Procuro por...

Como Limpar Sofá

Um sofá limpo é outra vida! Aprenda como limpar sofá e tirar o mau cheiro que pode estar impregnado após anos de uso. Afinal, ninguém merece um sofá fedido e com aparência de velho.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

O sofá é um local de grande permanência e com certeza trata-se de um dos móveis mais utilizados do caso, por isso saber como limpar sofá da maneira correta irá te ajudar a manter a casa sempre em ordem.

Porém, nem todo mundo entende como fazer a limpeza do sofá sem estragá-lo, o que é um grande risco.

Sendo assim, neste artigo iremos te mostrar como limpar sofá seja ele de tecido ou couro. Além disso, você verá quando deve fazer essa limpeza e como limpar o sofá à seco. Continue lendo!

Como limpar sofá de tecido

Os sofás de tecido podem ser um grande desafio na hora de limpar. Por serem mais porosos e, consequentemente, de maior aderência, eles acabam por absorver mais sujeira e ficam encardidos mais facilmente.

Assim, o primeiro ímpeto que a grande maioria das pessoas tem é levar o sofá para lavar em algum lugar ou chamar uma assistência, mas a boa notícia é que você irá aprender agora como limpar sofá de tecido em casa facilmente.

Por isso, anote esse passo a passo e você nunca mais precisará contratar ninguém para limpar seu sofá:

Materiais necessários:

  • Recipiente com 1 litro de água;
  • Flanela limpa (de preferência branca);
  • Vinagre branco (um copo).

Modo de fazer:

  • Coloque a água para aquecer até que ela fique morna. Retire do fogo e adicione 250ml (um copo) de vinagre branco;
  • Misture a solução até que ela fique homogênea e embeba a flanela na mistura;
  • Passe por todo o sofá, com maior força nos locais que estão mais sujos.

Pronto! Agora é só deixar secar e você verá o seu sofá muito mais limpo do que antes. É importante ressaltar também que o vinagre irá evaporar, por isso não há porque ter medo do seu sofá ficar com cheiro.

Viu como é simples o passo a passo para limpar sofá de tecido em casa?

Como limpar sofá de couro

Há quem pense que o sofá de couro é ainda mais difícil de se limpar, mas por ter pouca porosidade (ser liso), ele na verdade é muito mais simples de higienizar.

Assim, você deve aprender o passo a passo para limpar sofá de couro rapidamente em casa. Confira:

Materiais necessários:

  • Pano úmido;
  • Pano seco;
  • Detergente para carpete.

Modo de fazer:

  • Coloque um pouco de detergente para carpete (pode ser substituído por detergente para louças) no pano úmido e passe por todo o sofá;
  • Deixe agir por 5 minutos;
  • Passe o pano seco para retirar todo o sabão;
  • Deixe secar.

Viu como esse passo a passo é extremamente simples? Com ele você conseguirá limpar facilmente seu sofá de couro e, melhor ainda, não gastará praticamente nenhum produto.

Quando limpar o sofá?

Agora que você já sabe as melhores formas de limpar sofá em casa, você deve estar se perguntando quando é a hora de limpar o sofá, não é mesmo?

A realidade é que isso depende muito de pessoa para pessoa, mas na maioria das vezes você pode limpar seu sofá uma vez por mês para garantir que ele não fique encardido com o passar do tempo.

Porém, se o seu sofá já estiver encardido nem sempre toda a sujeira sairá (principalmente se for de tecido), e nesse caso vale a pena limpar uma vez na semana para tentar retirar as manchas mais facilmente.

Portanto, certifique-se de criar uma rotina para limpar o seu sofá sempre que for possível.

Como limpar sofá à seco

Não mora em uma casa tão arejada e pode acabar sendo difícil secar seu sofá com as técnicas anteriores? Sem problemas! Vamos te ensinar agora como limpar sofá à seco para esses casos.

A limpeza do sofá à seco é feita com produtos em pó, e ela é uma boa opção também para quem tem medo de manchar o sofá ao utilizar produtos molhados como o detergente, por exemplo.

Basicamente, existem duas maneiras de fazer isso: utilizando bicarbonato de sódio ou utilizando um limpador a seco.

Para limpar seu sofá à seco com bicarbonato de sódio, basta passar o ingrediente por todo o sofá, deixar agindo por 15 minutos e depois retirar todo o pó utilizando um aspirador. O bicarbonato irá absorver a sujeira e o aspirador é excelente para retirar tudo.

Caso você não queira uma solução caseira e prefira saber o melhor produto para limpar sofá à seco, você pode comprar um limpador multiuso à seco e seguir as recomendações presentes na embalagem.

Ambas as opções são muito interessantes, por isso você pode escolher qual mais se adequa às suas necessidades!

Viu como limpar um sofá em casa pode ser uma tarefa muito mais rápida do que se pensa?

Crie uma rotina de limpeza utilizando as dicas e técnicas que te passamos nesse artigo e você com certeza não ficará com mais nenhum sofá encardido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro