Procuro por...

Como Limpar Panela de Inox com Produtos Caseiros

Aprenda a limpar suas panelas inox com dicas essenciais para o dia a dia na cozinha. Afinal, de nada adianta limpar sua panela inox se acabar estragando-a toda com riscos e amassados, não é mesmo? Então vamos lá.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 6min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Você percebeu que, com o uso, a sua panela de inox está opaca e manchada? Não se preocupe, pois, como limpar panela de inox é muito simples e pode ser feito, inclusive, com itens que você possui na sua casa.

A limpeza de panelas de inox garante que o seu jogo continue brilhando como novo. Aliás, essas panelas possuem uma durabilidade excelente, já que são resistentes.

Não podemos esquecer que, além de lindas e duráveis, a principal vantagem de uma panela de inox é a maneira com a qual cozinha um alimento: o calor é distribuído uniformemente e, por isso, a comida é cozida por igual.

Além disso, o material não libera qualquer resíduo no alimento e, por isso, as panelas de inox não oferecem risco à sua saúde.

Neste artigo, você vai saber como limpar panela de inox por dentro, por fora e, inclusive, manchas mais agressivas e, é claro, como manter o brilho e a beleza.

Como limpar panela de inox com produtos caseiros

É claro que existem os produtos específicos para limpeza. E, para isso, basta obedecer às instruções do fabricante.

Mas, você sabia que como limpar panela de inox pode ser feito com produtos caseiros, especialmente o vinagre, bicarbonato de sódio e limão? A principal vantagem é que esses produtos poderosos são muito acessíveis e, possivelmente, você já os tem em sua cozinha.   

Limpeza de panela de inox por dentro

Como limpar panela de inox por dentro pode ser feito com limão ou com vinagre, veja:

  • Limão: Esprema o limão dentro da panela, passando o suco em toda a mancha. Deixe agir por, aproximadamente, 15 minutos e lave com água e detergente neutro, utilizando o lado macio da esponja.
  • Vinagre: Com o uso do lado macio da esponja umedecido com vinagre, vá esfregando as manchas da panela até que as manchas desapareçam. Em seguida, lave normalmente com água e detergente.

Limpeza de panela de inox por fora

Vinagre e limão também podem ser utilizados como opção de como limpar panela de inox por fora:

  • Vinagre: Passe o vinagre na mancha da panela e esfregue com o lado macio da esponja. Em seguida, lave a panela com água e detergente.
  • Limão: Esprema o limão e, em seguida, passe o suco na mancha, esfregando com o lado macio da esponja. Em seguida, lave a panela com água e detergente.

Como limpar panela inox queimada

Não adianta, basta 1 minuto de descuido que acabamos queimando o arroz no fundo da panela e aí já viu: a panela fica com aquela crosta horrível. Mas, até mesmo panelas queimadas podem ser limpas com produtos caseiros, tais como vinagre e bicarbonato de sódio. Confira:

  1.  Vinagre branco: Coloque vinagre na panela queimada e deixe ferver durante 5 minutos. Espere esfriar para lavar a panela com detergente e o lado macio da esponja.
  2. Bicarbonato de sódio: Outra forma de como limpar panela de inox queimada é dissolver uma colher de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Você deverá passar sobre toda a peça e lavá-la em seguida. Caso queira retirar as manchas da sua panela de inox, utilize um pano umedecido com álcool etílico.

Como limpar panela inox com manchas mais difíceis

A mancha está difícil de sair? Então, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água morna. Utilize o lado macio da esponja ou uma escova de cerdas macias. Preste atenção no sentido do polimento da panela. Enxágue com água morna e seque com um pano macio.

Você gostou de nosso artigo de como limpar panela de inox? Seguindo nossas dicas, as suas panelas inox estarão sempre brilhando como se fossem novas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro