Procuro por...

Como Limpar Porta

Para se limpar uma porta da melhor maneira é bom que se use as melhores técnicas de limpeza. Neste artigo você saberá como limpar porta de vários tipos, vários materiais, para que ela fique sempre bem limpa, bonita e valorize as entradas e passagens da sua casa.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 7min
Lu Corazza
Lu Corazza
Especialista em limpeza e organização

Aprenda dicas de como limpar portas de todos os tipos

A limpeza das portas é essencial, já que elas são extremamente utilizadas e são a primeira coisa que alguém vê ao chegar no ambiente. Assim, saber como limpar porta facilmente pode ser de grande ajuda.

Apesar disso, muitas pessoas ainda pensam que não há como limpar a porta de casa, principalmente se ela for de madeira. E é exatamente por isso que esse artigo pode te ajudar.

A realidade é que você deve sim limpar as portas de sua casa para que elas fiquem conservadas e não se tornem encardidas com o tempo.

Então, neste artigo iremos te mostrar como fazer isso!

Como limpar porta encardida

As portas encardidas são um grande problema e estão presentes principalmente em locais mais antigos ou com grande número de passagem de pessoas, e é justamente por isso que saber como limpar porta encardida pode te ajudar.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que algumas portas encardidas podem não voltar às suas condições iniciais, mas com a dica que daremos aqui você com certeza poderá reduzir a sujeira.

Como limpar porta encardida - passo a passo

Materiais necessários:

  • Óleo de coco;
  • Bucha seca;
  • Flanela;
  • Detergente.

Modo de fazer:

  1. Derreta o óleo de coco e coloque-o na bucha seca;
  2. Passe o óleo de coco por toda a extensão da porta, principalmente as partes encardidas;
  3. Deixe o óleo de coco agindo por cerca de 15 minutos;
  4. Para retirar, utilize detergente com outra bucha;
  5. Para finalizar, passe uma flanela seca por toda a porta e retire o sabão.

Pronto! O óleo de coco irá ajudar a retirar a sujeira mais antiga, e o detergente irá finalizar também limpando a porta e retirando o óleo de coco.

Viu como é possível limpar porta encardida com óleo de coco?

Como limpar porta de diferentes materiais

Nem todas as portas são feitas de madeira, e é justamente por isso que saber como limpar portas de diferentes materiais pode te ajudar muito no dia a dia.

Então, confira agora como funciona a limpeza de porta de diferentes materiais.

Como limpar porta de ferro

O principal cuidado a se ter ao limpar portas de ferro é com a umidade que pode acabar criando ferrugem. Para que isso não aconteça, a porta de ferro deve ser limpa de maneira cuidadosa.

Assim, confira esse passo a passo para limpar porta de ferro:

Materiais necessários:

  • Bucha;
  • Flanela seca;
  • Detergente

Modo de fazer:

  • Passe a flanela seca por toda a porta para retirar poeiras antigas que podem acabar atrapalhando a limpeza;
  • Em seguida, passe a bucha com detergente por toda a porta para limpar bem. É importante que ela não esteja muito úmida e que você não esfregue a ponto de tirar a tinta que a porta pode ter;
  • Por fim, passe outra flanela para retirar o sabão e a umidade.

Pronto! É importante secar bem para garantir que a umidade não ficará na porta, mas todo o processo é super simples.

Como limpar porta de vidro

As portas de vidro são outro problema porque podem acabar ficando manchadas, e por isso é importante saber como fazer limpeza de porta de vidro sem deixá-la manchada.

Neste caso, basta utilizar um limpa vidros para retirar qualquer aspecto embaçado e sujeira. A dica aqui é secar bem a porta depois para garantir que não fiquem manchas por conta da umidade.

Bons produtos para limpar porta

Por fim, é também interessante saber quais são bons produtos para limpar porta que você pode ter em casa. Esses produtos podem facilitar sua vida e ajudar a fazer uma limpeza mais rápida.

  • Detergente: o detergente é o principal produto para limpezas e ele pode ser utilizado em basicamente qualquer tipo de porta, então é uma boa ideia tê-lo em casa;
  • Óleo: não apenas o óleo de coco, mas também o óleo de cozinha pode ser uma boa opção para limpar portas encardidas;
  • Limão: o limão pode funcionar muito bem na limpeza de portas com ferrugem, então é interessante tê-lo na hora de limpar;
  • Limpa vidros: como já dito, esse produto é excelente para limpar portas de vidro e pode ser considerado uma boa opção para uma limpeza rápida;
  • Verniz: o verniz não é um produto de limpeza, mas acaba por dar um aspecto mais novo para as portas de madeira. Por isso, se sua porta está muito antiga ele pode ser uma excelente opção;
  • Flanela: a flanela deve estar presente em qualquer limpeza para retirar poeiras e umidade. Por isso, ela é outro produto que não pode faltar na sua casa na hora de limpar a porta.

Logo, essas dicas são ótimas para você que quer saber como limpar porta passo a passo e ainda não entendia muito bem como fazer isso.

Coloque tudo em prática e você verá como essa limpeza é muito mais simples do que parece.

Mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro