Procuro por...

Como Limpar Pano de Prato

Aprenda como limpar seus panos de pratos para que eles fiquem sempre limpinhos, branquinhos e durem mais. Conheça técnicas simples mas eficazes na limpeza de panos para uso na cozinha, especialmente os panos de prato.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 8min
Lu Corazza
Lu Corazza
Especialista em limpeza e organização

Como devo limpar pano de prato?

Os utensílios domésticos que utilizamos no dia a dia podem acabar ficando gastos com o passar do tempo justamente por conta do excesso de uso, e isso claramente acontece com os panos de prato da cozinha. Assim, nem todo mundo sabe como limpar pano de prato da maneira correta.

Por isso, iremos te ajudar neste artigo a descobrir como o pano de prato deve ser lavado para que você nunca mais sofra com panos de prato amarelados.

Logo, continue lendo para saber como fazer a lavagem correta, quando ele deve ser lavado e até mesmo como utilizar o seu microondas para fazer uma limpeza profunda e extremamente eficaz!

Limpeza de panos de prato brancos - Forma correta
Limpeza de panos de prato brancos - Forma correta

Dica para fazer a lavagem correta

Antes de mais nada, é importante entender que tudo começa na maneira com que você lava o seu pano de prato normalmente, já que a maioria das pessoas faz isso do jeito errado.

Agora você deve estar dizendo para si mesmo “mas lavar pano de prato é tão simples, não é possível que exista um segredo até para isso”, e é aí que você se engana!

Panos de prato macios para cozinha
Toalhas para cozinha

Na realidade, existe um jeito correto de lavar o seu pano na máquina para evitar que ele fique amarelado com o passar do tempo ou que manche com a tinta de outras roupas.

Por isso, já anote esta dica: sempre lave o seu pano de prato separadamente ou seja, sem as outras roupas. Já temos este costume com peças como os panos de chão, mas costumamos achar que o pano de prato é limpo o suficiente para ir com outras roupas à máquina.

Panos de prato organizados na pia
Panos de prato organizados na pia

Porém, o pano de prato possui altos níveis de gordura e geralmente é branco, o que aumenta o risco de manchar com outras roupas.

Portanto, lembre-se sempre de fazer essa lavagem separada e, de preferência, também utilize o famoso sabão de coco.

Quando lavar o pano de prato?

Saber como fazer essa lavagem não é suficiente, você também deve entender quando ele deve ser lavado para que nunca tenha um pano de prato sujo na sua cozinha.

De modo geral, o pano de prato sempre deve ser lavado quando ele parar de secar. Quando um pano de prato está sujo ele cria uma camada de gordura e, consequentemente, começa a perder a capacidade de secagem.

Assim, quando você percebe que seu pano está ficando molhado com muita frequência e está demandando grande esforço para secar louças e superfícies, chegou a hora de lavar com as nossas dicas!

Panos de prato coloridos
Panos de prato coloridos

Como limpar pano de prato no microondas

Você já entendeu como lavar seu pano de prato da maneira correta e quando fazer isso, mas caso você não tenha lido este artigo antes e agora você tenha um pano encardido em sua casa, chegou a hora de saber como limpá-lo utilizando o microondas. Isso mesmo!

Por esquentar, o microondas é um grande aliado de quem quer ter um pano de prato novinho em folha. Por isso, confira agora o passo a passo para fazer essa limpeza:

  1. Pegue o pano de prato que está sujo e passe sabão neutro por todo o tecido;
  2. Coloque este pano de prato dentro de um saco plástico (obs: é de extrema importância que este saco plástico seja próprio para se utilizar no microondas);
  3. Coloque o saco plástico com o pano dentro no microondas e ligue por 1 minuto e 30 segundos (dependendo da potência do seu microondas deixe menos ou mais tempo).

Pronto! Essa é uma grande opção para quem quer fazer uma limpeza de pano de prato rápida e muito eficaz.

Como clarear pano de prato com limão

A dica anterior é muito boa, mas caso você não tenha um microondas em casa ainda há uma solução para limpar seu pano de prato.

O limão é um grande aliado porque ele possui ação desengordurante, por isso, confira o passo a passo de como clarear seu pano de prato utilizando limão:

  1. Coloque água em um balde e coloque os panos que você precisa lavar dentro desta água;
  2. Para cada pano de prato dentro do balde coloque o suco de 2 limões na água;
  3. Deixe essa mistura agir por 2 horas;
  4. Lave o pano na máquina normalmente (da maneira que ensinamos).

Pronto! Com apenas um limão você conseguirá um pano de prato claro novamente.

Agora que você já sabe como resolver esse problema doméstico, coloque todas essas dicas em prática e nunca mais tenha panos de prato encardidos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro