Procuro por...

Como Limpar Peixe

O jeito certo de limpar o peixe pode te salvar de algumas enrascadas na cozinha. Aprenda como limpar peixe da forma correta e dê adeus ao mau cheiro e a sujeira na cozinha.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Lu Corazza
Lu Corazza
Especialista em limpeza e organização

Nem todo mundo sabe como limpar peixe da maneira correta, e isso influencia tanto no sabor da refeição quanto na sua saúde, já que retirar os espinhos e escamas é muitas vezes essencial.

Assim, saber a maneira correta de higienizar um peixe é de grande importância para as pessoas que querem cozinhar melhor.

Portanto, continue lendo o artigo para saber como fazer a limpeza do peixe passo a passo e, claro, aprender mais dicas que irão facilitar sua vida!

É possível limpar peixe congelado?

Muitas vezes congelamos o peixe para que ele dure mais tempo e se conserve no freezer, mas a hora de limpar pode parecer impossível quando ele está congelado.

Aprender como limpar peixe
Aprender como limpar peixe

Porém, o segredo está na maneira com que você utiliza a face. Isso mesmo!

Geralmente, você utiliza o lado cortante para retirar escamas, não é mesmo? Porém, no caso do peixe congelado deve-se utilizar o lado cego da faca para fazer a limpeza.

Dessa maneira, o recomendado é passar o lado cego em um ângulo de 45 graus com relação ao peixe, de forma que as escamas sairão facilmente.

Caso você ainda ache difícil limpar peixe congelado, vale a pena deixá-lo submerso em água por alguns minutos antes de começar sua limpeza.

Portanto, agora você já sabe como limpar um peixe congelado de maneira simples e, melhor, sem fazer muita sujeira!

Passo a passo de como limpar peixe

Apesar do peixe congelado ser uma opção que faz menos sujeira, muitas vezes também utilizamos o peixe em temperatura ambiente, e neste caso é essencial saber como fazer a limpeza correta.

Por isso, confira esse simples passo a passo de como limpar peixe:

  1. Coloque o peixe dentro de um saco plástico (isso evitará que as escamas voem para todos os lados);
  2. Pegue uma colher e raspe as escamas na direção oposta a elas (os movimentos devem ser curtos e rápidos);
  3. Abra fissuras no peixe para retirar os espinhos que você encontrar, isto deve ser feito com uma faca para peixe;
  4. Corte a cabeça e o rabo.

Pronto! Esse passo a passo para limpar peixe é extremamente simples, mas muito eficaz para quem quer fazer uma boa limpeza.

Como limpar peixe pequeno

Por fim, você também pode se deparar com um desafio na hora de fazer a limpeza: limpar peixes pequenos.

Melhor jeito de limpar peixe pequeno
Melhor jeito de limpar peixe pequeno

Por serem mais difíceis de manusear, eles podem ser considerados sim um desafio. Porém, a realidade é que a limpeza desses peixes não é impossível, e apenas uma pequena modificação deve ser feita para que você consiga limpar.

No caso dos peixes menores o procedimento é o mesmo do passo a passo anterior, mas você deve se certificar de colocar o peixe na palma das mãos para que o manuseio fique mais simples.

Assim, será muito mais fácil fazer a limpeza do seu peixe pequeno e você evita de causar danos à pele dele.

Viu como é simples limpar peixe em casa? Coloque essas dicas em prática e você nunca mais vai passar apuros na hora de fazer a limpeza dos seus peixes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro