Procuro por...

Como Limpar Piscina

Uma piscina limpa é imprescindível no verão, não é verdade? E ainda se for aquecida é imprescindível até no inverno! Neste artigo mostraremos diversas técnicas de como limpar piscina economizando tempo e dinheiro. Então vamos lá.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 12min
Lu Corazza
Lu Corazza
Especialista em limpeza e organização

Ótimas dicas de como limpar piscina

Saber como limpar piscina do modo correto pode te ajudar a economizar muito dinheiro com piscineiro e, ao mesmo tempo, ter sua piscina limpa sempre que decidir utilizá-la.

Porém, nem todo mundo sabe como limpar piscinas rapidamente e facilmente, e muito menos quais são os melhores produtos a se utilizar nesse momento.

Por isso, neste artigo iremos te mostrar tudo o que você precisa saber para limpar piscinas do modo correto sem gastar muito tempo ou dinheiro.

Como limpar piscina - passo a passo

O passo a passo para limpar uma piscina é constituído de muitas etapas, e justamente por isso você deve prestar atenção em cada uma delas para conseguir deixar sua piscina limpa com facilidade.

Assim, acompanhe o passo a passo:

  1. Limpeza do deck: antes de mais nada, é importante fazer a limpeza da parte externa da piscina para garantir que folhas e sujeira não cairão na água durante a limpeza. Neste caso, basta varrer no entorno da piscina;
  1. Filtro: o filtro acumula sujeira da piscina com o passar do tempo, então antes de começar a limpar a água é importante higienizar também o filtro. Obs: desligue o registro antes de fazer isso;
  1. Peneira: antes de começar a limpar a água em si também é importante tirar qualquer inseto ou folha que tenha na superfície. Para isso, basta passar a peneira por toda a água;
  1. Revestimento: a partir daqui a limpeza interna começa. Utilize a escova para limpar todo o revestimento da piscina, retirando qualquer musgo ou alga que possa estar presente;
  1. Aspirar: aspire a  sujeira do fundo da piscina com cuidado e atenção. Caso esteja difícil fazer isso, utilize antes um decantador para que toda a sujeira vá para o fundo da piscina e fique mais fácil aspirar;
  1. Tratamento químico: o tratamento químico deve ser feito para que a água seja equilibrada quimicamente de acordo com o pH. Para isso também é importante utilizar os medidores de pH.

Pronto! Com esse passo a passo para limpar a piscina você terá muito mais facilidade para deixar sua piscina impecável facilmente.

Obs: utilize sempre produtos de boa qualidade para garantir que o passo a passo será suficiente. Produtos fracos são menos eficazes e podem acabar afetando a qualidade da sua limpeza.

Como limpar piscina rapidamente?

Pelo passo a passo anterior foi possível notar que nem sempre limpar piscina é um processo tão rápido, por isso, entenda como você pode fazer para limpar a piscina rapidamente no dia a dia.

Basicamente, a melhor opção é limpar de maneira recorrente. Limpando de modo recorrente você poderá economizar mais tempo quando for fazer uma limpeza mais profunda.

Claro que nem todo mundo tem tempo para fazer uma limpeza recorrente, mas se você puder fazer temos algumas dicas para você.

Para isso, você pode fazer uma vez na semana as seguintes coisas:

  • Peneirar a piscina (retirar as sujeiras sólidas presentes na superfície, como folhas e insetos);
  • Aspirar o fundo (retirar as sujeiras sólidas presentes no fundo, como poeiras e pedras);
  • Limpar o deck (retirar tudo o que está ao redor da piscina e pode acabar caindo na água, como folhas, insetos e objetos)

Caso você veja que a piscina ainda está limpa, pode não ter necessidade de fazer essa limpeza e então você pode pular uma semana. Porém, em casos de semana com chuva é essencial limpar para retirar os microorganismos que acabam alterando o pH da água.

Com esses passos simples você já irá garantir uma piscina limpa rapidamente e demorará mais para precisar limpar a mesma de modo profundo. Viu como não é tão difícil?

Como limpar piscina sem gastar muito dinheiro

Com tantos produtos você pode estar se perguntando se não sai muito caro comprar produtos para limpar a piscina. Bom, vamos te dar uma dica para limpar piscina sem gastar muito dinheiro.

Basicamente, você tem uma opção: comprar os produtos em lojas especializadas em produtos para piscina e em alta quantidade.

As lojas especializadas tendem a ter preços menores justamente porque compram direto do fornecedor, e a compra no atacado sempre recebe um maior desconto, o que acaba compensando bastante.

Ainda assim, você também pode economizar ao limpar a piscina utilizando apenas a quantidade necessária de produtos e nunca desperdiçando, já que muitas pessoas ainda acreditam que quanto mais produtos colocar, melhor.

Desta maneira você vai conseguir limpar piscina sem gastar muito dinheiro e fará os produtos renderem por um tempo ainda maior.

Melhores produtos para limpar piscina

Além de saber como limpar piscina, é importante que você entenda quais são os melhores produtos para limpar piscina em casa.

Lembre-se de sempre ler o manual de instruções dos produtos, já que os melhores produtos utilizados da maneira errada não farão efeito do mesmo jeito. Caso ainda reste dúvidas, pergunte ao piscineiro.

Por isso, confira essa lista de melhores produtos para limpar piscina.

  • Decantador: já citado anteriormente, o decantador é muito importante para aumentar o tamanho das partículas de sujeira e fazer com que tudo fique acumulado no fundo. Isso facilita muito o processo de aspiração;
  • Medidor de pH: o medidor de pH trata-se de um reagente que deve ser utilizado para medir o pH da água da piscina. É importante que o pH esteja correto para que a água esteja própria para uso, já que um pH desregulado pode dar problemas como alergia;
  • Peneira: a peneira também é muito importante porque sem ela é impossível retirar sujeiras sólidas presentes na superfície da água. Então, é interessante ter uma peneira boa com um cabo firme;
  • Bóia de cloro: a bóia é uma boa opção para manter a piscina limpa por mais tempo. Ela fica flutuando na água e higieniza a piscina durante a semana sem limpar. Quanto maior a bóia, mais cloro ela consegue armazenar e por mais tempo sua piscina ficará limpa.

Logo, esses são os produtos obrigatórios para limpar piscina que você deve sempre ter em casa para garantir uma água bem azul. Lembre-se de seguir as dicas anteriores para encontrar produtos baratos para piscina.

Como limpar piscina que está verde

Você já ficou muito tempo sem limpar a piscina e percebeu que a água estava verde? Basicamente, a água da piscina tende a ficar dessa cor por acumular algas e outros microorganismos que surgem em águas paradas.

Não parece uma coisa boa, não é mesmo? Por isso é importante saber como limpar a água de piscina que está verde antes de entrar.

Basicamente, seguindo o passo a passo anterior você conseguirá limpar facilmente a piscina verde sem fazer muito esforço, mas nem sempre isso é suficiente, e nestes casos é importante ter em mente que você pode precisar fazer a limpeza duas vezes.

Portanto, lembre-se sempre de fazer limpezas periódicas em sua piscina para não precisar se estressar com a água verde.

Dá para limpar a piscina trocando a água?

Muitas vezes a piscina fica tão chuva que o dono pode se questionar se a melhor opção não seria retirar toda a água da mesma e fazer a troca por uma nova.

Esse pensamento é extremamente comum, mas devemos deixar claro que você deve fazer de tudo para não precisar trocar a água da sua piscina, já que essa é uma medida extrema e muito trabalhosa.

Então, dá para limpar piscina trocando água? Sim, mas a troca só é recomendada quando a piscina está com danos como fissuras, por exemplo. Nestes casos, é necessário retirar a água para fazer manutenção física da piscina.

Já quando a água está muito suja, o passo a passo para limpar piscina que passamos acima já dá conta do recado e será capaz de deixar a água completamente cristalina.

É importante lembrar que a troca de água possui um custo muito alto, por isso tente fazer a limpeza antes e veja se você consegue salvar a água de sua piscina, já que em 99% dos casos isso é possível.

Viu como nem sempre tirar a água da piscina é uma boa ideia?

Quando limpar a piscina?

Por fim, agora que você já aprendeu como limpar a água da piscina do modo correto, você deve estar se perguntando “afinal, quando eu devo limpar a piscina?”. Bom, isso depende muito.

Caso o uso seja constante, é importante fazer a limpeza da piscina uma vez na semana para garantir que ela se manterá limpa; principalmente em casos de chuva.

Caso o uso não seja tão constante, limpar a piscina duas vezes ao mês pode ser o suficiente para mantê-la em condições utilizáveis. A realidade é que tudo irá depender das necessidades da sua piscina.

Por isso, se você estiver muito na dúvida e não conseguir entender quando a sua piscina precisa ser limpa, recomendamos que você contrate um piscineiro profissional.

Viu como limpar a piscina não é uma tarefa impossível? Com esse passo a passo você com certeza terá muito mais facilidade na hora de fazer a limpeza da sua piscina no dia a dia.

Coloque todas as dicas em prática para ver como você conseguirá limpar a piscina de modo rápido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro