Procuro por...

Como Limpar Vidro

A limpeza do vidro, seja na janela, no box ou em qualquer outro lugar da casa é essencial. Aprenda como limpar vidro da melhor forma para que ele fique brilhando e evite riscos e manchas.
Atualizado em 16/04/2021
Leia em 5min
Jessica Cochete
Jessica Cochete
Especialista em limpeza e organização

Como limpar vidro é uma das principais etapas da faxina, isso porque esse é um material que, com certeza, está muito presente em nosso dia-a-dia. Por conta de seu uso rotineiro, é muito fácil acabar manchando.

Além disso, é muito complicado deixar janelas, box, espelhos e outros itens de vidro limpos por bastante tempo. Na verdade, a maioria não sabe como limpar vidros ou ainda quais materiais usar.

Desse modo, o que poderia ser um trabalho mais fácil do que parece fica ainda mais difícil e demorado. Sem contar o aspecto embaçado e “melecado”, que não é nada bonito.

É claro que há os tradicionais “limpa vidro”, porém, eles não são os mais indicados para desengordurar vidro de mesa. Ademais, o valor deles e o fato de acabar em poucos usos também não é motivador.

Descubra aqui as melhore dicas de como limpar vidro

Para ajudar-lhe na limpeza de vidros, separamos receitas caseiras e indicações dos melhores produtos, que são específicos para isso. Além disso, você também verá técnicas de limpeza.

Melhores produtos para limpeza de vidro

A limpeza de vidro começa, é claro, com a escolha de materiais. É claro que o limpa-vidro está entre eles, mas há outros produtos de limpeza muito bons, como detergente neutro e sabão de coco.

Ainda é possível fazer receitas caseiras, com ingredientes como bicarbonato de sódio, vinagre e álcool.

Como limpar vidro das janelas

O primeiro passo de como limpar vidro de janelas é limpar bem a estrutura, ou seja, trilhos, frestas, batente…

Em seguida, você pode utilizar um limpa-vidro ou uma solução caseira composta por 1 litro de água, 1 colher de sopa de álcool e 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco (ou detergente neutro). No caso da receita caseira, basta umedecer um pano e passar no vidro, secando logo em seguida com um pano seco.

Para economizar tempo, o rodo dupla-face é interessante, já que tem esponja de um lado e tecido de algodão do outro. Para os vidros de difícil acesso, é interessante acrescentar cabos extensores.

Também é interessante utilizar um limpador de vidro magnético dupla-face, que permite limpar os dois lados de uma janela ao mesmo tempo e é bem mais seguro para limpar vidros de uma janela de apartamento.
Como limpar vidro de carro

Como limpar vidro de carro não é só uma questão de estética, limpeza ou higiene. Acima de tudo, é uma questão de segurança. Isso porque manchas e sujeiras no para-brisa e nas janelas prejudica a visibilidade do motorista.

Há diversas soluções de limpa-vidro automotivo no mercado. Agora, se você quer uma receita caseira, aposte na mistura de água com gás e sabão neutro líquido.

Como limpar mesa de vidro e mantê-la limpa

A limpeza de vidro da mesa da cozinha é muito desafiadora, pois não é raro derrubar comida ou ainda espirrar gordura. E, é claro, a limpeza rotineira da mesa é bem diferente de uma que está bem engordurada.

Veja:

Limpeza diária de vidro da mesa

Se a mesa não estiver engordurada, o processo é bem mais fácil. Basta que você tenha um pano de algodão e um pouco de álcool.

Passe o pano delicadamente sobre o vidro com movimentos horizontais e, em seguida, verticais.

Como limpar vidros da mesa de jantar engordurado

Para uma limpeza mais agressiva, você vai precisar de limão e de uma mistura com água e vinagre.

Em primeiro lugar, umedeça uma folha de papel toalha com sumo de limão e passe sobre a mesa.

Em seguida, misture partes iguais de água e de vinagre em um borrifador. Borrife a mistura sobre o vidro e, por fim, seque com um pano seco.

Limpeza de vidro do box do banheiro

Como limpar vidro do box do banheiro também pode ser problemático, pois, durante o banho, deixamos cair um pouco de condicionador, sabonete, etc. Aliás, até mesmo a gordura corporal acaba manchando o vidro.

Para limpar vidro do box com sujeira mais leve, a mistura de água com sabão neutro dá contas. Agora, se a mancha não sumir, borrife a solução de água e vinagre no vidro e esfregue delicadamente com uma esponja. Seque em seguida com um pano seco e macio.

Como limpar vidro de espelho

É claro que não podia faltar uma dica de como limpar vidro de espelho! Afinal de contas, é onde nos arrumamos para sair, tiramos aquela selfie, etc.

Também é um lugar que sofre muito, especialmente quando a mulherada se maquia: o pó translúcido voa e gruda no espelho, sempre espirra base. E, é claro, também é um lugar que naturalmente acumula poeira e fica com marcas de mão.

Para limpar vidro de espelho, em primeiro lugar, é preciso retirar a poeira com um pano limpo ou um espanador.

Em um borrifador, faça uma mistura de partes iguais de álcool, vinagre branco e umas gotinhas de sabão neutro.

Borrife a mistura em um tecido macio e limpo e, em seguida, aplique no espelho. Limpe o excesso de produto com um papel toalha.

Cuidados antes, durante e depois de limpar vidro

Como limpar vidro é uma tarefa muito simples, mas exige alguns cuidados especiais, veja:

  • Não utilize produtos abrasivos ou que tenham substâncias corrosivas em sua composição, pois podem danificar a superfície;
  • As esponjas devem ser macias, para não riscar a superfície;
  • O pano deve ser macio, como algodão, flanela ou malha;
  • Ao fazer a limpeza de vidro de um lugar alto, utilize uma escada firme. Não se arrisque!
  • Para proteger-se ao limpar vidros, utilize luvas e máscaras;
  • Para evitar marcas da limpeza de vidro, divida o trabalho em pequenas partes;
  • Após a limpeza, seque o vidro com um pano limpo e seco;
  • Há controvérsias sobre o uso do jornal, pois a tinta da impressão pode causar manchas. Substitua por papel toalha.
  • Uma dica importante de como limpar vidro é que não se deve fazer a limpeza quando o sol está a pino, pois isso faz com que o produto evapore e acabe provocando manchas. Prefira, então, limpar vidros no fim da tarde ou em dias nublados.

O que você achou de nossas dicas?

Compartilhe com sua família e seus amigos pois dica boa é sempre bom receber de graça, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somosContato
Site seguro