Procuro por...

Como Limpar Piso de Madeira?

Um piso de madeira limpo e bem cuidado valoriza qualquer casa. Aprenda algumas dicas de como limpar piso de madeira e passe a deixar o da sua casa com cara de novo.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Saber como limpar piso de madeira é muito importante, pois há certos cuidados para que o piso esteja sempre bonito e conservado. A boa notícia é que existem diversos produtos especializados para a limpeza de piso de madeira e o melhor de tudo é que ainda deixam o ambiente com um cheirinho gostoso.

E quem não ama um piso de madeira, não é mesmo? Traz um toque de requinte inconfundível ao ambiente. Entretanto, o piso é o lugar onde a sujeira se acumula e, especialmente para os alérgicos, isso é um terror!
Além disso, acidentes acontecem, como cair bebidas, gordura, etc.

E o que fazer quando aparece aquele temido arranhão bem no meio do piso?

É importante lembrar que a maneira de limpar piso de madeira depende do material, ou seja, se é natural ou não.

Quer saber tudo sobre como deixar seu piso limpinho e com cara de novo?

Leia até o final!

Como limpar piso de madeira no dia-a-dia

A limpeza de piso de madeira no dia-a-dia deve ser feita com uma vassoura ou aspirador de pó. Lembrando que a vassoura deve ter cerdas macias e de pelo sintético, para evitar possíveis arranhões.

Como limpar piso de madeira natural

A maneira de limpar piso de maneira natural (ou seja, madeira maciça, taco, de demolição, etc.) é um pouco mais “flexível”, pois permite utilizar alguns tipos de produtos e água.

Após limpar o piso com vassoura, é interessante passar um pano umedecido com água (umedecido, não encharcado, OK?). Uma vez por semana, acrescente um pouco de detergente ou sabão.

Finalize com um pano seco, para evitar que sobre qualquer resquício de umidade, o que pode estragar o piso de madeira.

Como limpar piso de madeira laminado

Limpar piso de madeira laminado requer algumas técnicas e produtos diferentes.

Por exemplo: enquanto é possível encerar pisos de madeira natural, nunca, jamais, se deve encerar um piso de madeira laminado.

Em primeiro lugar, para a limpeza de piso laminado NÃO se usa água. Por isso, passe apenas uma vassoura de cerdas macias e finalize com um pano seco.

Se estiver muito sujo, pode até ser interessante umedecer (bem) levemente o pano com uma mistura de 5 litros de água para 50 ml de detergente neutro. Imediatamente após a limpeza com a mistura, seque com um pano seco, para evitar possíveis problemas.

Para evitar possíveis riscos, esfregue o piso sempre no sentido da madeira.

Não é necessário e nem se deve usar cera, pois mancha os pisos laminados e os carpetes de madeira. Para deixá-los brilhantes, finalize passando um pano macio e seco.

Como deixar o piso de madeira brilhando e com cara de novo

  • Assoalho de madeira: é possível encerar assoalho de madeira com uma pequena quantidade de cera. Siga as orientações do fabricante. Finalize com uma flanela macia;
  • Pisos de madeira naturais: Para esses casos, a cera é bem-vinda!;
  • Pisos laminados: Em vez da cera, utilize um abrilhantador de silicone à base de água e finalize com uma toalha limpa e seca.

Desinfetando o piso de madeira

No caso de assoalho de madeira, é interessante passar um desinfetante próprio para pisos de madeira. Não se esqueça de seguir as orientações do fabricante.

Em primeiro lugar, varra o assoalho e pane um pano levemente úmido. Em seguida, mergulhe o pano de chão na mistura de água + desinfetante e torça para eliminar o excesso.

Passe cuidadosamente no piso de madeira e seque com um pano de algodão.

Como remover manchas do piso de madeira

Como limpar piso de madeira manchado pode ser um terror, especialmente quando um simples detergente não é capaz de eliminar as manchas. Esfregar com a mão pode ser um truque interessante, mas, caso não surta efeito, veja algumas dicas:

  • Bebidas: O melhor é limpar a mancha no momento em que a bebida caiu. Se não for possível, remova a mancha usando um pano macio umedecido com uma mistura de 1 parte de água morna e 1 de álcool, esfregando delicadamente. Seque com um pano seco;
  • Gordura ou óleo: Aplique um produto desengordurante sobre o piso e, em seguida, esfregue delicadamente com uma esponja. Remova o excesso do produto com um pano macio;
  • Tinta de caneta: Esfregue a mancha de risco de caneta com um algodão embebido em álcool;
  • Esmalte de unhas: A própria acetona dá conta da mancha. Mas, cuidado! Não espalhe a acetona por todo o piso. Use a mesma técnica de remoção de esmalte da unha, ou seja, com o uso de um algodão embebido na acetona.

Como consertar pequenos riscos

Arrastou algum móvel e riscou o chão? Acontece, mas não precisa se preocupar. Se o risco for superficial, basta aplicar vaselina líquida sobre o risco, utilizando um pano.

Como NÃO limpar piso de madeira

O passo mais importante da limpeza do piso de madeira é ler o rótulo do produto:

Não use produtos abrasivos, pois podem danificar o piso. Evite produtos à base de cloro, pois podem manchar.

O excesso de produto de limpeza pode danificar as fibras do material. Por isso, mais uma vez é importante dizer: umedeça o pano, nunca, em hipótese alguma, encharque, pois mais que a mancha pareça agressiva.

Sobre palha de aço

Você sabia que aquela história de a palha de aço ser a melhor opção de como limpar piso de madeira é mito? Isso porque é um material que pode acabar danificando o piso.

Por isso, utilize apenas em último caso, quando você já tentou remover a mancha de todas as maneiras possíveis e imagináveis e não surtiu efeito.

Melhor dica de como conservar o piso de madeira

Você gosta de arrastar os móveis na hora da limpeza, ou ainda vive trocando de lugar? Cuidado, pois pode acabar riscando!

Para evitar que isso aconteça, coloque feltro (aquele material que normalmente é usado para artesanato) embaixo dos móveis. O feltro é um material macio e, por isso, não vai danificar quando você arrastar os móveis.

Você gostou de nossas dicas de como limpar piso de madeira? É claro que esse tipo de piso exige um pouco de conhecimento e cuidado, mas não é um bicho de sete cabeças.

O que você achou de nossas dicas?

Compartilhe com sua família e seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro