebook que fizemos para voce?

Compartilhe com sua família e seus amigos, pois isso nos ajuda bastante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro