Procuro por...

Como Limpar Parede

Parede limpa é obrigatório em qualquer casa que se preze, não é mesmo? Aprenda dicas de como limpar parede suja e deixá-la com aquele aspecto de parede nova, super limpa.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Como limpar parede é uma pergunta que muitas pessoas fazem na hora de começar a fazer uma faxina, mas poucas sabem os segredos que vamos te contar aqui neste artigo.

Dicas infalíveis de como limpar parede

A limpeza de paredes é muito importante, pois deixar a sujeira na parede faz com que o ambiente tenha o aspecto de sujo e mal cuidado.

Ainda que tenhamos cuidado especial com os móveis e o piso esteja brilhando, uma mancha na parede acaba chamando a atenção.

Aliás, isso é uma coisa a se pensar mesmo que sua parede tenha tons mais escuros que passam a impressão de “disfarçar” a sujeira.

O maior problema é que, na hora de limpar a parede, podemos cometer erros que, em vez de tirar a mancha, criamos uma ainda maior. Ou o que é ainda pior: uma tentativa de limpar a parede sem cuidado pode acabar removendo a tinta.

Se você sujou ou manchou a parede, não se preocupe! Separamos dicas infalíveis de como limpar parede sem danificar a tinta.

O que você precisa saber antes de ler como limpar parede:

Antes de partir para a limpeza de paredes propriamente dita, é importante que você saiba qual é o tipo de tinta, pois a que é feita à base de água não deve ser esfregada excessivamente. Ademais, há alguns pontos importantes que você deve saber antes de começar:

  • Em primeiro lugar, remova as teias de aranha com o auxílio de uma vassoura envolvida com um pano seco;
  • Jogar água diretamente na parede provoca umidade, o que aumenta o risco de mofo;
  • Evite produtor químicos abrasivos, tais como solventes e multiusos, já que podem remover a tinta;
  • Prefira borrifar o líquido aos poucos na parede ou utilize uma esponja ou um pano macio, para que você possa dosar a quantidade de água e produto;
  • Utilize um pano de microfibra ou um pano branco macio, para preservar a tinta;
  • Ao terminar de limpar a parede, abra a porta e as janelas para arejar o ambiente e garantir que não haja umidade.

Demorar para limpar dificulta a limpeza de parede

Como limpar parede suja ou manchada fica mais difícil quando deixamos para depois. Isso porque, quando a sujeira ou mancha está fresca, é possível removê-la com mais facilidade, evitando esfregar por mais tempo ou o uso de produtos próprios para uma limpeza mais pesada.

E não é só isso: Remover a sujeira assim que ela foi feita garante que ela não cause danos na pigmentação da tinta.

Como limpar parede com produtos caseiros

Você sabia que há alguns produtos que são verdadeiros heróis na hora de limpar paredes? O maior benefício deles é que, além de serem acessíveis, não oferecem tanto risco à tinta quanto os produtos químicos.

O mais famoso é o bicarbonato de sódio que, juntamente com algumas gotas de detergente neutro e um litro de água, removem manchas em paredes brancas.

Vinagre de vinho branco é outro aliado na limpeza de paredes. Combinando meia xícara de vinagre com meia xícara de água morna, é possível remover manchas mais complexas.

Também é possível combinar o poder do bicarbonato de sódio e do vinagre de vinho branco. Como são desengordurantes, são excelentes para limpeza pesada. E não é só isso: também têm ação bactericida e eliminam odores.
Basta misturar 1 litro de água com ½ copo de vinagre de vinho branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Como limpar parede com poeira

Há duas maneiras de limpar parede com poeira: a primeira é o uso de uma vassoura com cerdas macias.

No entanto, é importante tomar cuidado com alguns detalhes: deixe uma vassoura exclusiva para a limpeza de parede, já que ela deve estar limpa.

A outra maneira é utilizando um aspirador de pó. Para isso, afaste todos os móveis que estão encostados na parede e, em seguida, passe o aspirador.

Como limpar parede suja de mofo

Uma das maneiras de limpar parede suja de mofo é utilizando a “fórmula mágica” de vinagre de vinho branco e bicarbonato de sódio.

Uma outra dica é utilizando água sanitária e água, na proporção uma parte para três. Com o auxílio de uma escova de cerdas duras embebida no produto, esfregue a área mofada.

Em seguida, passe um pano umedecido para remover o produto.

Como limpar parede suja de gordura

Como limpar parede suja de gordura também pode ser feita com vinagre de vinho branco e bicarbonato de sódio.

Mas, se a sujeira for mais resistente, utilize um detergente neutro e água morna: passe a mistura sobre a mancha de gordura e espere agir por alguns minutos. Se necessário, repita o processo.

Como limpar manchas na parede: lápis, lápis de cor, giz de cera, etc.
Quem tem crianças em casa, provavelmente passa boa parte do tempo pensando em maneiras de limpar parede.

Veja algumas sugestões:

  • Lápis: Delicadamente, esfregue uma borracha branca sobre a mancha de lápis;
  • Giz de cera: Com o auxílio de uma esponja umedecida, aplique um detergente neutro ou Cif Cremoso. Remova bem o resíduo com uma esponja limpa ou um pano úmido com água.
  • Lápis de cor ou canetinha: Você vai precisar de um produto à base de solvente, como acetona. Utilize um cotonete para que a limpeza não prejudique a tinta.

Para não ter sofrimento na hora de limpar parede, prefira dar às crianças apenas canetinhas que são laváveis na água.

Como limpar parede suja de sangue

Com o auxílio de um cotonete, aplique água oxigenada sobre o sangue seco.

Evite utilizar esponjas ou panos para que a mancha não aumente. Manchas de sangue não devem ser esfregadas.

Como limpar parede com textura

Como limpar parede com textura é bem complicado, visto que, nesse caso, é preciso não apenas preservar a tinta, mas a textura em si.

Para remover sujeiras e manchas em paredes texturizadas, é possível utilizar uma mistura de água e detergente neutro (ou sabão de coco). Com uma escova de cerdas macias embebida com a mistura, esfregue cuidadosamente a parede.

O que você achou de nossas dicas? Compartilhe com sua família e seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro